A insurreição dos camionistas

Ponte Europa - Pitecos/Zédalmeida
Ninguém, de boa fé, negará a prudência e eficácia com que foi resolvida uma grave insurreição de camionistas, selvagem na forma, violenta nos actos e protagonizada por interpostas pessoas.

Por trás dos interesses estava a camionagem, à frente dos veículos estavam os camionistas. Cometeram-se ilícitos criminais cujo julgamento se impõe e viveram-se horas de angústia com o país amedrontado. As bombas de combustível secavam, os alimentos escasseavam nos supermercados e o pânico esteve próximo.

Deixemos os casos de polícia e as paixões exacerbadas por pescadores de águas turbas. É tempo de reflectir sobre esta anárquica manifestação que ninguém controlou nem comandou. Com a subida dos combustíveis fenómenos destes vão repetir-se e nenhum Governo estará à altura de os resolver. O petróleo, que esteve na origem do surto de progresso mundial das últimas décadas, transporta em si a estranha maldição da morte.

As primeiras vítimas foram os países produtores, chega agora a vez aos consumidores e ninguém tem coragem para explicar que o fim dos combustíveis fósseis é inevitável e que numerosas indústrias estão condenadas.

Para além do drama da falta de energia barata e dos reflexos que isso terá nos países mais pobres, das guerras que se adivinham e dos conflitos sociais que já se sentem, é altura de avaliarmos a incúria nacional que começou com o Eng.º Ferreira do Amaral e continuou nos Governos seguintes com vários ministros das Obras Públicas. Mataram os comboios e puseram o País à mercê das rodovias.

Temos camiões a mais e comboios a menos. Há muitos automóveis particulares e défice de transportes colectivos. É preciso inverter rapidamente a situação. E, para aqueles que, como eu, sempre suspeitaram da energia nuclear, é tempo de reverem as suas posições pois a gravidade da crise não deixa alternativas.

São negros os tempos que se avizinham.

Comentários

Concordo inteiramente com este post.É certo que se poderia limitar a rapidez da subida do preço do petróleo se se pudesse combater a especulação sobre ele. Mas não nos iludamos: o preço do petróleo tenderá sempre a ser cada vez maior, pois à medida que se vai esgotando o petróleo mais fácil de captar (perdõem-me a imprecisão de linguagem, mas não sou perito na matéria) é preciso ir buscá-lo a sítios mais difíceis de atingir, o que aumenta os custos de produção; ora esse aumento não pode deixar de se reflectir no preço do produto final.
Por outro lado, as "fontes" de petróleo no planeta não são inexauríveis; um dia acabarão. É pois urgente que se tomem medidas no sentido de poupar esse bem escasso que é o petróleo e, por outro lado, pensar em fontes alternativas de energia. A nuclear tem má fama, mas o recurso a ela é provavelmente inevitável.
odete pinto disse…
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/1134425.html

Porta-voz dos camionistas é militante activo do PSD
António Lóios, o auto-intitulado porta-voz da comissão de camionistas responsável pela paralisação nacional da última semana, tem uma carreira política intimamente ligada ao PSD, segundo apurou o Diário Económico. O que confirma as acusações que lhe têm sido dirigidas por parte de vários membros da direcção da ANTRAM.

ler mais.
Odete Pinto:

A informação faz todo o sentido.
Veja-se o currículo completo do tal António Loios, publicado no blog Câmara Corporativa:

Hoje, percebe-se melhor a posição vergonhosa assumida pelo PSD no lock-out das transportadoras. O líder dos empresários da camionagem — que cortaram estradas, incendiaram camiões, intimidaram motoristas, etc. — é um militante activo do PSD… que nem sequer está ligado ao sector do transporte de mercadorias. Veja-se o curriculum de António Lóios, porta-voz da comissão de camionistas:
• “Lóios entrou para o Partido Social-Democrata logo em 1974. Primeiro como 'jota' e depois como um dos seus militantes mais activos.”

• “Licenciou-se em engenharia informática e seguiu as tradicionais etapas de ascensão partidária.”

• “Foi vereador da Câmara Municipal de Arraiolos (de onde a sua família é natural) pelo PSD na década de 90”.

• “Foi membro da direcção do PSD de Évora.”

• “(...) recentemente, fez parte da comissão de honra da candidatura de Fernando Negrão à presidência da câmara de Lisboa – onde ele próprio se candidatou a presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau. Sem sucesso.”

• “No último mês, foi o director de campanha de Mário Patinha Antão nas eleições internas do partido.”

• “O engenheiro não é, nem nunca foi, camionista ou possuiu qualquer empresa nesta área.”

• “Nos últimos anos, Lóios tem trabalhado como representante português de um grupo espanhol que vende produtos lubrificantes para camiões, o que lhe permitiu entrar no meio e travar amizade com dezenas de camionistas e transportadores – que acabaram por lhe reconhecer legitimidade para os representar junto do ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, Mário Lino, com quem voltou a estar reunido hoje de tarde.”

posted by Miguel Abrantes @ 12.6.08
eng.rui.silva disse…
«Ficamos a perceber, sem dúvidas: quando o preço do barril sobe, a Galp aumenta os preços. Quando o preço do barril desce, a Galp aumenta os preços também», afirmou o deputado bloquista, esta quinta-feira, no Parlamento.

Na resposta, José Sócrates assumiu que tirou «lições» deste bloqueio dos camionistas e deixou um desabafo: «Foi a primeira vez que enfrentei uma situação deste tipo»; «foi um momento difícil».

O primeiro-ministro admitiu que sentiu o «Estado vulnerável» e que «não se compreende que algumas infraestruturas estejam tão dependentes do abastecimento por via rodoviário», acrescentando que «estão a ser estudadas alternativas».


HAJA COERENCIA SENHORES! SEJAM HONESTOS... AGORA QUE O VOSSO "MAIS QUE TUDO" DISSE O QUE DISSE, JÁ PODEM ESTAR DE ACORDO NÃO É? CAMBADA DE PAPAGAIOS!!!
Monteiro Valente disse…
Não pretendo partidarizar a discussão deste assunto, e compreendo que algumas das razões subjacentes ao aumento dos combustíveis escapem ao controlo do Governo, porque são externas. Mas o que não compreendo são as razões porque o gasóleo para iates e embarcações de recreio seja mais barato barato (0,80) que o gasóleo para quem trabalha (1,40 )- Portaria 117 - A, de 8 de Fevereiro. Dirão, porventura,que o volume das vendas de gasóleo para os iates e as consequentes receitas para o Estado são irrisórias em termos das contas gerais do Estado.O problema é outro , é a falta de moralidade de que o Governo dá mostras com esta medida, e várias outras similares, e é esta falta de moralidade que retira credibilidade ao discurso do Governo, para mais de um Governo que se reclama de socialista! Por este caminho quem irá acreditar na justeza das medidas alegadamente com vista à redução do défice orçamental? Quem irá acreditar em crise do Estado? Eu não!
odete pinto disse…
Também fiquei indignada quando soube do preço "de amigo" do combustível para embarcações.
Fui saber e tive que encolher os ombros - precisamos de cativar os turistas endinheirados, hélas...
Meu caro valente:

Ser contra o Governo é um direito.

Ser contra o preço dos combustíveis para iates é uma obrigação.

Fiquei sem saber a tua posição quanto à «insurreição dos camionistas «lock out» (assunto do post) e à designação «aquelas bestas» [GNR] por um primata que dirigiu a insurreição.
la mancha disse…
Meus amigos tenho pena, mas se os senhores já acham que foi um crime e uma fantochada o que o Sr Antonio Loios conseguiu fazer durante a paralização dos camionistas, pois leiam o seguinte que diz respeito ao suposto curriculo do mesmo publicado nos orgãos de comunicação social, e obvio que qem não acreditar no que aqui vou escrever pode sempre confirmar junto dos de direito.

O "Sr." António Loios, primeiro que tudo não é Engenheiro nem aqui nem na China, nem Informático nem de obras feitas. Quem quiser pode confirmar junto das escolas D.Pedro V e D.Dinis (como esta já foi encerradaprocurem junto da direcção geral de educação de Lisboa). Irão concluir que esse "Sr. Engenheiro" tem o 11º ano de escolaridade , portanto nem sequer o ensino secundário tem completo.Segundo o "Sr. Engenheiro" nunca foi vereador da Câmara Municipal de Arraiolos e para om confirmarem basta mesmo telefonar para a mesma ou e perguntar toda a gente terá o maior gosto por confirmar este dado pois a impressão que este "Sr. Engenheiro" deixou aquando da sua passagem por Arraiolos permite-lhe apenas nunca mais lá pôr os pés, a não ser que queira ter a Vila inteira á perna.

Por último, mas sem dúvida um dos pontos da controvérsia que realmente é só conjectural, e que tem a ver com o facto de este "Sr. Engenheiro", já ter confirmado ter três actividades profissionaIS DIFERENTES E BASTANTE IMCOMPATIVEIS, vou colar aqui o endereço do artigo, sobre o "Sr. Engenheiro", do diario económico online e quem tiver interesse leia a edição de sabado 21 junho do expresso que também editou um óptimo artigo explicativo da índole desse verme miserável.


primeira: que vocês lhe atribuem não sei em que fonte a encontraram
segunda:(endereço: http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/1134425.html)


Posto isto a única coisa que me dá alento é saber que este tipo de gente quanto mais seguros e poderosos se sentem mais merda fazem, e exacto foi isso mesmo que este "Sr. Engenheiro" acabou de fazer. Com o numero de pessoas que ja há quase dez anos lhe andam a jurar pela pele não lhe dou seis meses para estar atrás das grades, haja justiça neste país. Assim seja...
Desi Ingredients disse…
what a site you have i just love with your content if you want to see Philippines content than click Pinoy Tva full of entertainment site
I definitely have found a new obsession with any dessert that includes cranberries and oranges together. There is just something magical about the combination. PUMPKIN CHEESECAKE WITH GINGERSNAP CRUST click for more info...
Be Happy disse…
Watch Pinoy TV, Pinoy Lambingan, Pinoy Tambayan, Pinoy Ako, Pinoy1TV, Pinoy HD, Pinoy Channel, Pinoy Teleserye, Pinoy TV Shows Replay.
unknown disse…
Watch your favorite Teleserye, anytime anywhere. Keep checking back for fresh new videos update every day.
Viktoria disse…
If you do not want to let others know your writing status you can switch it in the privacy features of WhatsApp Plus APK.
Emily Watson disse…
Download Previous Versions of GB WhatsApp APK — Meet GB WhatsApp or GBWA for an acronym. Like the original, GBWhatsapp
Timm Jay disse…
This is a smart blog. I mean it. You have so much knowledge about https://tvteleseryee.su/">Teleserye, and also have so much passion about https://pinoyreplayteleserye.su/">Pinoy Teleserye. You also know how to make people rally behind it, obviously from the responses of https://pinoyflixteleserye.net/">Pinoy Flix, https://pinoylambingano.su/">Pinoy Lambingan and https://pinoylambinganako.su/">Lambingan.
GBWhatsApp disse…
Android application PacKage called APK An application file ready for installation in an
Android device. The compressed APK file, which is a ZIP archive in the JAR format



Pikashow MOD APK

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides