Os cartolados

A maior festa de estudantes da Europa já começou! Queima das Fitas, símbolo de uma região, de uma cidade e de uma classe...a "estudantada"! Milhares de jovens e menos jovens percorrerão na proxima 3ª-feira as ruas da Coimbra, engalonados com os seus fatos negros e capas esvoassantes! Do primeiro ano ao último todos abrirarão os seus rostos e festejarão um momento considerado por todos como único... a vida de estudante! Os ultimos... os cartolados de cores impares e combinadas chorarão o tempo passado que jamais voltará e chorarão, quiça, pelo que o futuro lhes reserva! A procura de emprego, será a primeira preocupação... num país onde a taxa mais elevada de desemprego é junto dos licenciados!! Muitos desistirarão de encontrar ocupação profissional nas suas áreas académicas, passando a empregados de baixas qualificações se não quizerem ser eternos desempregados ou mesmo continuar a situação de dependência paterna. Outros terão mais sorte... mas parte desses terão também de se sujeitar ao trabalho precário se quizerem trabalhar na sua área! Os outros terão acesso directo a um emprego mais seguro e possibilidade de progressão nas suas carreiras!
O nosso Primeiro- Ministro prometeu milhares de empregos para os jovens licenciados espero que esta promessa não se resuma a estágios profissionais com duração limitada, empregos precários, mas... sim a empregos mais estavéis e com progressão na carreira!
P.S. Boa Sorte a todos os futuros licenciados!

Comentários

Anónimo disse…
Empregos mais estáveis ? Mas a senhora não sabe que agora não pode haver empregos estáveis ? É que se se apanham com um lugar estável os parasitas não fazem nada ...! É preciso que andem sempre com o credo na boca para ver se o stress lhes provoca o colapso mais cedo e assim se resolve o problema das reformas. Claro que se fizer uma poupança reforma privada, isto ainda dá mais jeito.
Sendo assim, esperemos que o engenheiro mude as coisas. Quer dizer, meta na ordem os liberais americanizados que têm vindo a tomar conta do país. Mas ... duvido !
Anónimo disse…
Caro Desanimado,
Antes de mais, felicito-o por nos visitar com ideias! Estendo a missiva a todos aqueles que têm o mesma atitude!

Agora vamos ao trabalho!:
De facto empregos mais estáveis poderão conduzir à “parasitagem”. Temos exemplos reais disso mesmo! Temos de ter nas escolas a cidadania para a produção, investimento e trabalho! Contudo, estes não deixam de ser importantes para a organização e desenvolvimento das entidades e até da própria sociedade! Repare: as entidades com uma política de empregabilidade de efectivos, não investem e não formam funcionários cujo know-how adquirido irá ser aplicado em outros locais e quiçá noutros países! A precaridade do trabalho como disse e bem conduz ao stress, logo instabilidade a vários níveis! O Estado não gastará mais com isso?
Quanto ao liberais americanizados,eles dão-nos postos de trabalho! O Eng. Sócrates deverá de facto como disse, mete-los na ordem, mas com uma estratégia política de parceria com estes, em que haja o enquadramento dos jovens licenciados à procura do 1º emprego! A fuga de capitais estrangeiros, poderá provocar ainda mais problemas!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides