Cavaco e os partidos


Desde que lhe correram mal as aplicações financeiras na Sociedade Lusa de Negócios que Cavaco Silva exibe um azedume, que lhe era alheio, e um ar vingativo que não se coaduna com o exercício do cargo nem com o desafogo que várias reformas, juntas ao vencimento de PR, certamente lhe asseguram.

É verdade que ninguém gosta de ver constituir arguidos os amigos. Percebe-se, pois, a solidariedade e o desgosto, mas não se vislumbra razão para as sucessivas intromissões partidárias e o ar arreliado para com os políticos, como se ele próprio fosse um monge budista e não um deles.

Nesta última sexta-feira apareceu na televisão a dizer que não faria declarações políticas pois não deixariam de ser aproveitadas para a luta partidária mas, logo a seguir, afirmou que está atento e não deixará de actuar, se for necessário. Como não se vislumbra que tenha a veleidade ou a coragem de se intrometer na vida dos partidos, com a Assembleia da República de férias, só pode visar o Governo o que o coloca como rival e lhe diminui a dignidade com que devia tentar acabar o mandato.

Para quem não queria falar de política, também pareceu excessiva e inoportuna a queixa sobre a não recondução do Dr. João Lobo Antunes na comissão de ética cuja extinção seria mais benéfica do que a sua manutenção. Pior, tratando-se do mandatário da sua candidatura à presidência da República fica a ideia de que o movem interesses pessoais, o que se presume ser falso, para proteger o amigo cuja nomeação cabe a um órgão com legitimidade igual à sua e sobre o qual não tem o direito de exercer pressão.

Resta-nos a consolação de sabermos que as listas do PSD foram da responsabilidade de Manuela Ferreira Leite e que o PR nunca teria avalizado a integração de candidatos com acusação deduzida em processos onde são arguidos.

De qualquer modo começa a alastrar a impressão de que o Poço de Boliqueime perdeu um bom vendedor de combustíveis e Belém podia ter melhor inquilino.

Comentários

Anónimo disse…
excelente artigo!!!
abraço
ana disse…
E não deixará de falar aos portugueses, se for necessário. Faria melhor figura se se calasse, o tom ameaçador não lhe fica nada bem. Está a tornar-se francamente insuportável.
hoje mandei um mail á presidencia da republica onde estão os «yes sir» a lançar noticias no Publico sobre a hipotética vigilancia que o governo está a fazer á presidencia da republica. Esta noticia é anedótica pois são esses senhores que têm grandes conhecimentos nas secretas e alem disso se fosse mentira que não são eles que estão a fazer o programa do psd em colaboração com o alexandre relvas e o zeca mendonça qual o problema da vigilancia. Tanta baixeza para liquidar um homem que se farta de trabalhar por um misero ordenado e é caluniado, mas que tudo aguenta palo seu grande carácter e teimosia.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides