Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
O Sr. Duarte Pio e o opúsculo
Por
Carlos Esperança
-
Li no excelente blogue De Rerum Natura , num post de Carlos Fiolhais , o seguinte: «De facto, o candidato a rei é autor de um opúsculo laudatório do Beato Nuno, onde se pode ler esta pérola: “Q uando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (“D. Nuno de Santa Maria - O Santo” , ACD Editores, 2005).»
Fiquei maravilhado com o que li e, sobretudo, por saber que o Sr. Duarte Pio escreve.
O Sr. Duarte Pio, suíço alemão, da família Bourbon, imigrante nacionalizado português pela conivência de Salazar e pelo cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, podia emprestar a imagem às revistas do coração mas precaver-se contra a ideia de publicar opúsculos.
Claro que não é necessário saber falar para escrever e, muito menos, ...
Comentários
indica muito sobre o pensamento subjacente ou supra jacente
é o que dá retirar de jazigos
frases de apaziguamento das massas a favor das élites
quando se é filho de um milionário das destilarias podem-se pagar
frases à Paulo Coelho
prenhes de significados na sua insigni fi cãncia
acrescentaria com minha homenagem ao misero Venerando,
digo em portugues, pq tb ele percebe mal ingles
"que poderei eu, Ele, evitar dizer, fazer, pensar - se isto ocorrer eventualemnte -, para não causar mais danos meu país amado"....
Pergunto-lhe se o cliché merecia uma foto-montagem.
E vendo bem, fizerem pelo seu país, num exercício democrático e pacífico. Já é mais do que o partido socialista, do qual não se ouve uma voz discordante, uma unanimidade digna de um regime kim-il-sunguiano.
Nas manifestações participaram apoiantes e militantes do PS. Se ler o jornal "As Beiras" de hoje, verificará que na manifestação de Coimbra participou a destacada militante e ex-deputada do PS Teresa Alegre Portugal, que até prestou declarações à Lusa, lamentando estar tão pouca gente.
Como vê, não há no PS o unanimismo que critica.
Foram tantos os exemplos que deu que... só me ocorreu pensar "excepções que confirmam a regra". Ou "excepção", no que em concreto à sua resposta diz respeito.
Por favor...
(e também não estava à espera de ver pelas manifestações o ps em peso! Estava apenas a comparar a pluralidade que vi na manifestação de lisboa com a que grassa dentro do partido socialista. Se acha que é com esse "destacado" exemplo que vai contrariar as minhas observações... Não é, e o senhor sabe-lo bem. Há críticas ao partido vindas de dentro? Onde? O caso da senhora teresa?