Mensagens populares deste blogue
A FRASE
Por
Carlos Esperança
-
A descolonização trágica e a colonização virtuosa
Por
Carlos Esperança
-
Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Na autarquia a que se refere a despropositada propaganda que a foto visualiza, como de resto no País, um "clima de asfixia" poderá vir a ter lugar se, como sugere este cartaz, naif e obsoleto, for permitido o desenvolvimento de um pensamento político maniqueísta do tipo: "nós ou o dilúvio".
Mas este será um problema que a Drª. Manuela Ferreira Leite se colocará de fora com o esfíngico argumento que não interfere nas posições e na liberdade da intervenção pública dos militantes do seu partido.
Ficou visível que, para essa senhora, os partidos são máquinas de assalto ao poder, nunca uma referência de intervenção cívica na sociedade.
E, o "assalto ao poder", enquanto objectivo central partidário, transportará - sempre - no seu bojo, o virus do sufoco, das restrições e da preversão das liberdades fundamentais, imprescindível para o normal funcionamento de um Estado Democrático.
A Democracia alimenta-se da multiplicidade de oportunidades e soluções e do repúdio de homens providenciais...
E a despudorada campanha do sufoco democrático só cabe na cabeça dessa gente desqualificada do PSD, cujo objectivo é o poder a qualquer custo.
Eles pensam que toda a gente já esqueceu o final do reinado cavaquista, de má memória, em 1995. Quem não tinha cartão laranja, nem sequer contava para a estatística.
É uma e a mesma coisa...
Determinou e manda publicar que "Acima de Mangualde só Deus!"
E o que é que se vai fazer a isto?
Peço-te para tirares outra foto e fazeres o favor de tb ma enviar.