Mensagens populares deste blogue
Divagando sobre barretes e 'experiências'…
Por
e-pá!
-
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c
26 de agosto – efemérides
Por
Carlos Esperança
-
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
É certo que a Ota tem alguns inconvenientes: o limite temporal da sua utilização, a gigantesca movimentação de terras que é necessário efectuar, a grande distância a que se encontra de Lisboa, e o obstáculo da garganta de Vila Franca de Xira para a eventual passagem do TGV, se este tiver de ligar-se ao novo aeroporto, como é desejável.
Manter a Portela e adaptar a base do Montijo para os voos low cost, parece-me ser a solução mais económica e a mais vantajosa para os diferentes interesses em jogo.
É uma simples opinião de quem não domina todos as aspectos técnicos e económicos, de elevada complexidade, ligados a qualquer opção que venha a ser tomada, e onde vai ser importante a decisão política.
Esta merda é esquerda ???? Eu que lutei no 25 de Abril, fui preso, fui para França (dei o salto), não me reconheço neste tristes...
Desculpem o desabafo, mas assim não....
2 - Se na Ota havia interesses (claro que os há em qualquer lado) qual é o interesse da CIP na nova localização?
3 - Qual foi a ideia do PR em intrometer-se neste assunto do Governo?
4 - A localização na margem esquerda do Tejo inclina o País cada vez mais para sul.
A decisão é política e, dada a urgência, discordo da posição do Governo.
Talvez pense que a escolha da Ota seria tão grave para o país que valia apena intervir. Claro que a enorme pressão de todos os especialistas em transportes a dizerem que a Ota seria um erro gravíssimo é capaz de ter ajudado.
"A localização na margem esquerda do Tejo inclina o País cada vez mais para sul."
Hoje em dia as decisões não se tomam com este tipo de raciocínios.
"A decisão é política e, dada a urgência, discordo da posição do Governo."
Se um ministro tomar uma decisão atirando uma moeda ao ar, a decisão é política. Mas não é este tipo de decisões que ajuda o país.
Quanto à urgência, a Ota é seguramente o local onde leva mais tempo a construir um aeroporto e onde há maiores riscos de derrapagens de prazos. Ainda hoje no parlamento um especialista dizia que duvidava que fosse possível ter a Ota pronta em 2017!
De modo nenhum. Os custos ambientais existem e são calculáveis em todos os locais. E é muito provável que até nesse aspecto Alcochete seja melhor do que a Ota.
"o rio é um sério obstáculo"
Obstáculo a quê? Para os aviões os obstáculos são os montes. Para os meios de transporte terrestre existem as pontes. Para a expansão do aeroporto Alcochete tem terrenos em abundância.
"todos as aspectos técnicos e económicos, de elevada complexidade, ligados a qualquer opção que venha a ser tomada, e onde vai ser importante a decisão política."
Mas a decisão política deve ser precisamente baseada nos estudos técnicos. Se não for esse o caso a decisão política limitar-se-á a ver o que interessa naquele momento aos governantes em vez de servir o país. Que era o que quase ia acontecendo.
a OTA talvez possa vir a ser o novo campo de tiro...
Não acredito que temos um crítico da teoria do deserto, by Mário Lino.
Nunca pensei...
Jamais, jamais, jamais!!!
Alguém em todas suas vertentes as vantagens e desvantagens de ambas as "candidaturas"? Eu não me apercebi de nada. Vejo é uns a dizer p+ara ali é que é bom, outros para acolá.
Explicações sustentadas, nas suas mais diversas variáveis não vi UMA.