Eutanásia

Por

João Pedro Moura

A eutanásia deverá ser um direito do cidadão!Trata-se da vontade da pessoa em viver ou não. Ninguém tem nada a ver com isso!Contudo, o caso tem várias implicações.Temos a eutanásia passiva e a activa.

Na passiva, terminam-se os tratamentos ou alimentação e aguarda-se o desfecho.Se a pessoa estiver em respiração assistida, sucumbe em poucos minutos; se estiver com tubo de alimentação e este for retirado, morrerá à fome. Neste último caso sou contra, por ser uma situação intrinsecamente cruel e penosa.

Na eutanásia activa, é ministrada uma substância ou várias, um forte sedativo e um relaxante do músculo cardíaco, como o pentotal de sódio, para terminar a vida.Tanto na eutanásia activa, como na passiva, o paciente poderá estar consciente ou inconsciente.

Se estiver consciente, entendo que deverá registar-se o seu pedido de morte, 3 vezes, em dias diferentes, para dar tempo e persistência à sua vontade.Este facto, o pedido do paciente, deverá ser testemunhado por 3 médicos e pelos herdeiros da vítima, que são os pais e os filhos, enfim, os familiares directos que houver.

Só a vontade do paciente deverá prevalecer. A vida é dele! Ele é que dispõe dela!

Se o paciente estiver inconsciente, então, não tem vontade, mesmo que outrora tenha dito que sim ou que não à eutanásia. Prevalecerá a vontade no momento. E a vontade no momento deverá ser a dos herdeiros, pais e filhos do paciente, e da sua quantidade maioritária de decisões.
Todavia, entendo que um serviço público de saúde não deverá sustentar a vida vegetativa duma pessoa, mesmo que os herdeiros queiram tal sustento à custa do erário público.

Para que serve uma vida vegetativa, que não pode ser realmente vivida, isto é, sem consciência do doente?!

a) João Pedro Moura

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides