A ‘salvífica’ ANA…


Não se trata de Ana Gomes, nem de Ana Manso, nem sequer de Ana Drago. Muito menos da santa Ana putativa mãe da virgem.

A ‘nossaANA, é mais uma engenharia orçamental - privatização do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil - posta em marcha para camuflar o desaire da execução orçamental de 2012 onde se deitou mão a quase tudo. Desde cortes de subsídios, aos ajustes salariais, cortes nas prestações sociais, às subidas de IVA, às limitações nas deduções do IRS, etc..

O contratado défice orçamental (revisto no 6º. exame regular da troika) deveria situar-se nos 5%. Hoje, a aparece a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) a anunciar mais um falhanço mesmo que a privatização da ANA seja aceite por Bruxelas para ‘entrar’ no cálculo do défice. link 
.
Há cerca de 1 ano (17.10.2011) quando da apresentação do OE 2012, Vítor Gaspar, afirmou que a meta seria 4,5% e acrescentou que esse objectivo não poderia falhar. link. O ‘ilusionismo’ financeiro (na altura travestido de 'competência) é tão grosseiro e teimoso que em Março deste ano o ministro das Finanças continuava a afirmar que cumpriria o défice de 2012. link
Hoje, não é possível esconder mais a realidade. Tudo indica que o défice deslizará cerca de dois pontos percentuais dos previstos 4.5 %. O que é um ‘enorme’ erro e um 'colossal' falhanço (financeiro e político).

Consequências?

– O Governo, através do mesmo ministro, decidiu elaborar um OE para 2013 ainda mais austero e restritivo que mereceu, de vários quadrantes políticos, os epítetos de: ‘irrealista e ‘incumprível’.

- Ninguém tem garantias que este deslizamento orçamental não acarretará mais medidas de austeridade ( que continua a ser a ‘receita única’, apesar de todos os insucessos).

Quanto ao resto, i. e., a resolução (superação) da chamada ‘crise’, continuamos cá dentro à deriva, à mingua e na eminência do colapso (económico, financeiro e social) enquanto o Governo é incensado lá fora.
De facto, ao aproximar-se a quadra natalícia são apropriados os incensos. Seria bom que se aproveitasse este tempo para queimar (‘incendere’) estes ‘governamentais’ cromos. Que não são coisa que se cheire.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides