Câmaras estão falidas (2). Opinião de um leitor*
Não tendo especial admiração pela qualidade da gestão dos nossos responsáveis autárquicos, o que é certo é que precisamos ter algum cuidado com estas notícias que, por serem descontextualizadas, podem confundir as pessoas menos familiarizadas com estas questões da contabilidade pública e do POCAL.
Alguém me sabe responder o que é, em termos de contabilidade pública, uma Câmara falida?
Como as Câmaras não são empresas, os rácios financeiros aqui não têm a mesma eficácia informativa e mesmo, por vezes, podem induzir, os menos avisados, em erros de avaliação.
Este relatório diz-nos que uma das Câmaras que apresenta maiores problemas financeiros é a de Gondomar. Completamente falso. O rácio utilizado para esta conclusão é completamente desajustado da realidade autárquica. Só na Área Metropolitana do Porto, financeiramente em muito maior dificuldade que a Câmara de Gondomar, está a de Gaia, a de Valongo e mesmo a do Porto.
Haveria muito mais a dizer, mas por hoje fico-me por aqui.
Comentários
Tambem era bom comentar a falencia deste desgoverno dito socialista.
Enfim, uma série de factos que em paralelo com os muitos milhões que cá entraram, dera, azo a esta triste situação.
Ah, quando disse no inicio Autarcas, referia-me à composição das Listas para as Assembleias Municipais, Executivos Camarários; Assembleias de Freguesia, e Executivos de Freguesia.
Algo em sitios não esperados está a mudar; muito, mas mesmo muito há ainda para fazer para o equilibrio.