Brasil: FHC, Lula, Dilma, Temer e …?

O Brasil está em pleno rebuliço. Depois da destituição de Dilma a nova presidência encabeçada por Temer começou a preparar as próximas eleições presidenciais.
Pelo meio o PSDB despachou Eduardo Cunha um peão do tipo Kleenex (de usar e deitar fora) para promover o impeachment de Dilma que não logrou prever a armadilha para onde foi empurrado.
Agora, vão começar a ser despachados, um a um, os eventuais adversários. E dos possíveis candidatos, Lula da Silva, transitou de suposto indiciado para o ‘general’ da corrupção na Petrobrás e o PT transformou-se no alvo principal da ‘operação Lava-Jacto’. link
Todo este conturbado trânsito judicial começa a esclarecer em que estado está a política brasileira e como o Estado pode estar a ser capturado por uma ‘deriva justicialista’. Se ninguém puser cobro a esta deriva as próximas vítimas serão os autores e actores do impeachment, com Michael Temer à cabeça. O caminho que se está a ensaiar não andará longe dos contornos de um ‘neo-peronismo’ serôdio. A tessitura ideológica é bem conhecida mas interessa neste momento perceber qual o percurso.
Tal como na Argentina dos tempos de Perón quando se promoveu a defesa do ‘justicialismo’ estamos perante um modo de abordagem política simultaneamente providencialista e populista.
Na década de 40 o peronismo nunca conseguiu alijar – ou disfarçar - as suas simpatias com os movimentos fascistas europeus.
Hoje, a ‘rectificação brasileira’ também não consegue iludir a conivência com as doutrinas neoliberais, mas poderá também ser a ‘versão canarinha’ de uma paulatina guinada europeia e americana para os resvaladiços terrenos da extrema-direita.
Uma coisa é certa. Temer não tem estatura política para encarnar a personagem de ‘redentor’ e, deste modo, usurpar a presidência da República Federal em moldes peronistas ou neoperonistas. Portanto, no meio da confusão reinante, existem mãos e interesses escondidos. Falta descortinar ‘quem’ porque ‘o quando’ já iniciou a sua demolidora marcha.
Não andaremos muito longe da realidade se apostarmos num período de domínio político que poderá gravitar à volta de um ‘radicalismo evangélico’ cujo protagonista – ainda embuçado - sairá dessas fileiras e será imposto através do ‘império mediático’ que as igrejas pentecostais (e neopentecostais) controlam no Brasil. Poderemos estar na antecâmara da instauração, em Terras de Santa Cruz, de uma 'República Evangélica'...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides