O DN e a conspiração contra a gramática

O DN de ontem, domingo, ofereceu aos leitores, fabricado em China [sic] do importador CHINA DO SECUL XXI [sic], um quadrado, 100% polyester, que repete quatro vezes a esfera armilar com os castelos e as quinas (V/imagem).

À volta, em fundo amarelo, vêm os erros de ortografia em letras verdes. Vou tentar copiar: «Heróis do mar, nobre povo, Nação valente, imortal. Levantai hoje de novo, o explendor [sic] de portugal [sic] Entre as brumas de memória, ó pátria sente-se a voz Dos teus egrégios avós, que há-de levar-te á vitória. As armas ! As armas ! Sobre a terra e sobre o mar!Ás armas!Ás armas!Pela Pátria lutar!Contra os canhões marchar, marchar!

Para além das trocas de acentos graves por agudos e da sua ausência, o esplendor dos ataques à gramática atinge o auge no «explendor de portugal» com o país em letra minúscula. O primeiro é um esplêndido erro de palmatória mas o segundo buliu com o meu patriotismo.

Não foi na China que descobriram a heterodoxa grafia, foi em Portugal que, antes dos primeiros pontapés na bola, começaram as agressões à gramática.

Hoje, o Diário de Notícias não se dignou pedir desculpa aos leitores.

Comentários

É um inadmissível atentado à língua, ao hino e à bandeira de Portugal!
É intolerável que um jornal com responsabilidades distribua uma porcaria dessas!
jrd disse…
O pasquim da avenida é assim, pouco limpo.
Pudera! Quem dá guarida a um tal Gonçalves.
ana disse…
E o pior é que para esta crise não há remédio. Começou no secundário e em poucos anos estendeu raízes para cima e para baixo. Agora, está aí, pujante e imparável.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides