Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
Comentários
Bela gravura.
hummm a ver vamos... duvido!!!!
«será que aqui posso falar do "engenheiro" sem ter que sofrer censura ????
RESPOSTA: Aqui pode. Nos outros posts, de forma despropositada, é ruído e lixo.
Apesar do vaticinado "esmagamento" do PS francês, as eleições de hoje mostraram como a França tem uma grande maturidade política. O povo concedeu, porque assim o entendeu, a maioria absoluta à Direita, liderada por Sarkozy, mas não permitiu que, politicamente, se lhe fosse endossado um "cheque em branco".
A democracia é, assim, a imagem de um sistema de equilíbrios políticos e um instrumento de coesão.
A vitória da Direita não me satisfaz mas, a vivacidade da democracia, basta-me.
CARLOS ESPERANÇA:
Escrevo para si em particular...
Meu querido amigo, passei excelentes tempos neste blog, umas vezes a ler, outras a escrever e ripostar sempre que discordava!
O que se está a passar neste país, deixa-me com muito medo. O que se passou com o Professor Charrua, e agora com o blog de António Balbino caldeira (Blog do Portugal profundo), que acaba de ser arguido por uma queixa crime que o Senhor Primeiro Ministro lhe aplicou!
Contra minha vontade, vou deixar a blogesfera. Eu tenho mulher, e filhos para criar! O País está a ser um bando de bufos e perseguições politico partidárias... assim não... estamos a voltar ou velho tempo???????
Um abraço Esperança e obrigado por estes anos em que por aqui me fui divertindo e quantas e quantas vezes reflectindo em coisa que foram ditas...
Até sempre!
PS - Desculpe estar como anónimo, mas facilmente compreenderá!!!
O facto de me ter apagado anteriormente, é sintomático do medo com que as pessoas estão!
HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE RESISTE, HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DIZ NÃO!