Islão - Religião de paz (2)
Na Índia têm acontecido, desde Maio, incidentes violentos graves (Jaipur, Ahmedabad, etc) com centenas de mortes...
Há um mês, em Assam (noroeste da Índia) morreram 60 pessoas em actos violentos.Pouca relevância foi dada a estes actos. A crise financeira embotou o Mundo.Os ataques em Bombaim apresentam algumas características novas, em termos de potencial de armamento e de selecção de "alvos".
Esta dramática situação tem sido atribuída a grupos islâmicos com base no Paquistão e eventuais ligações à AlQaeda...
Todavia, há, também, aqui novos dados, novos parâmetros.Nas últimas semanas a polícia indiana capturou a primeira célula terrorista hindu, constituída por 10 elementos que se encontram detidos. Entre eles um militar e um sacerdote hindu.
Num País economicamente numa fase emergente, estes novos dados são, ou não, preocupantes?Esta nova situação corresponde a uma modificação do paradigma de terror?
Onde se entronca esta aliança entre o hinduísmo (religião contemplativa e pacífica) e o islamismo fundamentalista?
Haverá aqui só factores religiosos ligados ao fanatismo ou estará em incubação outras "razões"?Entram, ou não, em cena componentes sociais, em fase crítica, capazes de gerar actos da maior violência.
A pobreza e a fome não têm nada a ver com esta tragédia?
É que a Índia sendo um País com uma forte economia emergente, os esquemas e processos de redistribuição da riqueza são muito rudimentares.
Comentários