Concordo com Alberto João Jardim que só gente canalha é que faz política com uma tragédia desta magnitude. No entanto, procurar as causas radicais das catástrofes não é em si uma canalhice: é o primeiro passo para definir estratégias correctas para a prevenção de catástrofes no futuro. Da mesma forma que em Nova Orleães se concluiu desde o início que a causa radical essencial da catástrofe provocada pelo furacão Katrina sae deveu ao desinvestimento no reforço e na manutenção do dique no lago Pontchartrain. As consequências das catástrofes naturais, que têm causa furtuita, são frequentemente agravadas por erros humanos e institucionais. E é essencial que haja transparência e vontade de aprender com os erros passados para que se possa prevenir futuras tragédias.
Recomendo a Alberto João Jardim a leitura do excelente livro de James Reason, "Human Error", um tratado sobre o impacto do erro humano e das causas latentes na materialização de catástrofes naturais e industriais.
E deixo ainda aqui os meus pêsames e solidariedade com todos os Madeirenses.
Mensagens populares deste blogue
A FRASE
Por
Carlos Esperança
-
A descolonização trágica e a colonização virtuosa
Por
Carlos Esperança
-
Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários