C O M U N I C A D O
Comunicado da CNA-TRP de 31 de Maio de 2010
A Comissão Nacional de Apoio do Tribunal Russell sobre a Palestina vem por este meio exprimir o seu profundo choque e protesto pela agressão da marinha israelita esta manhã contra a flotilha de barcos vindo de Europa em direcção à Gaza com ajuda humanitária.
O recurso à violência por parte do Estado de Israel contra este conjunto de activistas pelos direitos humanos em Gaza reforça o seu bloqueio ilegal de Gaza e acrescenta mais um crime ao longo rol de infracções do direito internacional cometidas por este Estado contra o povo palestiniano.
Fazemos nossas as palavras da Alta Comissária da União Europeia e apelamos a um inquérito rigoroso sobre as circunstâncias desta agressão militar em águas internacionais e uma abertura imediata, sustentada e sem condições de ajuda humanitária, de bens comerciais e de pessoas para e de Gaza.
A Direcção
Comentários
Temo que esse inquérito seja o mesmo de que fala a ONU. Hoje lia-se isto na Euronews:
"A ONU pede que seja realizada uma investigação imparcial e credível sobre o ataque militar israelita. Um inquérito que deverá ser conduzido por Telavive, uma exigência dos Estados Unidos."
Daqui: http://pt.euronews.net/2010/06/01/onu-nao-condena-israel/
Será certamente imparcial e credível.
Bruno