Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival
Por
Carlos Esperança
-
“Comemora-se em todo o país uma promulgação do despacho número Cem da Marinha Mercante Portuguesa, a que foi dado esse número não por acaso, mas porque ele vem na sequência de outros noventa e nove anteriores promulgados...” “A minha boa vontade não tem felizmente limites. Só uma coisa não poderei fazer: o impossível. E tenho verdadeiramente pena de ele não estar ao meu alcance.” “Neste almoço ouvi vários discursos, que o Governador Civil intitulou de simples brindes. Peço desculpa, mas foram autênticos discursos.” “A Aeronáutica, como várias vezes disse, é um complemento da navegação marítima, pois com o progresso da técnica e a rapidez da vida de hoje, era necessário por vezes chegar mais depressa.” “O caminho certo é o que Portugal está seguindo; e mesmo que assim não fosse não há motivo para nos arrependermos ou para arrepiar caminho” [1964] “Eu devo dizer que as incompreensões e as críticas – e quando me refiro ás críticas refiro-me àquelas que não sã...

Comentários
É certo que a Ota tem alguns inconvenientes: o limite temporal da sua utilização, a gigantesca movimentação de terras que é necessário efectuar, a grande distância a que se encontra de Lisboa, e o obstáculo da garganta de Vila Franca de Xira para a eventual passagem do TGV, se este tiver de ligar-se ao novo aeroporto, como é desejável.
Manter a Portela e adaptar a base do Montijo para os voos low cost, parece-me ser a solução mais económica e a mais vantajosa para os diferentes interesses em jogo.
É uma simples opinião de quem não domina todos as aspectos técnicos e económicos, de elevada complexidade, ligados a qualquer opção que venha a ser tomada, e onde vai ser importante a decisão política.
Esta merda é esquerda ???? Eu que lutei no 25 de Abril, fui preso, fui para França (dei o salto), não me reconheço neste tristes...
Desculpem o desabafo, mas assim não....
2 - Se na Ota havia interesses (claro que os há em qualquer lado) qual é o interesse da CIP na nova localização?
3 - Qual foi a ideia do PR em intrometer-se neste assunto do Governo?
4 - A localização na margem esquerda do Tejo inclina o País cada vez mais para sul.
A decisão é política e, dada a urgência, discordo da posição do Governo.
Talvez pense que a escolha da Ota seria tão grave para o país que valia apena intervir. Claro que a enorme pressão de todos os especialistas em transportes a dizerem que a Ota seria um erro gravíssimo é capaz de ter ajudado.
"A localização na margem esquerda do Tejo inclina o País cada vez mais para sul."
Hoje em dia as decisões não se tomam com este tipo de raciocínios.
"A decisão é política e, dada a urgência, discordo da posição do Governo."
Se um ministro tomar uma decisão atirando uma moeda ao ar, a decisão é política. Mas não é este tipo de decisões que ajuda o país.
Quanto à urgência, a Ota é seguramente o local onde leva mais tempo a construir um aeroporto e onde há maiores riscos de derrapagens de prazos. Ainda hoje no parlamento um especialista dizia que duvidava que fosse possível ter a Ota pronta em 2017!
De modo nenhum. Os custos ambientais existem e são calculáveis em todos os locais. E é muito provável que até nesse aspecto Alcochete seja melhor do que a Ota.
"o rio é um sério obstáculo"
Obstáculo a quê? Para os aviões os obstáculos são os montes. Para os meios de transporte terrestre existem as pontes. Para a expansão do aeroporto Alcochete tem terrenos em abundância.
"todos as aspectos técnicos e económicos, de elevada complexidade, ligados a qualquer opção que venha a ser tomada, e onde vai ser importante a decisão política."
Mas a decisão política deve ser precisamente baseada nos estudos técnicos. Se não for esse o caso a decisão política limitar-se-á a ver o que interessa naquele momento aos governantes em vez de servir o país. Que era o que quase ia acontecendo.
a OTA talvez possa vir a ser o novo campo de tiro...
Não acredito que temos um crítico da teoria do deserto, by Mário Lino.
Nunca pensei...
Jamais, jamais, jamais!!!
Alguém em todas suas vertentes as vantagens e desvantagens de ambas as "candidaturas"? Eu não me apercebi de nada. Vejo é uns a dizer p+ara ali é que é bom, outros para acolá.
Explicações sustentadas, nas suas mais diversas variáveis não vi UMA.