Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
O Sr. Duarte Pio e o opúsculo
Por
Carlos Esperança
-
Li no excelente blogue De Rerum Natura , num post de Carlos Fiolhais , o seguinte: «De facto, o candidato a rei é autor de um opúsculo laudatório do Beato Nuno, onde se pode ler esta pérola: “Q uando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (“D. Nuno de Santa Maria - O Santo” , ACD Editores, 2005).»
Fiquei maravilhado com o que li e, sobretudo, por saber que o Sr. Duarte Pio escreve.
O Sr. Duarte Pio, suíço alemão, da família Bourbon, imigrante nacionalizado português pela conivência de Salazar e pelo cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, podia emprestar a imagem às revistas do coração mas precaver-se contra a ideia de publicar opúsculos.
Claro que não é necessário saber falar para escrever e, muito menos, ...

Comentários
É até muito feia...
DEVE SER DA IDADE DO ESPERANÇA
"A vitória de Luís Filipe Menezes significará a pacificação do partido, a inclusão de todos os que estiverem de boa fé, e quiserem trabalhar para recolocar o PSD no seu verdadeiro lugar.
Não haverá caça às bruxas".
Não terá começado?
Não é cacique regional, não é populista nem usa capachinho. E canta bem!
Um senador, uma reserva do PSD que nada tem a ver com os tais "dominadores de bases" e "campeões das concelhias".
Mendes Bota: homem de fino recorte, obra feita e sentido de Estado.
O melhor talvez seja o Coelho
Afinal, o revivalismo parece fazer carreira na política.
Para mim, um Partido como o PSD que acabe por escolher para sua dirigente máxima Manuela Ferreira Leite em detrimento de Pedro Passos Coelho, perdeu a caminhada para o futuro e regressa à política dos claustros, quintas, herdades com grandes possibilidades de se enclausurar em condomínios rigorosamente policiados.
A ala populista do PSD está embotada, sem feeling, sem dono.
(Santana, NÂO!).
O melhor será ir buscar Barroso a Bruxelas...
"Xácara das Bruxas Dançando"
As caminhadas que o partido tem dado não têm sido as mais acertadas nos últimos tempos, e apesar de tudo, Pedro Passos Coelho está agora a criar visibilidade.
Penso que o PSD precisa neste momento de recuperar credibilidade e de cortar com o seu passado recente.
A caminhada para o futuro, ou seja, para ganhar eleições, será após o segundo mandato de Sócrates. Até lá é preciso que o PSD não se desintegre.
Diogo
Socrates encosta-te, fuma um cigarro e espera descansado.
Que miséria...
"La Sorcière et le Bon Vivant"
Neste momento - perante a balbúrdia que se instalou - não me restam dúvidas que a abdicação de Menezes foi uma maneira de encobrir uma data relevante no percurso histórico português por uma interminável feira de vaidades.
Enfim, como abdicar é desistir voluntariamente, na hora escolhida e no palco encenado para o efeito, Menezes e os estrategas da Direita podem ter forçado, com o ruidoso barulho que vem do fosso da orquestra, o "apagamento" relativo das comemorações do 25 de Abril.
Aliás, a data com que anunciou as "directas" prenunciava a intenção de engolir a história recente do País, porque o seu desenrolar tornava-se pernicioso para o PSD.
Só que estes "jogos", não fazem mais do que mostrara debilidades políticas e, claro está, partidárias. Há 6 meses Menezes "convidou", quase de joelhos, Manuela Ferreira Leite para integrar a sua Direcção partidária. Levou, publicamente, uma "tampa".
Agora, 6 meses depois, entrega-lhe o troféu numa bandeja engalanada com a imagem da sua incapacidade.
É demais!
E, finalmente, será teremos novas cenaças, novos amuos, novos coelhos a sair da cartola, para o 1º. de Maio?
Já chega!
Escrito por Rui Avelar
23-Abr-2008
A ex-secretária do governador civil de Coimbra foi nomeada, há dois meses, sua adjunta e a respectiva remuneração aumentou 80 por cento, apurou o “Campeão”.
O novo Presidente da Concelhia do Partido Socialista, está dando um ar da sua graça, promovendo a secretária a adjunta, mais 80% de ordenado, não é mau, em tempo de crise.
Estes políticos são uns mãos largas, para os acólitos, o erário público é que se lixa.
Porca política.