Convicções e política

Quem não admite o contraditório não merece que respeitem as suas ideias, e quem não defende as suas convicções arrisca-se a que as ignorem e lhes vedem o espaço.

Uma sociedade de verdades únicas é uma comunidade pobre nas ideias, nas instituições e nas relações interpessoais. Não há verdades únicas ou imutáveis. A mudança é a base do progresso, e a cultura cívica deve adaptar-se à convivência com a diferença.

Numa sociedade madura não pode haver inimigos, apenas adversários. As divergências são saudáveis e não há sínteses sem que à tese seja contraposta a antítese, num processo dialético que serve igualmente todas as ciências: formais, empíricas e sociais. Só existe democracia com partidos políticos concorrentes, ideias divergentes e disputa vigorosa.

Em Portugal, durante 48 anos de fascismo, o totalitarismo moldou o pensamento e criou aversão à discussão e medo à divergência. Os partidos políticos, em graus diferentes, não primam pela discussão de modelos de sociedade e, muito menos, pela formação dos seus militantes para a cidadania, com preparação cívica, intelectual e ética.
A falta de produção ideológica provoca o clubismo, que substitui as propostas políticas por notícias falsas, assassínios de carácter e intrigas. A generalização da desconfiança a todos os políticos e partidos é a torpe herança fascista que persiste na democracia.

Os princípios por que me rejo não me impedem, com risco de errar, de os defender com vigor e afrontar os que se lhe opõem. Tenho, aliás, menos armas do que os adversários.

Os órgãos de comunicação social abdicaram das notícias, veiculam opiniões. O espetro de comentadores, em horários nobres e momentos mais importantes, raramente abrange os partidos à esquerda do PS e, neste, a sua ala mais convictamente social-democrata.

É também, pelo domínio excessivo da direita, que a combato, na certeza de que nunca beneficiei ou virei a beneficiar das ideias que defendo. Pelo contrário.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides