Aníbal e um 'elefante natalício'...
O Governo apresentou cumprimentos de Boas Festas ao Presidente da República. Trata-se de uma cerimónia protocolar e tradicional sem qualquer outro significado
.
Aliás, num estado laico, como é o nosso, assume de duvidosa pertinência o desenrolar destes floreados, salamaleques e rodriguinhos imbuídos dos resquícios de filosofia cristã ‘pré-vestfália’.
O actual (ainda) Presidente da República, em final de mandato, aproveitou a oportunidade para lançar mais umas farpas ao Governo. Tudo o que vem à rede é peixe (será a nova filosofia cavaquista).
Mas o caricato, e simultaneamente mesquinho, terá sido a ‘parte gaga’ da sua alocução aos membros do Governo presentes na cerimónia. Ao anunciar que resolveu manter a ‘boa tradição’ deixou na sombra todos os equívocos para expor toda a sua pequenez (política). Na verdade, as tradições valem ('serão 'boas') enquanto possam ser colonizadas por ocultos (piedosos) desígnios políticos.
Disse o PR: “Eu considero que é uma boa tradição da nossa democracia e por isso decidi mantê-la, independentemente do Governo em funções" link.
(o sublinhado é nosso)
De facto, será que passou pela cabeça deste transitório inquilino de Belém quebrar a tradição só porque - como tem revelado amiúde - 'não gosta' do Governo em funções?
O homem carece de postura institucional para o cargo – isso é um dado adquirido pelos portugueses - mas o “…independentemente do Governo em funções” extravasa toda a decência democrática e afunda-se na mais abjecta tacanhez e mediocridade.
Além do mais, revela uma confrangedora falta de decoro cívico.
A vilanagem quando revelada na praça pública é, simplesmente, nauseabunda. O melhor é passar à frente e devorar umas rabanadas... Deixemos o 'bolo-rei' para este senhor... mastigar.
Comentários
A única boa notícia é que o próximo será melhor, seja ele qual for.
Na cultura, no espírito democrático e na ética republicana até o que menos desejo é incomparavelmente melhor. E não teve no passado negócios nebulosos.
Acompanho-o democraticamente com 1 (só) voto em Sampaio da Nóvoa.