Apoio a candidatura de Mário Ruivo

Apoio a candidatura de Mário Ruivo, acompanhando centenas de outros camaradas, militantes do Partido Socialista do Distrito de Coimbra, pelas seguintes razões:

Em primeiro lugar, por razões pessoais.

Mário Ruivo é um “homem bom”. Sereno, simpático, dialogante e disponível. Não busca o protagonismo fácil, nem parece deixar-se encadear pelos holofotes ou deslumbrar-se com a “passadeira vermelha”.
Por outro lado, Ruivo representa uma nova geração na liderança do PS. A renovação dos quadros e das figuras de referência no Distrito de Coimbra é uma necessidade premente.

Em segundo lugar, por razões do seu comportamento político e da sua posição ideológica.
Mário Ruivo é o cabeça de lista de um grupo. Em primeiro lugar está o grupo!
Uma colectividade alargada que engloba o amor a Coimbra e a dedicação e respeito por toda a família socialista e os simpatizantes do nosso Partido.
A equipa dirigente saberá decidir em conjunto, saberá delegar responsabilidades, saberá acatar a vontade das concelhias e das secções. Promoverá a autonomia, a irreverência e o espírito crítico de todos os departamentos e de todo e cada um dos militantes do PS do distrito de Coimbra.
O PS não pode ser um Partido de personalidades. De “Duques” e “Barões”. Não há militantes de primeira, nem de segunda. Não há “os bons” e “os maus”. Os “sérios e corajosos” e os que o não são... Basta desse discurso maniqueísta que em nada serve o nosso partido!
Todos somos poucos para ganhar os desafios de uma esquerda do Século XXI. De uma esquerda que queira reforçar o Estado Social. Um Partido que promova um Distrito dinâmico e competitivo. Um Distrito de pessoas mais preparadas, mais ambiciosas e mais solidárias.

Mário Ruivo é líder. Com uma longa militância activa, ele conhece muito bem o Partido e o Distrito. Conhece e é conhecido! Apenas se lhe pode apontar a educação, a afabilidade e o respeito com que trata todos: seja novo, seja idoso; seja rico, seja pobre.
Acrescente-se que Mário Ruivo optou por uma vida política, assumindo os encargos e os ónus que tal acarreta. Dedica-se, trabalha, motiva a equipa, promove o debate, não desaparece. Vai à luta mesmo quando o “calculismo interesseiro” o aconselharia a nada fazer.

Mário Ruivo e a sua equipa – jovem, dinâmica, com um pensamento de esquerda, de espírito republicano e de coração socialista – irão promover um PS renovado. Em que todos terão lugar. Em que ninguém será excluído. Porque, repito:

Todos somos poucos para ganhar os desafios de uma esquerda do Século XXI!

André Gonçalo Dias Pereira
Secretário-coordenador da Secção da Sé Nova – Coimbra

Comentários

andrepereira disse…
Mário Ruivo foi um dos fundadores deste blogue. Também por isso julgo adequado utilizar este espaço para expressar as minhas opiniões relativas à vida interna do PS.
Para os mais desatentos... antes de atacarem o Carlos Esperança, lembrem-se que ele não é militante do PS!
Eu, André Pereira, é que sou, e com muito orgulho desde há mais de 18 anos (incluindo o tempo da JS).
chuva miudinha disse…
Então e quê ?

Apagaram-se os comentários ?

Posso ter de volta o meu ?
chuva miudinha disse…
Não foi o Carlos Esperança, por quem temos aqui admiração e estima que apagou os comentários.

Não é a sua metodologia nem o seu amâgo.

Não se importa André de os repôr mesmo que utilizados para fins políticos.

Você, embora só aparecendo, nestas épocas, e para fins políticos, mantenha os usos e costumes - são conhecidos e respeitados na sua profissão, não ?
Anónimo disse…
Eu apoio políticamente o Mário Ruivo.
O jantar recente onde se reuniram mais de 400 pessoas, provou que em Coimbra há um ps que não se cala,e que não admite o cinzentismo e o carreirismo.
A federação de Coimbra tem uma história que nos orgulha,e que não merece ser desvirtuada.
O episódio do requerimento sobre a Segurança Social é apenas um exemplo, o Ps instrumentalizado para fins pessoais.
Só não percebo alguma malta nova, enquanto muitos antigos apoiam o Mário, aqueles ficam presos a tacticismos quando toda a gente já percebeu o descontentamento geral.Um facto parece claro Baptista muito dificilmente ganhará o PS de COimbra.
Ao Mário só desejo a maior das sortes.
Anónimo disse…
Há blogs de trazer por casa onde a prática de apagar comentários é frequente, só lá falta o chuva miudinha para pôr ordem.
È que quando a coisa nos toca já somos muito pluralistas.
o que tu queres sei eu.
ana disse…
chuva miudinha

será que o seu comentário sobre Mário Ruivo não caiu no post anterior? É que vi lá um seu comentário desfasado do contexto.
Anónimo disse…
Qualquer partido, não pode ter escumalha, na sua liderança...isso tem acontecido no PS-Coimbra, daí o descrédito.

Na situação actual, qualquer mudança é boa...
chuva miudinha disse…
Obrigado Ana

È verdade. Por falta minha, provavelmente, caíu no anterior.

Por isso as minhas desculpas e peço ao administrador o favor de apagar os comentários reivindicativos.
Anónimo disse…
chuva miudinha:

A seu pedido, vou apagar-lhe o comentário que, por lapso, colocou no post anterior.
Anónimo disse…
E será que é Socialista e faz que é como os senhores que estão no governo??????
chuva miudinha disse…
"Por isso as minhas desculpas e peço ao administrador o favor de apagar os comentários reivindicativos".

Sáb Fev 02, 08:40:00 PM

Meu Caro Esperança:

Apagar comentários reivindicativos (plural) são os que estão acima - em que reivindico - já que não tinha razão e peço desculpa - de estar a clamar pelo comentário perdido.

Eu próprio, num bom dia de política, teria dificuldade em ser tão criativo e apagar o post no tema ao lado deixando os outros.

De facto o meu amigo é também muito criativo - mais do que eu julgaria.
Anónimo disse…
Claro que é necessário dar ao PS de Coimbra a estrutura ética e ideológica e comportamental que ele perdeu há demasiados anos.
Quanto me dói, e não sou PS, ler textos de socialistas ressabiados, mal formados, sem nível, em jornais de Coimbra!E ver com que falta de qualidade se têm ocupado cargos de relevo na estrutura distrital! Quem se revê, hoje, nesses líderes e pretensos fazedores de opinião?
Os últimos anos do autista M.Machado na Câmara foram penosíssimos e ninguém conseguiu fazer valer o bom senso de o convencer de que o que tinha semeado não poderia dar fruto sadio, pq já então tudo estava minado pela sede de poder de uns quantos. E desde aí não se viu nenhuma aprendizagem.
Será agora?
Anónimo disse…
chuva miudinha:

Apaguei, a seu pedido, um comentário. Pelos vistos não era esse. Peço desculpa mas não me peça mais para apagar o que quer que seja que escreva aqui.

Tanto quanto julgo os leitores podem apagar os seus comentários.

Já tenho visto »apagado pelo autor».

A luta interna do PS, legítima, é-me completamente alheia.
andrepereira disse…
Apenas para que seja público: O Carlos Esperança é o Administrador do blogue. Só ele pode apagar comentários. E, como sabem, apenas o faz em último recurso.
Quanto à minha participação neste blogue, sendo de baixa intensidade, tem uma regularidade que não se prende com os momentos eleitorais internos no PS.

O que importa aqui é discutir novos rostos e novas metodologias para que o PS Coimbra seja a referência de uma esquerda renovada ao serviço do desenvolvimento económico, social e cultural do distrito.
André Pereira
Anónimo disse…
Mário, conta com a nossa secção.
Daqui levas 99%.
Mais não podemos fazer!

Mas atenção os votos não são para ti. Os votos são para a RENOVAÇÂO DO NOSSO PS.

Pronto, conta connosco- Agoar é acelerar e percorrer o distrito. TODO.
Vais ter BOAS SUPRESAS.
Força amigo.
Anónimo disse…
Seria honesto o MR dizer que se arrependera de apoiar o VB e que por isso se dispunha a vir agora disputar-lhe o poder.

Já me parece um verdadeiro mimetismo, relativamente ao "baptistismo", que dos seus apoiantes saia o alardear de uma alternativa radical aos "anos de chumbo", com economia da divulgação do motivo pelo qual aceitam ser liderados por um "arrependido", que se acomodou confortavelmente ao tipo de PS que tem predominado em Coimbra.

Expliquem-se ou retratem-se.
Anónimo disse…
Meu caro anónimo, se o MR é arrependido por ter apoiado o VB nas últimas e nunca nas anteriores que dizer do LM que sp esteve com o poder quando estava em Bruxelas. E que dizer dele quando a Teresa foi candidata? o MR estava com Teresa...e Se ele não faz oposição que dizer do LM que durante todo este tempo esteve calado e nem a Com Politica onde seus apoiantes foram mal tratados pelo VB na imprensa ele foi? Não se sintam deserdados...todos somos precisos.Importante é saber se querem o VB ou não. o resto é apurar quem tem melhores condições e não quem é nosso amigo ou sobre quem exercemos influencia.
Anónimo disse…
Quanto a André Pereira apoiar MR, é da vida..., ou melhor, é do "ar dos tempos". Previsível!!!
Nestas eventuais negociatas escuras em que estarão envolvidos dirigentes locais do PS que se aproveitaram da Sede para tratar de um caso pessoal, no descrédito progressivo do PS, que disse MR? Que fez MR? Tratou da vidinha...
Mas estão convencidos de que a população de Coimbra anda distraida?
Anónimo disse…
Andam é à rasca... (Os VB's)
Eles vão ver o que lhes vai acontecer aí nalgumas concelhias, onde pensam que é tudo favas contadas...
Anónimo disse…
Anónimo das 10 e 23:

O Anónimo das 10 e 45 não conseguiu responder a nada do que eu disse.

Imitando o candidato que apoia atirou umas vagas pedradas ao LM, em vez de responder às questões levantadas.

Sem afirmar, o que seria demasiado para uma mentira descarada, deixou a dúvida sobre se o LM apoiou a Teresa. Apoiou. Eu próprio estive com ele no jantar de apoio público à TP.

Mas isso nem vem ao caso. O que vem ao caso é que nenhum dos apoiantes do MR conseguiu dizer mais do que banalidades que podiam servir para apoiar qualquer candidato. É pouco para uma fé tão profunda na chegada inesperada de um novo Messias.

Uma coisa não conseguem: explicar por que razão havemos de acreditar na sinceridade, na firmeza e na coragem, de quem esteve de agachado perante o poder na Federação durante quatro anos, e nem é capaz de tornar claro, por que se enganou tanto tempo e por que razão se arrependeu do caminho antes seguido.

Sem uma resposta clara a estas questões o debate político está inquinado pela dissimulação de uma das três partes.
Anónimo disse…
Livrem-se, sobretudo, de gente sem qualidade, chame-se Baptista, Siva ou Vilar...
E não se distraiam com o secundário.
Anónimo disse…
Olá muito boa tarde.
Antes de qualquer outro assunto gostaria de registar que não é possível não subscrever as palavras do Elísio Estanque. O problema é que o candidato Mário Ruivo não personifica nada do que aqui ficou escrito por si.
Efectivamente Ruivo é o exemplo de alguém que viveu toda a vida sob a alçada dos lugares políticos de maior ou menor responsabilidade, de tal forma que não se pode dizer que saiba o que é, tal como a esmagadopra maioria dos portugueses, trabalhar, ter uma profissão, ser útil à sociedade e ser reconhecido por ela por deter um qualquer saber.
Ruivo, pelo contrário, sempre me pareceu um militante que mediu sempre todas as suas palavras de modo a não pôr em causa a sua continuidade nas referidas nomeações.
Teresa Portugal e outros, se tiverem memória, sabe-lo-ão reconhecer. Não me esqueço do que disse Teresa Alegre de Ruivo em 2003.
Também não me esqueço que Ruivo mediu todos os gestos políticos de oposição que tomou (foram 2 únicos). A sua candidatura à concelhia visava ganhar espaço, mas até foi vista como candidatura simpática ao ponto de na CPC respectiva se ter apagado a ela própria mal se começaram a discutir autárquicas.
Não me lembro de ter ouvido Ruivo a contestar os métodos pouco democráticos de Baptista aquando das famosas avocações. Penso mesmo que terá votado favoravelmente a elas, mesmo na CPC de Luis Vilar não o ouvi ser contestatário.
E nas últimas guerras dostritaos, onde esteve senhor Ruivo? Tacticamente esteve calado.
Por fim, também Ruivo está a ser usado pelo Movimento Civico de Manuel Alegre. Estranho não? Mas é assim. Mesmo sabendo que Ruivo tentou até ao fim com que Teresa Alegre não fosse candidata em 2003, procurando já na altura ser ele o protagonista, para não ferir os apoiantes de Baptista acabou por desapareceu no ar.
Agradeço a publicação desta minha opinião, mesmo que desvaforável a Ruivo. Veremos se são verdadeiramente democratas.

Militante de Coimbra, Miguel Neves
Anónimo disse…
AO COMENTADOR DAS Qua Fev 06, 10:45:00 AM:

FALA DO QUE NÃO CONHECE. PARA QUE CONSTE E EM NOME DA VERDADE LUIS MARINHO APOIOU INCONDICIONALMENTE TERSA PORTUGAL, COISA QUE ELA NÃO FEZ, QUANDO ELE FOI CANDIDATO. JÁ AGORA ELE FOI CANDIDATO, TAMBÉM A PEDIDO DE TERESA PORTUGAL.
TAMBÉM PARA QUE A VERDADE SEJA REPOSTA, AMIGO, TERESA PORTUGAL DISSE DE MÁRIO RUIVO EM 2003 O QUE PROVAVELMENTE RUIVO APESAR DE TUDO NÃO DISSE DELA.
AINDA PARA REPOR A VERDADE, TERESA PORTUGAL CLASSIFICOU RUIVO, NA ALTURA, DE VENDIDO E DEPENDENTE. É QUE RUIVO TENTOU ATÉ À ULTIMA HORA FAZER COM QUE TERESA PORTUGAL NÃO FOSSE EM 2003 A JOGO POIS QUERIA IR LÁ ELE, INVOCANDO QUE A "MALTA" DA FIGUEIRA COM ELA NÃO IA MAS COM O RUIVO IRIA OPOR-SE A BAPTIATA.
A HISTÓRIA DEPOIS DITOU QUE A FIGUEIRA ACABOU POR IR À BOLEIA DE TERESA PARA SE VENDER A BAPTISTA NO PRIMEIRO MÊS DE GESTÃO BAPTISTA NO PS.
AINDA O INFORMO QUE RUIVO NEM NOME DEU PARA IR NAS LISTAS DA TERESA. DEPOIS DE ELA NÃO CEDER ELE DESAPARECEU COMO SE FOSSE POEIRA.
É LIXADO TER MEMÓRIA!
FINALMENTE LUIS MARINHO SEMPRE ESTIVE COM O PODER (lei-ase Fausto Correia como Ruivo, Baptista, Vilar e todos as restantes personalidade da distrital) DEIXANDO DE ESTAR QUANDO A IMAGEM E A VERGONHA NA CARA PASSARAM A IMPOR OUTRO TIPO DE ATITUDE.
LEMBRO, POR FIM, QUE A IMAGEM DO PS. AGASTADA, POBRE, SEM CHAMA, SE ARRASTA DESDE 2003 E NUNCA VI RUIVO ABRIR A BOCA NOS ÓRGÃOS PARA OS QUAIS FOI ELEITO PARA AÍ DIZER DE SUA JUSTIÇA. ANTES PELO INVERSO. APOIOU E VOTOU POSITIVAMENTE TODAS AS METODOLOGIAS DE BAPTISTA NAS ULTIMAS AUTARQUICAS. ONDE ESTAVA RUIVO QUANDO UM CONJUNTO DE MILITANTES PRECISARAM DE SI PARA ESTAR AO SEU LADO LUTANDO CONTRA TAIS COMPORTAMENTOS? VOLTOU A DESAPARECER QUE NEM FUMAÇA.
E O QUE DIZER DE MUITOS MILITANTES DO MOVIMENTO DO ALEGRE ESTAREM COM RUIVO? ESTRATÉGIA. PRECISAM DE IR DE NOVO À BOLEIA PARA NÃO DESAPARECEREM SÓ ASSIM SE COMPREENDE POIS TERESA PORTUGAL E ROSA PITA DISSERAM DE RUIVO O QUE O DIABO NUNCA DISSE DA CRUZ.
DISSE.

Luis
militante de Eiras
Anónimo disse…
PARA CLARIFICAR A MINHA INTERVENÇÃO ANTERIOR:

1. TERESA ALEGRE APOIOU E PEDIU A LUIS MARINHO QUE SE CANDIDATASSE EM 2005;
2. TERESA PORTUGAL DECIDIU ECLIPSAR-SE NAS ELÇEIÇÕES DESTE ANO DE 2008, PARA NÃO PREJUDICAR A ESTRATÉGA DO MOVIMENTO CIVICO DO SEU IRMÃO, ALEGRE, QUE DURANTE O ANO TODO NÃO FOI CAPAZ DE GANHAR VIDA E ESPAÇO NA SOCIEDADE E POR ISSO PRECISA DE SE MANTER À TONA COM ESTAS JOGADAS.
MAS A MANTER-SE ESTE COMPORTAMENTO TERESA MOSTRA QUE É IGUAL A QUEM ANDOU A CONTESTAR ANOS A FIO. É QUE EU TENHO MEMÓRIA E PENSAVA QUE ELA TAMBÉM TIVESSE: ELA SABE O QUE DISSE DE MÁRIO RUIVO EM 2003 E EM 2005.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides