Li no excelente blogue De Rerum Natura , num post de Carlos Fiolhais , o seguinte: «De facto, o candidato a rei é autor de um opúsculo laudatório do Beato Nuno, onde se pode ler esta pérola: “Q uando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (“D. Nuno de Santa Maria - O Santo” , ACD Editores, 2005).»
Fiquei maravilhado com o que li e, sobretudo, por saber que o Sr. Duarte Pio escreve.
O Sr. Duarte Pio, suíço alemão, da família Bourbon, imigrante nacionalizado português pela conivência de Salazar e pelo cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, podia emprestar a imagem às revistas do coração mas precaver-se contra a ideia de publicar opúsculos.
Claro que não é necessário saber falar para escrever e, muito menos, ...
Comentários
Não há dúvidas, o descontentamento é tal que vai apanhar forte...
É desse apoio que fala, Sr Mário Ruivo?
Continua V. Exc.ª muito preocupado com Góis....
Ou será que apenas tem como objecivo criar mais confusão...
Será que é o partido que o preocupa, ou é apenas a necessidade constante de agradar ao seu "chefe"???
Há que ter bom senso, e olhar para dentro primeiro antes de falar de assuntos que não lhe dizem respeito.
Já agora só mais uma pergunta...
Não deverá estar V. Exc.ª preocupado em contribuir para o desenvolvimento do seu Distrito e do País ao invés de no seu horário de trabalho estar constantemente a meter-se onde não é chamado???????
Abril para Góis
Acredito que ele é um homem de coragem.
Bate com a porta, Cabeças!
Vamos lá elevá-lo!
Neste blog só vale mesmo o carlos esperança, um tipo com trato e elevação, de resto é so broncos!
Carlos Esperança temos que dar um novo abanão nisto.
ccidade
Vamos lá discutir politica e deixar a politiquice de lado.
ccidade
Por último, quanto a isso dos broncos (anónimo das 11.49 pm) estamos à espera do seu contributo para elevar o debate e a troca de ideias....
Enquanto o Dr. M. Ruivo discutiu Góis e manifestou opiniões sobre Góis o debate não foi colocado em causa. Vou lembrar-lhe o que desiquilibrou o debate:
"marioruivo said...
Acredito que o vou encontrar num lugar público ou numa instituição. E era tão fácil defenderem os vossos pontos de vista sem entrarem no discurso fácil. Oxalá não o veja numa lista senão o que irei pensar...
E não assina porquê? Só se trabalha na Camara e está nas horas de serviço na net. Já agora sou profissão liberal, só a mim presto contas. "
O Movimento Cívico sempre disse que não queria cargos e os seus elementos estariam indisponiveis para formar listas ou pertencer a elas.
Não reduza movimentos civicos a pertidos politicos, por favor.
Valorize a democracia participativa.
"Torna-se, na verdade, importante utilizar este espaço como local de debate e exposição das ideias de quem cá escreve. E temos condições de o dignificar. "
PORQUE NÃO INICIA ENTÃO ESSE PROCESSO DE DIGNIFICAÇÃO DESTE BLOG???
Esta é de facto um questão que todos nós, defensores da democracia sustentada nos partidos, devemos começar a reflectir, sobre o que é que tem que mudar nos partidos para que o “gap” entre a evolução da sociedade e a transformação das práticas dos partidos seja atenuada, para que os 40% que escolhem abster-se voltem a acreditar.
Tendo em conta que o Mário Ruivo esclareceu a sua posição e apelou com toda a seriedade e razoabilidade , para a que este espaço virtual seja um espaço em que o debate se faça de forma razoável e equilibrada, sem personalização das questões e sem atentar ao bom nome das pessoas, espero que os participantes de Góis neste espaço de debate tenham entendido que nenhum de nós quer escolher por eles, no entanto todos nós temos direito à opinião e reflexão.
Por último e respondendo ao sr. Anónimo das 12.45 PM quanto a questão da comissão política, digo-lhe que também não concordo com o mecanismo da “avocação” prévia, no entanto ele existe no estatutos do PS (quanto muito podemos discutir os estatutos e as suas regras) e a sua utilização foi votada na comissão política distrital do PS onde está representado o concelho de Góis.
Quanto ao referido pelo Sr. Anónimo das 2.22 PM, que de facto foi único que não consegui subir o degrau da elevação do debate, não se preocupe com Condeixa nós estamos bem, mas pode dar a sua opinião quando quiser mesmo não sendo (supostamente) de lá, embora saiba que eu sou de lá, e deixo-lhe também a informação que nós em condeixa gostamos de uma boa “luta”.. política, é claro, mas sempre com o adversário politico..
MÁRIO RUIVO E NUNO MOITA
O Sr. Mário Ruivo presta contas a si próprio. É verdade. Se passa os dias na internet a escrever no seu blog, esse é um problema seu e de mais ningué,. É verdade. O problema é que por ter tão pouco que fazer é que se vislumbra a necessidade de andar à procura de tacho e consequentemente agardar a quem lho pode oferecer e consequentemente a opiniar sobre Góis, Figueira, Soure, Penacova, Coimbra e por aí fora.
O Sr. Nuno Moita cuidado...é que o sr. não irá ser o segundo lugar e isso tb pode gerar problemas e aí quero ver se estará tão calmo!
Que é que ele quer agora?
Para ele Góis não é o principal, para ele o principal é o "tacho" e esse há-de aparecer, em Góis ou fora dele.
Esta batalha o Cabeças perdeu, e vai continuar a perder, e perderá todas as batalhas a partir de agora. Foi desautorizado por todos, é um mero peao incómodo que a seu tempo será afastado sem piedade, como foi agora. E não será só ele a ser afastado, mas toda a comitiva que o suporta, que o empurra ( que o empurra só aparentemente, porque é ele que provoca os empurrões ). Lamento a posição de todos os que puseram a cabeça no cepo, no fundo limitaram-se a acreditar num novo projecto que os interesses e vaidades pessoais nunca o deixaram passar disso mesmo, um mero projecto no qual só essas pessoas acreditaram pois o objectivo nunca foi concretizá-lo, mas apenas pressionar a Federação. Para todos esses Goienses aqui fica o meu respeito, acredito que o seu objectivo era melhorar Góis. Quando o objectivo é o bem de um concelho, quando o objectivo é uma causa válida, devemos respeitá-lo e respeitar todos aqueles que o "seguraram". Lamento que haja pessoas que se aproveitem da boa vontade e dos bons objectivos dessas pessoas unicamente para terem espaço na gincana politica. às pessoas desses movimentos quero dizer que podem ter perdido o lider, mas gostaria que elas mantivessem esses puros objectivos, porque são pessoas sãs com objectivos sãos. Devem merecer o respeito de Girões, Cabeças, Lurdes, Antões, Silvinos, Vitós porque são pessoas melhores do todas estas. Aos politicos digo apenas que ponham os olhos nessas pessoas e tentem ser um pouco como elas: Leais, sem preocupações com tachos e profundamente sãs. E, por favor, não usem essas pessoas nem as destruam, elas sao as forças vivas do nosso concelho, elas são o que de melhor nós temos. Brinquem aos politicos e às politicas mas brinquem sozinhos.
Puseram toda a gente aos encontrões e subiram para um plano suficientemente alto para nao serem atingidos, mas suficientemente perto para poderem ver o sangue daqueles que estavam a lutar por eles. É muito grave.
Agora vêm dizer que afinal não é como o Federação disse? Não sejam cobardes, nao arranjem mais estratégias unicamente para prender essas pessoas sãs. Soltem-nas, já as usaram o suficiente.
Nunca vi nada como o que estou a ver agora em Góis. Afastem de vez esse cabeças do partido e de
Góis, ele apenas vos está a colocar uns contra os outros para levar a cabo o seu caminho. Sejam espertos, como sei que são, façam-lhe a finta e impeçam que ele faça a jogada que quer fazer. Vocês estão, mais uma vez a ser a bola que ele chutará para empurrar o Girão e o Baptista do caminho que ele tem traçado.
Pelas gentes de Góis mantenho um profundo respeito e sei que vao usar sábiamente o que eu aqui deixo escrito. Não estou contra vos nem contra eles, estou apenas a favor da vossa causa que sei que é meritória.
Mas o que importa é que anónimamente ou não factos são factos e é essa verdade que aqui importa.
Com isto é que os Sr dirigentes se deviam preocupar para dar credebilidade a politica.
Tal permite o abuso para não utilizar termo mais agressivo.
O Pais precisa é de uma nova visão politico administrativa e de simplificar este polvo que é a administração central.
Essasim a principal causa da enorme despesa publica.
Os partidos como não aprendem precisam de puxões de orelhas.. pior é que deixam o poder na mãos dos ditos independentes que de dependentes têm tudo...
Se a democracia é o espelho dos partidos .. mal vai o resultado de Abril..
um novo sistema político urge.. caso contrário quem nos garante que não estaremos à beira de um novo 28 de Maio?
AUTÁRQUICAS EM GÓIS José Cabeças recusa AssembleiaJosé Cabeças pensou melhor e coloca completamente de lado a hipótese de ser candidato à Assembleia Municipal de Góis. Em alternativa, equaciona ser número dois à Câmara ou avançar com uma candidatura independente.
Quinta-feira, 5 de Maio 2005 – Diário de Coimbra
José Cabeças recusa Assembleia José Cabeças pensou melhor e coloca completamente de lado a hipótese de ser candidato à Assembleia Municipal de Góis. Em alternativa, equaciona ser número dois à Câmara ou avançar com uma candidatura independente. Victor Baptista não recua um milímetro e garante que o PS, mesmo sem Cabeças, vai vencer em GóisA “solução salomónica” que Victor Batista defendia e a Comissão Permanente do PS aprovou na passada sexta-feira relativamente aos candidatos em Góis não tem actualmente consistência para José Cabeças. O actual presidente da Assembleia Municipal disse ontem ao Diário de Coimbra que, «depois de falar com os militantes, não posso aceitar ir para a Assembleia». Afirma que o presidente da Federação o questionou relativamente a esta possibilidade, antes da reunião da Comissão Permanente do PS, mas ressalva que a sua última palavra seria dada após «reflectir e conversar com as pessoas». Um processo de interiorização que terá concluído e que o leva a assumir claramente um “não rotundo” relativamente à Assembleia Municipal.Na base desta tomada de posição está um conjunto de razões, a começar pela reflexão pessoal de José Cabeças, bem como todo um conjunto de conversas com pessoas ligadas ao partido que, sublinha, não subscrevem esta solução. O presidente da ADIBER diz ainda que não conhece as sondagens efectuadas e, como tal, coloca-as em causa. O também presidente da Concelhia mostra-se magoado com Jorge Coelho, «que não me fez um telefonema, não falou comigo», assegura Cabeças que, aponta, como outra das razões, uma carta que o candidato à Câmara e actual presidente da autarquia, José Girão Vitorino, escreveu à população de Góis, «onde me enxovalha». «Se depois disso, sem qualquer retratação, me candidatasse à Assembleia, era eu que passava a ser absolutamente indigno», afirma. Cabeças coloca, de resto, toda a situação num patamar de dignidade. «É uma questão de dignidade pessoal e o PS não é superior à minha dignidade», diz, considerando também que o facto de ser presidente da Assembleia Municipal «não permite qualquer interferência» relativamente «aos desvios que possa haver no projecto de desenvolvimento proposto para o concelho». Ao contrário, a possibilidade de ser número dois de José Girão Vitorino, mas com poderes previamente definidos e acautelados, já constitui uma solução que agradaria a José Cabeças. Ou seja, claramente a «Assembleia Municipal não é uma saída», mas a possibilidade, que aliás foi em tempos equacionada, de avançar como segundo elemento da lista à autarquia, coadjuvada «com um elemento competente em terceiro lugar», já faz parte das expectativas do presidente da ADIBER.Caso esta segunda hipótese não se perfile nos desígnios dos responsáveis partidários, Cabeças pondera seriamente avançar como independente. «Não me revejo numa concepção política em que as pessoas são como uma peça de uma máquina», diz, disposto a reflectir profundamente sobre o que fazer caso o “figurino” não mude. «Sairei numa altura em que o PS está em alta, para demonstrar a minha desilusão e, ao mesmo tempo, que não preciso da política, sou médico, vivo da minha profissão», afirma.Sobre a possibilidade de avançar como independente, Cabeças deixa para mais tarde a decisão, mas adianta desde já que o faz em nome «do povo e do desenvolvimento do concelho de Góis. Interessa-me dar continuidade as projectos em que me envolvi, relativamente à fixação dos jovens, à criação de emprego, ao desenvolvimento desta terra». O responsável do PS de Góis sublinha ainda que, a confirmar-se esta situação, «muita gente do PS vai sair». Cabeças assegura, também que o PSD está atento ao que se passa em Góis e a prova disso são, afirma, «contactos feitos com pessoas de peso dentro do PS». Reconhece, todavia, que não foi abordado pessoalmente, e muito embora não equacione liderar uma lista «com o símbolo do PSD», não o repugna receber o apoio dos social-democratas. «Se o PSD se revir neste projecto podemos negociar», afirma, sublinhando o bom relacionamento que tem com o partido de Marques Mendes.
Eu não sei se me conhece, pelo menos sabe umas coisas a meu respeito, mas eu sou extremamente calmo e não me parece que vá haver qualquer tipo de problema em Condeixa, na medida que em Condeixa ninguém anda na “luta” política por vaidade pessoal, esta aliás é umas das razões para as lutas intrapartidárias que surgem nesta altura de “disputa” autárquica, a vaidade e o desejo de sobressair, temos e devemos ser humildes.
Por isso meu caro não julgue os outros pelos o seus próprios valores, nem todos andam na luta política para o “tacho” e para se servir, por isso espero que tenha respeito mesmo neste tipo de “espaço virtual”...
Quinta-feira, 5 de Maio 2005
«José Cabeças recusa Assembleia
José Cabeças pensou melhor e coloca completamente de lado a hipótese de ser candidato à Assembleia Municipal de Góis. Em alternativa, equaciona ser número dois à Câmara ou avançar com uma candidatura independente. Victor Baptista não recua um milímetro e garante que o PS, mesmo sem Cabeças, vai vencer em Góis
A “solução salomónica” que Victor Batista defendia e a Comissão Permanente do PS aprovou na passada sexta-feira relativamente aos candidatos em Góis não tem actualmente consistência para José Cabeças. O actual presidente da Assembleia Municipal disse ontem ao Diário de Coimbra que, «depois de falar com os militantes, não posso aceitar ir para a Assembleia». Afirma que o presidente da Federação o questionou relativamente a esta possibilidade, antes da reunião da Comissão Permanente do PS, mas ressalva que a sua última palavra seria dada após «reflectir e conversar com as pessoas». Um processo de interiorização que terá concluído e que o leva a assumir claramente um “não rotundo” relativamente à Assembleia Municipal.
Na base desta tomada de posição está um conjunto de razões, a começar pela reflexão pessoal de José Cabeças, bem como todo um conjunto de conversas com pessoas ligadas ao partido que, sublinha, não subscrevem esta solução. O presidente da ADIBER diz ainda que não conhece as sondagens efectuadas e, como tal, coloca-as em causa. O também presidente da Concelhia mostra-se magoado com Jorge Coelho, «que não me fez um telefonema, não falou comigo», assegura Cabeças que, aponta, como outra das razões, uma carta que o candidato à Câmara e actual presidente da autarquia, José Girão Vitorino, escreveu à população de Góis, «onde me enxovalha». «Se depois disso, sem qualquer retratação, me candidatasse à Assembleia, era eu que passava a ser absolutamente indigno», afirma. Cabeças coloca, de resto, toda a situação num patamar de dignidade. «É uma questão de dignidade pessoal e o PS não é superior à minha dignidade», diz, considerando também que o facto de ser presidente da Assembleia Municipal «não permite qualquer interferência» relativamente «aos desvios que possa haver no projecto de desenvolvimento proposto para o concelho». Ao contrário, a possibilidade de ser número dois de José Girão Vitorino, mas com poderes previamente definidos e acautelados, já constitui uma solução que agradaria a José Cabeças. Ou seja, claramente a «Assembleia Municipal não é uma saída», mas a possibilidade, que aliás foi em tempos equacionada, de avançar como segundo elemento da lista à autarquia, coadjuvada «com um elemento competente em terceiro lugar», já faz parte das expectativas do presidente da ADIBER.
Caso esta segunda hipótese não se perfile nos desígnios dos responsáveis partidários, Cabeças pondera seriamente avançar como independente. «Não me revejo numa concepção política em que as pessoas são como uma peça de uma máquina», diz, disposto a reflectir profundamente sobre o que fazer caso o “figurino” não mude. «Sairei numa altura em que o PS está em alta, para demonstrar a minha desilusão e, ao mesmo tempo, que não preciso da política, sou médico, vivo da minha profissão», afirma.
Sobre a possibilidade de avançar como independente, Cabeças deixa para mais tarde a decisão, mas adianta desde já que o faz em nome «do povo e do desenvolvimento do concelho de Góis. Interessa-me dar continuidade as projectos em que me envolvi, relativamente à fixação dos jovens, à criação de emprego, ao desenvolvimento desta terra». O responsável do PS de Góis sublinha ainda que, a confirmar-se esta situação, «muita gente do PS vai sair». Cabeças assegura, também que o PSD está atento ao que se passa em Góis e a prova disso são, afirma, «contactos feitos com pessoas de peso dentro do PS». Reconhece, todavia, que não foi abordado pessoalmente, e muito embora não equacione liderar uma lista «com o símbolo do PSD», não o repugna receber o apoio dos social-democratas. «Se o PSD se revir neste projecto podemos negociar», afirma, sublinhando o bom relacionamento que tem com o partido de Marques Mendes.»
Ó sr. Nuno Moita, repare, eu não sou assalariado da politica. Tão só isso.
Não pertenço à corte do sr. Victor Baptista.
Não me interesso por politiquice nem lugares, que é o designio de jovens como Vossa Exa. na poltica.
Sou de ideias fixas e valores perenes.
Gosto de aprender, muito, lendo: em papel ou formato digital ... e definitivamante não tenho paciência para os simplismos e boçalidades que aqui, por vezes, são exibidos com orgulho infantil.
Acrescento que é com renovado prazer que todos os dias leio os posts de Carlos Esperança: informação, reflexão e frescura no pensamento... o resto é insulto, auto-elogio e serventia.
Saudações cordiais.
PS: Mas agora a blogosfera, Portugal, O PS, este blog está dependente da obsessão goiense com as autárquicas e os seus protagonistas?
Há mais mundo e politica, para além do dramalhão goiense.
Por favor descansem e descansem-nos .
Derruba uma floresta esmaga cem homens
Mas tem um defeito
Precisa de um motorista
O vosso bombardeiro,General
È poderoso:
Voa mais depressa que a tempestade
E transporta mais carga que um elefante
Mas tem um defeito
Precisa de um Piloto
O Homem meu General,é muito util
Sabe voar,e sabe matar
Mas tem um defeito
SABE PENSAR