Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival
Por
Carlos Esperança
-
“Comemora-se em todo o país uma promulgação do despacho número Cem da Marinha Mercante Portuguesa, a que foi dado esse número não por acaso, mas porque ele vem na sequência de outros noventa e nove anteriores promulgados...” “A minha boa vontade não tem felizmente limites. Só uma coisa não poderei fazer: o impossível. E tenho verdadeiramente pena de ele não estar ao meu alcance.” “Neste almoço ouvi vários discursos, que o Governador Civil intitulou de simples brindes. Peço desculpa, mas foram autênticos discursos.” “A Aeronáutica, como várias vezes disse, é um complemento da navegação marítima, pois com o progresso da técnica e a rapidez da vida de hoje, era necessário por vezes chegar mais depressa.” “O caminho certo é o que Portugal está seguindo; e mesmo que assim não fosse não há motivo para nos arrependermos ou para arrepiar caminho” [1964] “Eu devo dizer que as incompreensões e as críticas – e quando me refiro ás críticas refiro-me àquelas que não sã...

Comentários
Criei um blogue de opinião que agora estou a divulgar.
Se tiver interesse, não deixe de fazer uma visita: http://www.cegueiralusa.blogspot.com/
Caso goste, por favor divulgue, pois pretende ser mais um espaço de discussão em busca de uma cidadania mais activa.
O meu muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
José Carreira
Qui Mai 24, 12:01:00 AM
Comentário: A transferência para este espaço deve-se ao facto de estar colocado num post onde não vinha, naturalmente, a propósito.
Continuação de boas postagens.
Cumprimentos,
José Carreira
http://cegueiralusa.blogspot.com/
Mas uma guitarra assim exige mãozinhas! A ver vamos...
Vamos nós, e vai também o governo! Que parece ter finalmente perdido o 'estado de graça'. A anotar, o tom geral das opiniões e dos comentários de jornais e televisões, a propósito de várias peripécias. Irónicos, quando não venenosos.
Também, quem é que se lembra de usar aquela linguagem do ministro dos transportes, a propósito do deserto do Poceirão?! O homem parece que tem espírito brincalhão, mas não se dá conta do perigo da chicana política.
Depois a história do profe, mal contada, a entrar em roda livre.
É a mesquinhice portuga, é a entropia a galopar... a coisa está a ficar preta.
Se fosse só para o Sócrates, enfim, ninguém lhe pediu que fosse o lobo mau! O pior é que é para todos nós.
Governadora Civil de LX maraca eleições convenientes ao PS.
O PS e o governo acham-se já donos do país?
Os Tribunais servem para julgar. O PSD era o mais beneficiado.
Parece que o PSD não queria que Carmona concorresse.
A insistencia na Ota começa assim a fazer algum sentido.
As minas desculpas pela gralha
Afirmações dessas, anónimas e sem fundamentação, cheiram a chicana, a guerrilha terrorista.
Até hoje, a única conta suíça conhecida era a de um ministro do PSD, em nome do sobrinho.
Não quer o anónimo levantar um pouco a pontita do véu? A gente gostava de saber mais!
Carlos Esperança dixit
Ela transitou vários governos de diferentes matizes - PS, PSD/CDS e (novamente) PS.
Enquanto projecto no papel, praticamente, não teve oposição, exceptuando a CML, que defendia a sua dama (aeroporto da Portela).
Quando, por questões de desenvolvimento, há necessidade de passar à prática, é o fim do Mundo.
O PSD, achou que era altura de apanhar este voo ( o comboio - TGV - virá a seguir) e, esquecendo as anteriores decisões, tenta criar um "motim nacional".
Em primeiro lugar, as opções OTA/ Rio Frio, originam atritos no Poder Local. Todos querem o aeroporto o mais próximo do seu território. Nada de mal por aí. O Poder Autárquico alimenta-se, de modo mais ou menos visível, de doses qb de "caciquismo". Está entranhado no seu modo de ser e de afirmar-se - numa atávica tradição municipalista portuguesa.
O alarido é tal que, apressadamente e oportunamente, é publicado um livro - "O erro da OTA"!.
Interessante, o facto de ilustres figuras nortenhas e a comunicação social do Norte, mostrarem-se muito interessadas na solução "Rio Frio". Intrigante não pretenderemm "puxar" o novo aeroporto para mais próximo.
Não conseguia resolver esse enigma. Até que se fez "luz":
- onde estão os interesses turísticos de Belmiro e Amorim?
Em Tróia, na Peninsula de Setúbal?
Por outro lado, a opção OTA, suscita-me outras interrogações.
Primeiro, a intensa especulação nos "mentideros" políticos e nas conversas de café (onde os portuguese gostam de discutir política) sobre uma eventual concentração interesses privados, muitos deles conotados com o espectro político português e que se focalizam - embora mais dispersos do que na opção Rio Frio - nas áreas afectas ao PSD, CDS e PS - governos por onde transitaram as sucessivas decisões.
Ter-se-ia verificado uma variante do "inside trading", nesses hipotéticos núcleos político/empresariais.
Em abono da verdade, não será fácil identificar os personagens. Mas o tempo o fará.
Há, todavia um dos interessados que, neste Mundo de conflito de interesses, pode ser indiciado: a ICAR.
A localização OTA serve, indubitavelmente, o "negócio" de Fátima.
Conclusão: a procissão ainda vai no adro. O processo do novo aeroporto nasce mal. Envolto em imensa poeira... que teima em não assentar!
CASOS DE PÓ LI C.I.A.
O SÓCIO - AFUNDADOR DE “O INDEPENDENTE”..
Comprou jornal incendiado e quer fundar novo jornal…
Tudo o que se diz sobre o amigo que a partir dos jardins do Mondego ajuda o presidente da Briosa instituição,mas, mesmo assim, os ordenados dos jogadores continuam por pagar. Quem nos ajuda a desvendar esta bloguenovela?
www.jardinsdomondego.blogspot.com
A Riviera da Imprensa Livre nos Jardins do Mondego
PÁGINAS DE VIDA? VINGANÇA? PÉ NA JACA? PARAISO TROPICAL? Você decide o fim desta multibloguenovela de homenagem a todos os comendadores beneméritos e às deusas Juliana Paes e Merche Romero. Gatas nota 10! Nossas musas inspiradoras e simbolos da conexão Portugal-Brasil. Para memória futura ou em reprise,eis a saga dos empreendedores que marcaram o início desse século XXI.O BRASIL É AQUI! E AÍ...KEM É O TUBARÃO?xxxxx CONTACTO:imprensaproibida@gmail.com
Sex Mai 25, 02:17:00 AM
Nota: Este comentário não tem qualquer ligação ao post em cuja caixa foi inserido.