Irena Sendler, que arriscou a vida, em Varsóvia, ocupada pelos nazis, para salvar da morte 2.500 crianças judias, faleceu aos 98 anos, segundo informou a sua família. (EFE VARSOVIA)
Que cara tão simpática, que sorriso tão aberto e franco , que expressão de bonomia, para uma "avó" que temos a sensação de ter encontrado em algum lado, de já nos ter ajudado, de nos ter consolado em qualquer infortúnio...
Na tenebrosa guerra nazi, no horrendo holocaustro, nasce a sensação que a vimos franquear a porta da fábrica de esmaltes ao lado de Oskar Schindler, a ajudar Aristides Sousa Mendes no Consulado de Bordéus...e de tantos outros incógnitos benfeitores da Humanidade.
Foi asistente social, "mãe" de 2500 crianças nos guettos de Varsóvia e uma avó que não viajou à Escandinávia para receber um prémio Nobel que a Academia lhe ficou a dever. Há mulheres que são heroínas...ou heroínas que por valentia são, também, mulheres.
É, infelizmente raro, mas grato e reconfortante um homem poder curvar-se, orgulhoso e engrandecido, perante uma Mulher. Hoje, sucedeu-me, isso!
Anónimo disse…
Sem dúvida uma grande mulher.
Anónimo disse…
Agora comparem a grandeza do feito desta senhora com o mediocre Ramos Horta. Ramos horta um heroi à portuguesa. Tal como foi temporariamente Paulo Pedroso, entre outros.
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
Na tenebrosa guerra nazi, no horrendo holocaustro, nasce a sensação que a vimos franquear a porta da fábrica de esmaltes ao lado de Oskar Schindler, a ajudar Aristides Sousa Mendes no Consulado de Bordéus...e de tantos outros incógnitos benfeitores da Humanidade.
Foi asistente social, "mãe" de 2500 crianças nos guettos de Varsóvia e uma avó que não viajou à Escandinávia para receber um prémio Nobel que a Academia lhe ficou a dever.
Há mulheres que são heroínas...ou heroínas que por valentia são, também, mulheres.
É, infelizmente raro, mas grato e reconfortante um homem poder curvar-se, orgulhoso e engrandecido, perante uma Mulher.
Hoje, sucedeu-me, isso!
Ramos horta um heroi à portuguesa. Tal como foi temporariamente Paulo Pedroso, entre outros.