Economia a Crescer

“As contas trimestrais do INE mostram que o PIB português cresceu 0,5 por cento no segundo trimestre de 2005 em relação ao ano anterior. Um valor que surpreendeu os economistas pela positiva”.
- In Público

Apesar deste crescimento ter sido motivado mais pelo aumento do consumo do que pelo aumento sustentado das exportações, não deixa de ser uma excelente notícia depois do descalabro que foi a governação do governo PSD/CDS, durante a qual o crescimento económico mais não foi que uma “miragem”.

Comentários

Anónimo disse…
Não é essa a opinião maioritária dos economistas em Portugal, a fazer fé nas entrevistas e comentários, a propósito desta notícia, publicados nos jornais.
A ver vamos, como diria o cego.
Para já a economia cresce ao ritmo do crescimento de um anão.
Anónimo disse…
Caros Amigos, cá está um bom tema de debate.

A economia é uma ciência mais "humana" do que muitos nos querem fazer crer.

Ela vive de estímulos, de expectativas. Ora, este Governo, deve promover esse "estado de espírito". Tem-no feito, não tanto pelo monistro da pasta, mas mais pela atitude do Chefe do Governo. Vejam a presença de Sócrates em Tróia como sinal desse "acerto de contas" com os empresários.

O NM tem razão numa coisa, para além de outras por certo, mas neste particular, é que a confiança neste Governo é maior do que nos "dois" se o antecederam.

Boa posta.
Anónimo disse…
O Sócrates em Tróia?
Ahahahahah!
O homem nem acertou com aquilo: quando ele carregou, as torres já estavam a desmoronar-se!
Não poderia haver melhor imagem deste primeiro-"ministro": as coisas acontecem primeiro, ele age depois.
Anónimo disse…
Cresce a Enconomia, cresce o número de desempregados, cresce a mediocridade, cresce a influência coelhone, etc., etc. Com o PS no Governo cresce tudo! Já foi assim em Macau...
Anónimo disse…
A política séria não se discute com lugares comuns nem com frases estúpidas.

O PS, caros amigos, se peca nas contratações, peca, muito justamente no facto de contratar pessoas afectas ao PSD. Vejam o DR 2ª Série.

Em Coimbra, há militantes do PS que foram preteridos nas nomeações em favor de outros que, por exemplo, nas eleições à AAC encabeçaram a lista do CDS.

Portanto esse não é um problema do PS, é do aprelho implantado com o 25 de Abril. Contudo, hoje, é tempo, em democracia e l1berdade, de fazer chegar ao poder uma nova vaga de "gestores" para fazer diferente, porque destas vasilhas velhas não podemos esperar mais nada. E o caso do Mário Soares é o exemplo dessa barreira à abertura de novos protagonistas.

Este estado de pensamento ocorre aos militantes do PS, como no PSD, eventualmente no PCP. Mas neste último caso vão para o PS e passam a ser importantes. De salientar que no PS a "galinha do vizinho é melhor que a minha", vale a pena ser independente ou do PC.

Meus amigos chegouum tempo de mudança. Há que assumir. Há que abandonar a cobardia.
Anónimo disse…
Ando Fo*** com esta estória do Gasóleo e da Gasolina.

Nas notícias dizem que o barril aumentou, logo as gasolineiras se apressam a aumentar. Se dizem nas notícias que o preço do barril desceu as gasolineiras não diminuem o preço. O Governo que volte ao modelo antigo quanto antes. Há empresas sem capacidade de resposta a estes aumentos e os particulares estão a começar a deseperar.

É URGENTE CONTROLAR ESTE PROCESSO GALOPANTE - É URGENTE
Anónimo disse…
Jornalistas anónimos na blogosfera
Jornalistas no activo que colaboram sob anonimato em blogues políticos. Jornalistas que antecipam anonimamente para esses blogues prosas que depois assinarão nos respectivos media.
Jornalistas que espalham anonimamente notícias nesses seus blogues anónimos porque se sentem impedidos de as escrever nos seus próprios jornais – e esperam que outros lhes peguem.
Jornalistas que entrevistam para os respectivos media companheiros dos respectivos blogues – só que ninguém sabe porque no blogue são anónimos.
Blogues políticos anónimos que assim, à custa deste reles contrabando, se vangloriam de marcar a agenda dos media – quando na verdade essas antecipações lhes chegam de redacções.
Jornalistas que são bloggers políticos anónimos e que assim violam o dever de lealdade que têm para com quem lhes paga o salário.

Corporativo, eu? Nem pensem. Os blogues políticos anónimos enojam-me e os blogues políticos anónimos onde colaboram jornalistas enojam-me muito mais – envergonham-me, enquanto blogger mas sobretudo enquanto jornalista. Nomes? Não digo – a bufaria é um “privilégio” dos tais anónimos. Mas de uma coisa tenho a certeza: alguém enfiará a carapuça. Enfia sempre.
Anónimo disse…
Os blogs na sua imediatez estão é a ultrapassar o modo tradicional de oferecer notícias.
Anónimo disse…
Dou os parabéns a este blog pois permite a verdadeira discussão. O porta avionetas é só mesmo pró mete nojo.
Anónimo disse…
Ops!
O Porta-aviões abriu os comentários. Happy Days no convés?


ELES JÁ CORRIGIRAM.
Anónimo disse…
ACABOU O BLOQUEIO do PORTA AVIÕES?
NÃO ME DIGAM QUE O ALMIRANTE QUER FAZER MAIS UM ROMBO NA BARCA SERRANA DO ALCAIDE DE ALMEDINA

VAI UM TIRINHO?

Visconde de Trianon
Geosapiens disse…
...no meio do pessimismo talvez esta noticia dê algum animo...
...para além do ernest...sou o único que estou mesmo a comentar o Blog...temos mesmo aqui um “anónimo” que gosta de escrever...já pensas-te em ter um Blog...em vez de animares o Blog dos outros...um abraço a todos...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides