Governo e adversários medrosos

Pasmo com alguns comentários deixados no Ponte Europa por anónimos justiceiros e corajosos democratas na clandestinidade.

Antigamente era perigoso combater o Governo, hoje é incómodo apoiá-lo. Então era a prisão e a tortura que se abatiam sobre os adversários, hoje é o insulto e a calúnia que zurzem os meros suspeitos de serem correligionários.

Antes do 25 de Abril temiam-se os informadores, agora aturam-se os anónimos, filhos dos bufos e inimigos da democracia, incapazes de suportarem os resultados eleitorais.

Permanecem a miséria intelectual, a pusilanimidade de atirar a pedra e esconder a mão e a subserviência de tirar o chapéu para procurar um empenho e viver do expediente.

A coragem cívica de dar a cara e abraçar causas é privilégio de poucos. Há os filhos e a profissão, o padrinho, o gerente, o patrão e muitos outros que não convém aborrecer.

Os adversários são venais, pedófilos, ignorantes, crápulas e gatunos. Os correligionários são imaculados, generosos e incorruptíveis.

Quem não consegue escrever uma frase sem erros, julga-se intelectual por chamar besta a um ministro, sob anonimato, na caixa de comentários de um blog.

É desta massa de invertebrados, incapazes de apoiarem uma greve, receosos de saírem à rua no 1.º de Maio, cuja política – afirmam – é o trabalho, é desta horda de homúnculos que depende o futuro do País.

Muitos vivem como podem e raros vivem como devem.

Quem vive como quer, despreza os que nunca quiseram correr riscos e acredita cada vez mais que é bem pior o País que somos do que o Governo que temos.

Comentários

jrd disse…
Excelente texto!
Eis um Carlos Esperança em grande forma e com a coragem de quem nada deve nem teme.
Um abraço
Manel disse…
Antes a angustia de ser livre que sentir o medo de escolher a liberdade.
"… Parece que o ser humano tem medo de ser livre. Ele quer um pai no céu, pelo menos para ouvir as queixas e as orações. Ele precisa de ter um pai no céu, como um Deus, para tomar conta dele. Sem um Deus no céu, ele sente-se como uma criança perdida. Psicologicamente, é uma fixação no pai …"

"… Milhares de anos de muitos géneros de escravatura fizeram de si alguém com muito medo de ser livre - que é o seu direito por nascimento e sua derradeira felicidade. Os seus templos e sinagogas e mesquitas e igrejas não são símbolos de liberdade, são símbolos da sua escravatura, dos seus tiranos mortais. Mas mesmo as pessoas inteligentes continuam a fazer o mesmo. A cegueira do ser humano parece ser ilimitada."

Osho, pensador indiano, no seu livro "Liberdade - A coragem de ser genuíno".
Anónimo disse…
A exacta imagem que pinta de uma maioria poderá ser atribuída ao regime cinzento?
Foi o que pensei durante muitos anos. Hoje nem sei se não vem de muito mais longe. Pela literatura antiga se compreende que nos séculos passados a pobreza de ideal se fazia sentir.
Somos um povo maldito, nesta Europa, pois se todos os povos têem os seus pobres de espírito construtivo, é geralmente uma minoria.
Gostei imenso do seu post que como é hábito nos ajuda a crescer mesmo quando as ideias diferem.
Obrigado Senhor Esperança.
odete pinto disse…
Quem bem me fez e me soube, ler este sábio post.

Nunca removo nem respondo a comentários indignos que também infelizmente recebo no meu humilíssimo blogue.

Só fico triste (humanamente triste) por haver (cada vez mais?) seres humanos portugueses que provavelmente nunca chegarão a ser CIDADÃOS, ou dignos desse nome. Ficam-se por criaturas.
É triste.

Obrigada pelo post e pelos comentários (até agora)...
e-pá! disse…
CE: Excelente texto!

A blogosfera veio expor ao Mundo uma catrefada de internautas que viviam, enquanto pessoas, enclausurados no seu ego, parasitando-o.
Raramente se mostram em público. Mas, a verdade é que existem. Com nome, ou sem nome, não interessa. Mas sempre com atitudes e comportamentos.
São reais e, exibindo-se aqui e acolá, permitem-nos conhecer o "espaço português". E compreender porque estamos - para durar - nesta encruzilhada histórica e cultural.
Sempre cultivamos a lenda (agora as veleidades) dos embuçados...
Um dia libertar-se-ão destas condicionantes e, paulatinamente, integrarão a matriz identitária deste povo. É este o processo histórico.
Anónimo disse…
ah ah ah ah ah ah ah ah
ah ah ah aha ha ha ha

que palhaçada de texto...
Anónimo disse…
Grande chapelada, Esperança.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides