Associação Ateísta Portuguesa


Mensagem do presidente da Direcção


A Associação Ateísta Portuguesa ao ter aprovado o Programa da Direcção e sufragado os membros que integram os órgãos Sociais, respeitou a lei, os compromissos assumidos e as expectativas criadas.

Vai agora cumprir o seu dever:

- Mostrar que o ateísmo é ética, filosófica e cientificamente válido e que são injustos os preconceitos na legislação e nos órgãos de comunicação social.

Promover e defender a laicidade do Estado não é apenas tarefa dos ateus, é a obrigação cívica dos que desejam aprofundar o exercício da cidadania democrática e defender a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, independentemente de qualquer crença ou ausência de crença no sobrenatural.

A AAP contestará as manifestações religiosas e pseudo-científicas com uma abordagem científica, racionalista e humanista, defendendo os legítimos interesses dos ateus, agnósticos e pessoas sem religião, bem como as perseguidas pela religião que praticam ou pela que abandonaram;

Todos os livres-pensadores, ateus, agnósticos e cépticos, são chamados a promoverem os valores da liberdade, do humanismo, da tolerância, da solidariedade e da paz. A AAP será também solidária com os crentes que defendam os Direitos do Homem contra os caprichos dos seus deuses, a igualdade de género contra a misoginia das suas Igrejas e o respeito pelas crenças alheias e a descrença contra o proselitismo dos seus padres.

Sendo a blasfémia um delito medieval que urge erradicar do Código Penal e a apostasia um direito inalienável que nenhuma religião tem o direito de retaliar, a AAP defenderá o ateísmo pelo seu mérito próprio, pois jamais alguma religião provou ser verdadeira, e não deixará de responder aos ataques e calúnias dos beatos com a tolerância dos justos e a firmeza dos que não sentem necessidade dos deuses que os homens criaram.

Lisboa, 19 de Julho de 2008

Carlos Esperança

Comentários

jrd disse…
Um abraco daqui, de um país onde nao se pergunta qual é a religiao que cada um professa.
Um país de liberdades e tolerancias.
e-pá! disse…
CE:

Nesta hora de "arranque" da AAP salta-me da memória uma frase de André Gide, proferida na primeira metade do séc. XX:
"Só o ateísmo pode pacificar o mundo de hoje".

Grande asserção!
É só olhar para o Mundo, no início deste século...
Raul P. disse…
Foi uma tarde bem passada e muito proveitosa. Até teve momentos de grande descontracção com a direcção a cair antes de ser eleita: andará no meio de nós um infiltrado da Opus Dei? Agora vamos ao trabalho que há muito a fazer. Estarei por cá sempre que tal for necessário. Um abraço.
Pai de Família disse…
Pois criem lá a vossa associação. É um direito que vos assiste.

Mas, com o devido respeito que uma associação desse tipo deve merecer num país como Portugal, parece-me algo patética essa vossa iniciativa.

Basta observar um dia de peregrinação ao Santuário de Fátima (e nem precisa de ser o 13 de Maio...) para constatar que há menos associados dessa organização do que fiéis num hectare em Fátima.

O Povo está com a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana - a única verdadeira e oficial em Portugal.

Quanto a isso, nada podeis fazer, porque o povo português esmaga os vossos objectivos.

Podem alardear à vontade, porque o povo é católico, e demonstra-o à saciedade.

A Devoção de Portugal a Maria é inultrapassável, e o Santo Dogma e a Boa Doutrina vencerão sempre num país temente a Deus e seguidor dos Seus Infalíveis Ensinamentos.

Podse não estar escrito na Constituição, mas Portugal tem uma Religião Oficial. Sabem porquê? Porque nada há a fazer contra um Povo que escolheu seguir, iluminado por Deus, os Ensinamentos da Santa Madre Igreja.
e-pá! disse…
Caro Pai de Família:

Aconselho-o a tomar em linha do conta as recentes declarações do cardeal Policarpo sobre o afastamento dos fiéis dos templos católicos.

Por outro lado, proliferam, por todo o lado, aquilo que a ICAR, chama de "seitas", tipo IURD, etc.

A criação de um deus deu origem a um "negócio" - com toda as as consequências e poderes daí avindos - que dura há mais de 2000 anos.
Neste momento terá chegado, ao terreno, uma concorrência organizada, com proventos e "espaço espiritual" para se afirmar.

A crise económica e social não atinge só a política, ela chega, também, ao campo religioso. Chega mascarada de um tipo de sofrimento - "divino".

Mas como dizia Oscar Wilde:
"Não há mérito algum em ter simpatia pelo sofrimento.
É muito mais difícil simpatizar com o pensamento."

E as Igrejas (todas) não forma construídas para cultivar o pensamento. Por isso, mesmo durando milénios, tornam-se efémeras.

Existirão, ainda, poucos ateus, mas o número de agnósticos, imunda as sociedades.
Pai de Família disse…
Quer então dizer, Sr. e-pá, que as centenas de milhares de peregrinos de Fátima - uma boa "bitola" se quisermos auscultar a religiosidade do país - não são religiosos.

Não contam para nada?

São poucos?

São ateus ou agnósticos masoquistas?

Porque, sr. e-pá, a freqûência de praticantes à Igreja não é a melhor medida.

Saiba que, com a heresia do modernismo a invadir as igrejas, muitos verdadeiros católicos sentem-se impelidos a praticar a sua Fé em sítios mais recatadas, sem música e sem festejos diabólicos.

Vá a Fátima um dia. Se não quiser, veja na TV. E sinta a força de uma nação católica a manifestar-se em toda a sua plenitude.

Deixe as igrejas (por agora e até à Restauração). Veja o povo católico, imenso, crente, sincero.

A crise da Igreja deve-se ao modernismo parasitário e herege. Não há afastamento das pessoas - há recato.

FÁTIMA: A IGREJA OFICIAL DA NAÇÃO PORTUGUESA EM TODA A SUA PLENITUDE. RICOS, POBRES, VELHOS, NOVOS, HOMENS, MULHERES!!!

Somos a maíoria e somos invencíveis!
Rui Luzes Cabral disse…
Por favor, não andem a contar espingardas. O que interessa não é saber-se se existem mais católicos ou mais ateus. O que interessa é que ambos se respeitem e que pelas suas formas de intervir em sociedade tentem mudar o mundo para melhor. A vida é tão simples, porque é que as pessoas passam tanto tempo a atacarem-se e a tentarem anular as ideias dos outros? Todos somos chamados a contribuir…
Ámen
Apóstolo TDS disse…
Permita-me, "pai de família", decepcioná-lo sobre suas crenças e dógmas milenares (milenares mas maldosos).

Por exemplo, você diz:

"A Devoção de Portugal a Maria é inultrapassável, e o Santo Dogma e a Boa Doutrina vencerão sempre"

Queira, por favor informar-se mais afundo pois o Soberano Senhor Jeová executará a infame religião falsa tão logo. Isto significará pra sua religião - a castólica e apóstólicás romanois a completa extinção. Logo não pode ser verdade o que vc diz aqui que "o santo dogma" sempre vencerá...

Leia este artigo com muita atenção e te corrige.

Seja pai de familia mas escolha melhor uma outra familia...

falow?
ana disse…
"Vá a Fátima um dia. Se não quiser, veja na TV. E sinta a força de uma nação católica a manifestar-se em toda a sua plenitude."

Muitos dos peregrinos nem sequer são católicos, sabem lá eles o que isso é!
São apenas ignorantes superticiosos que acreditam que alguém há-de resolver os seus problemas. Educados por pais e avós iguais, por padres sem escrúpulos e por um ditador que lhes negou a cultura e o livre pensamento. É só pedir a 100 deles que interpretem e expliquem a bíblia e já se fica com uma ideia.Aquilo que não conseguem explicar resumem-no à fé (cega). Há excepções, sim. Mas não são muitas.
Não quero deixar de referir que tenho bons amigos católicos mas também conheço outros, que nessa categoria se classificam e não passam de oportunistas sabujos. Enfim, como em tudo, primeiro está o homem e só depois a religião, partido político, etc.
e-pá! disse…
24.07.08 - na "Visão" (foto):

Quem era aquele senhor de óculos ao lado daquela senhora com um cálido e belo decote onde parece caber todo o ateísmo do Mundo?
Julio disse…
Tudo a fazer CONTRA o Catolicismo Romano! Nada contra pessoas em particular.
A religião é acreditar no que outros dizem saber daquilo de que nada sabem.
Júlio.
Joanesburgo.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides