Europeísta sofre...

Enquanto muitos, por boas ou péssimas razões, apostam na implosão da UE, certamente com imensas probabilidades de terem uma efémera alegria, há boas razões para temer a tempestade perfeita que se aproxima.

Os nacionalismos fervilham, os empregos escasseiam, a xenofobia medra, as diferenças sociais acentuam-se, o crescimento económico estagnou e a crise bancária acompanha a dos valores morais que são a matriz da civilização europeia (com interrupções cíclicas).

A autoexclusão do Reino Unido da União Europeia é o exemplo para a debandada de vários países que não têm as tradições democráticas dos ingleses. A eleição de Trump é a panela de pressão que rompe o civismo a que os políticos europeus se obrigavam.

As ambições territoriais e a desregulação dos equilíbrios que, diga-se, não foram felizes nem justos, são o fermento de uma época de incerteza e de violência sem antídoto.

Há países fragilizados a fecharem-se nas suas fronteiras, outros a ameaçarem dividir-se e, alguns, apostados, como no passado, a reconstituir impérios ou califados, enquanto a multidão de desesperados procura a Europa, com terroristas infiltrados.

A estadista que resta é a Senhora Merkel cada vez mais ameaçada pela extrema direita, que ressuscita; a comissão Europeia não teve, depois de Jacques Delors, um sucessor à altura das funções; a moeda única, agora ameaçada, é o que resta do sonho europeu. Os países vão sucessivamente deslizando para extremismos numa febre de mudança sem se interrogarem quanto ao rumo.

Estamos à mercê da chantagem, do medo e da irresponsabilidade dos que foram eleitos pelo único método que defendo.

Não sou um europeísta desencantado, sou um europeu cético quanto ao futuro da Humanidade.

Comentários

Oh homem,europeísta descrente: então não se lembra de a Europa estar dominada pela extrema-direita,nomeadsmente Alemanha,Áustria,Polónia,Checoslováquia,Jugoslávia,Roménia, Bulgaria,Albânia, Itália, Grécia, França,Belgica,Luxemburgo,Holanda,Dinamarca,Noruega,Espanha Portugal! E o que aconteceu a seguir estuda-se em História!
E o senhor já desanima ? Arre mundo !!!
MPB:
Desanimo, de facto. E recordei a História: «...e a crise bancária acompanha a dos valores morais que são a matriz da civilização europeia (com interrupções cíclicas).»

É mais uma dessas interrupções que pressinto.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides