Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Fiquei abismado!
Não sabem de nada sobre o futuro sistema de voto, não se interessam sobre a política portuguesa, parece que ignoram que Portugal existe...
Faltará motivar, incentivar, exercer a cidadania em pleno?
Reconheço que os portugueses sujeitos à diáspora tem o direito de participar na vida política nacional, a todos os níveis.
E não afirmo isto porque esteja à espera das suas remessas que, actualmente, como os próprios migrantes sabem, perderam todo o significado económico.
Mas assim, não! Uma das primeiras condições para votar é estar informado.
Caso contrário não existe qualquer tipo de imunidade para as "chapeladas"...
Depois de ouvir os meus patrícios, não pude deixar de interrogar-me:
Pela amostra, se nada lhes interessa, quem afinal votará?
Um enigma!
Com os mortos impedidos de votar, lá se vai mais uma tradição do Estado Novo.
SE HÁ, OU HOUVE MORTOS A VOTAR, O GRANDE JOSÉ LELO DEVERIA SABÊ-LO OU NÃO ??? Se não sabe, é porque é um incompetente para os emigrantes e como tal, da próxima vez... DERROTA NOVAMENTE... CÁ ESTAREMOS PARA VER!!!!
E como esse sistema também se aplica ao Continente e Regiões Autónomas, o seu funcionamento deveria preocupar-nos a todos.
Ora vejam: http://www.liberal-social.org/votos-dos-emigrantes-nas-elei-es