Mensagens populares deste blogue
Divagando sobre barretes e 'experiências'…
Por
e-pá!
-
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c
26 de agosto – efemérides
Por
Carlos Esperança
-
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
Na autarquia a que se refere a despropositada propaganda que a foto visualiza, como de resto no País, um "clima de asfixia" poderá vir a ter lugar se, como sugere este cartaz, naif e obsoleto, for permitido o desenvolvimento de um pensamento político maniqueísta do tipo: "nós ou o dilúvio".
Mas este será um problema que a Drª. Manuela Ferreira Leite se colocará de fora com o esfíngico argumento que não interfere nas posições e na liberdade da intervenção pública dos militantes do seu partido.
Ficou visível que, para essa senhora, os partidos são máquinas de assalto ao poder, nunca uma referência de intervenção cívica na sociedade.
E, o "assalto ao poder", enquanto objectivo central partidário, transportará - sempre - no seu bojo, o virus do sufoco, das restrições e da preversão das liberdades fundamentais, imprescindível para o normal funcionamento de um Estado Democrático.
A Democracia alimenta-se da multiplicidade de oportunidades e soluções e do repúdio de homens providenciais...
E a despudorada campanha do sufoco democrático só cabe na cabeça dessa gente desqualificada do PSD, cujo objectivo é o poder a qualquer custo.
Eles pensam que toda a gente já esqueceu o final do reinado cavaquista, de má memória, em 1995. Quem não tinha cartão laranja, nem sequer contava para a estatística.
É uma e a mesma coisa...
Determinou e manda publicar que "Acima de Mangualde só Deus!"
E o que é que se vai fazer a isto?
Peço-te para tirares outra foto e fazeres o favor de tb ma enviar.