Esta direita sem vergonha e sem memória

Para quem tem memória curta e acusa o actual Governo – talvez com razão, mas com falta de pudor –, de colocar correligionários na direcção dos Centros de Segurança Social, deixo aqui um texto que publiquei no «Expresso» na secção de “Cartas”:

A radical limpeza étnica levada a cabo por Bagão Félix, ao abrir de uma assentada 18 vagas de directores distritais da Segurança Social e igual número de directores-adjuntos, para gáudio de outros tantos cidadãos ansiosos de provarem a sua “identificação com a missão”, pode causar suspeitas de compadrio partidário.

O método faxista (através de fax) de exonerar de forma expedita e em simultâneo todos os dirigentes pode criar a ideia de irreflexão, sem ter em conta a avaliação do mérito individual dos atingidos, ou a suposição de ter agido por vingança para com os protagonistas de um ministério emblemático da gestão socialista.

Com  tantos fiéis à espera dos lugares, a demissão de trinta e seis dirigentes pelo piedoso ministro corre o risco de ser considerada um acto de proselitismo de um cruzado, promovendo um auto de fé em que imolou todos os suspeitos de serem  infiéis.

Com a reputação de independente, o ministro que o Dr. Portas colocou na Segurança Social pode ter ultrapassado em sectarismo alguns homólogos com antecedentes radicais.
Para um cidadão que tão denodadamente se tem batido contra a despenalização do aborto, corre o risco de ter praticado um, de natureza política, como ministro. E o remorso, bem ao jeito da tradição judaico-cristã, pode vir a amargurá-lo no futuro.

De qualquer modo o ministro não parece ter tomado uma decisão a condizer com o nome (feliz – Do lat. felix).

Publicada em 5 de Outubro de 2002 (Expresso)

Comentários

Felis spp são gatos

e gatus têm 9 vidas
Ao meu amigo Carlos Esperança,aqui vai o meu aplauso por êste seu tão justo artigo.Eu só tenho pena de não ter a capacidade de escrever como êle.
Anónimo disse…
eu lembro bem como sempre actuaram estes senhores...

e como são peritos a agitar fantasmas quando lhes convem abarbatar mais um lugarzinho de comando nos centros decisão ou empresas publicas...

abraço
Caro Amigo:

Nem imagina como lhe invejo a coragem e a coerência!

Um abraço.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides