Associação Ateísta Portuguesa - Carta ao PR

Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa
Palácio de Belém – Calçada da Ajuda - belem@presidencia.pt
1349-022 Lisboa (Portugal)


Excelência

A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) sente-se perplexa com as afirmações que a RTP lhe atribui, alegadamente feitas em Fátima e que, a seguir, se transcrevem:

“É em nome de Portugal, de todo o Portugal e de todos os portugueses, dos crentes e não crentes, católicos, cristãos, não cristãos, de todos eles, que aqui está o Presidente da República, cumprindo uma missão nacional”.
A serem verdadeiras as insólitas afirmações, o Estado laico, condição essencial de uma democracia, fica, na opinião da AAP, irremediavelmente comprometido com a atitude do PR que, de algum modo, estabelece uma lamentável confusão entre as funções de Estado e os atos pios do foro individual.

Que Sua Excelência acredite que, há 100 anos, o Sol bailou ao meio-dia na Cova da Iria, com uma réplica privada para o Papa, nos jardins do Vaticano, é um direito que a AAP defende, mas que participe, em nome de Portugal, num ato de marketing e promova o obscurantismo religioso da Igreja católica, entristece-nos e envergonha-nos.

Que sua Excelência se tenha permitido representar os não crentes, quando, nos negócios pios, nem os crentes tem o direito constitucional de representar, é uma atitude que merece o mais vivo repúdio da AAP cujos associados o respeitam como PR, mas não lhe conferem legitimidade para os representar.

A AAP denuncia a manobra obscurantista em curso e apela ao espírito crítico dos portugueses para que não creiam em afirmações infundadas ou, pelo menos, façam a distinção entre as crenças pessoais e o abusivo reconhecimento estatal da superstição.

Magoadamente, apresentamos a Vossa Excelência, os nossos cumprimentos.

Comentários

Julio disse…
Absurdo, este desvario do nosso Presidente.
Representar os libertados da religião em Fátima?!
Por favor, Senhor Presidente!!
Muito triste, muito ofensivo!
victor sousa disse…
a catalepsia que o vai atingir, vai inibi-lo de responder. Não vale a pena, dirá, são meia dúzia, logo acolitado por aquela chusma de fariseus, que nunca descuram estas "vernisages"
osátiro disse…
por falar em ateus e crentes...
os ateus têm sempre aquela arrogância fruto de ignorância de que sabem muito, os crentes são uns otários daa idade média...

ahhh

e o deus OITO?...sim...o deus oito? deus dos ateus, coitadinhos....rsrsrrsrsrsrsrs

os jogos olímpicos de pequim FORAM INAUGURADOS ÁS OITO HORAS (da tarde) E OITO MINUTOS, DO DIA OITO, DO MÊS OITO......

sim pk os ateus chinocas acreditam nessa treta do OITO....dá sorte......RSRSRRSRSRS

COITADINHOS

ah mais
no congresso do PC CHINOCA, O OITO VOLTA A DOMINAR......

no buffet para os donos da china (os gajos corruptos e ricaços do partido) a ementa é:

OITO PRATOS DE COMIDAS FRIAS

OITO PRATOS DE COMIDAS QUENTES

e o XI já disse alto e bom som: o ateísmo é um dos fundamentos da república popular (vrrrr) da china

ora toma.!!!!
osátiro:

No Iraque havia 2 milhões de cristãos antes da invasão dos Cruzados Bush, Blair, Aznar e Barroso. Agora restam duzentos mil a caminho da extinção. Devem ser ateus os atuais dirigentes.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides