Carlos Encarnação e a Ota

Sabe-se o que pensa Manuel Porto sobre a Ota, através de debates na Universidade, em órgãos da comunicação e numerosos artigos, um dos quais citado no Ponte Europa pelo André Pereira. É sabida a firmeza das suas convicções, a solidez da argumentação e o interesse em desmontar falsos argumentos. Até pode não ter razão, mas tem convicções.

Sabe-se o que pensam numerosos autarcas de Leiria a Santarém e, até, o do Porto.

Feliciano Barreiras Duarte acusa Marques Mendes, com quem esteve no Governo, de ter estado no Conselho de Ministros que aprovou a localização (Governo Barroso), e de mudar de opinião, agora, ao sabor das sondagens.

Só não se sabe o que pensa sobre a Ota o Presidente da Câmara de Coimbra, admitindo-se que pense o que quer que seja sobre a Ota, Coimbra ou o futuro da Região Centro. Apenas se lhe conhece a birra com a eliminação térmica dos lixos e resíduos industriais em Souselas, quiçá por picardia ao Governo, amor aos lixos ou fixação nas providências cautelares.

Sabe-se que Carlos Encarnação está farto de Coimbra, da Câmara e do PSD local, que desespera por um lugar nas listas do Parlamento Europeu, ou qualquer outra colocação que o liberte de aturar a coligação PSD/CDS/PPM onde só pode despedir vereadores do PSD.

Mas não pode o pio edil de Coimbra sair com a sensação do dever cumprido só porque alterou o nome à Ponte Europa. De um autarca exige-se que tenha um programa para a cidade e um desígnio para a região que Coimbra devia liderar.

O presidente da Câmara de Coimbra devia ter sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa uma ideia, ainda que ligeira, uma preferência, mesmo vaga, uma opinião, ainda que ambígua.

O silêncio que mantém, a lavagem das mãos por quem é tão pio, a distância que cultiva sobre o aeroporto cuja localização pode influenciar o tecido económico de Coimbra, é a mais inaceitável das posições, a evidente demonstração do desinteresse pelo concelho.

Comentários

Anónimo disse…
"O silêncio que mantém, a lavagem das mãos por quem é tão pio, a distância que cultiva sobre o aeroporto cuja localização pode influenciar o tecido económico de Coimbra, é a mais inaceitável das posições, a evidente demonstração do desinteresse pelo concelho."
Esta "posição não nova do ainda Presidente da C. M. Coimbra, e aquela que os menos habilitados para determinados cargos costumam tomar remetendo-se ao silêncio. Apesar de ser (ele) do P.S.D., nunca lhe conheci qualquer acto notório, dá a sensação, que ... não tinham mais ninguém para aquele lugar e para tão nobre cidade. Mais responsávelmente, deve uma palavra a quem o elegeu, o que equivale a dizer ter respeito pelas pessoas.
Anónimo disse…
Caros internautas de Coimbra.

Mais uma oportunidade para algumas observações.
Coimbra não será mais bem servida a partir do aeroporto do Pôrto?

O NAER na Ota, basta ver as expectativas criadas na 'região' Oeste, constitui um equipamento extraordinário para a região. De facto.
Fico na dúvida, que seja o mesmo para a grande Lisboa. E para a 'região' Lisboa-Setúbal-Tróia/Sines- Alqueva.
Mais um apontamento do colóquio/debate na AR - Prof António Brotas (jubilado do Técnico).
«...O Senhor Ministro disse coisas com que estou inteiramente de acordo.
Disse que a Portela estará esgotada em 2015 ou 2017.
Mas não disse que a Ota estará esgotada em 2040. Esta é a questão de fundo.
Cumprimentos
A Ota pode bem estar esgotada em 2040 ou mesmo antes !

O paradigma do modelo de desenvolvimento baseado no petróleo também está terminado em 2050. E agora é a sério. Com a tecnologia actual conhecem-se todos os jazigos de petróleo e o seu tamanho. Não há mais enganos ou ameaças. A maior parte das viagens, com excepção das turísticas, terão que ser substituídas pelas novas tecnologias já disponíveis e em desenvolvimento. A não ser que novas formas energéticas surjam.

Discutir a Ota na base de que se vai esgotar em 2040 ou 2050, perdoem-me a pseudo-agressividade, é falta de conhecimento na área energética.

Arranjem outro argumento !
Anónimo disse…
Ilustre CP
Tive hoje oportunidade de ver o mapa sobre o futuro das reservas de petróleo.
Que devia de facto ser tido em consideração.
Acontece que foi precisamente o 'perigo' do esgotamento da Portela, que perante aeroportos similares no estrangeiro com capacidades superiores, talvez esteja mal explicado, levou à decisão que levou.
Um novo super aeroporto.
Decisões políticas?
Anónimo disse…
encarnação se calhar até quer, só que já não pode. resta-lhe terminar discretamente a sua presidencia e esperar que as modas de lisboa não peguem por estas bandas.
Braveman disse…
Os autarcas do oeste são um espectáculo. Só demonstram a pequenez deste país. Não há quem pense o país ou no país, o Governo dá goples de asa, e os autarcas pensam neles. Daí estarmos condenados á imbecilidade. Está mais do que demonstrado a idiotice da OTA, falta demonstrar o que está por de trás da teimosia (a)otista
Anónimo disse…
Braveman:

Essas suas certezas são de cientista ou de desportista de bancada?

Tenho versões antagónicas de respeitados técnicos e visões diferentes de interesses divergentes.
Anónimo disse…
Que pessoa tão informada?????
Então conhecem-se todos os jazigos de petróleo à face da terra? Se sim então o seu governo está a mandar dinheiro à rua na pesquisa de jazigos petrolíferos no Oceano.
Enfim, ...
... contudo concordo que o paradigma na base do petróleo está esgotado em 2050, e como não existem formas alternativas para alimentar os aviões (aqui é que não há ainda tecnologia alternativa viável por muito que se estrebuche), poder-se-á pensar que todas as previsões sobre crescimento dos transportes aéreos está mal calculado, vejamos:
1 - Qual a evolução de preço do combustível dentro de dez anos com a crescente procura por parte da China, Índia, Brasil, etc...?
2 - Qual o efeito sobre os preços dos bilhetes?
3 - Enfim, qual o efeito destes no número de viajantes?
4 - Logo haverá uma altura em que a procura estabiliza ou decresce?
5 - Nesse caso a OTA poderá estar sobredimensionada.

Ponto 2:
Esperar que o aeroporto na OTA potencie o cresciemento em Coimbra, não é mais do que o pensamento português de que vamos ser ricos com o trabalho dos outros.
Na verdade o aeroporto do Porto está mais perto e não é por isso que Coimbra está mais rica/ mais pobre.
Pode ainda acontecer o inverso, como Coimbra e Leiria competem nas mesmas áreas estratégicas, Leiria que está em desvantagem sobre CBR pois mais longe de um aeroporto, passará a estar em grande vantagem, assim a indútsria não só não vem para CBR como poderá haver deslocalização para Leiria (como já há para Aveiro por estar mais perto do Porto), logo a Ota poderá ser um factor de depressão e não de progresso em CBR - se calhar colocar o aeroporto na margem Sul era melhor.

Mas é como digo, não é a localização do Aeroporto que seria importante para Cbr, se calhar um aeroporto de bolso entre Cbr e Aveiro (Mealhada) é que seria interessante.

el s
Anónimo disse…
el_s

Mas é como digo, não é a localização do Aeroporto que seria importante para Cbr, se calhar um aeroporto de bolso entre Cbr e Aveiro (Mealhada) é que seria interessante.

Resposta:

1 - Eu quero apenas saber se o Presidente da Câmara pensa alguma coisa;

2 - Talvez por apressada leitura sua, confundiu o autor das certezas sobre o esgotamento do petróleo.

3 - O Governo é de Portugal não é meu.
Eu repito conhecem-se os jazigos todos de petróleo à face da terra e a sua quantidade. Só não se sabe em alguns casos da rentabilidade de extracção. Sabia que só se "colhem" com a tecnologia actual 1/3 de um jazigo. E que para extrair um barril é preciso injectar 2 de água a ferver ? Pois é - só sei que nada sei !

Existe somente uma única dúvida.

Do ponto de vista estastistico -matemático, falta encontrar um grande jazigo que, sob esse ponto de vista devará existir - e mais deverá ser na Ásia em princíipio na China - e veja, até com esse jazigo matemático se conta !
E não é por se escrever no Ponte Europa que se se é ou não mais ou menos informado.

Bem sei que anda aqui muita gente malcriada e preocupada com a sua própria pequenez. Não é o caso. Se fôr do meu tempo e tiver lido uns libritos de cowboys inscreva na rúbrica - Acredite se quizer !

PS. Mas aponte - aqui no Ponte Europa anda gente que sabe muito e que bebe da mais pura água ... h. pois é !

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides