Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
Comentários
Fiquei abismado!
Não sabem de nada sobre o futuro sistema de voto, não se interessam sobre a política portuguesa, parece que ignoram que Portugal existe...
Faltará motivar, incentivar, exercer a cidadania em pleno?
Reconheço que os portugueses sujeitos à diáspora tem o direito de participar na vida política nacional, a todos os níveis.
E não afirmo isto porque esteja à espera das suas remessas que, actualmente, como os próprios migrantes sabem, perderam todo o significado económico.
Mas assim, não! Uma das primeiras condições para votar é estar informado.
Caso contrário não existe qualquer tipo de imunidade para as "chapeladas"...
Depois de ouvir os meus patrícios, não pude deixar de interrogar-me:
Pela amostra, se nada lhes interessa, quem afinal votará?
Um enigma!
Com os mortos impedidos de votar, lá se vai mais uma tradição do Estado Novo.
SE HÁ, OU HOUVE MORTOS A VOTAR, O GRANDE JOSÉ LELO DEVERIA SABÊ-LO OU NÃO ??? Se não sabe, é porque é um incompetente para os emigrantes e como tal, da próxima vez... DERROTA NOVAMENTE... CÁ ESTAREMOS PARA VER!!!!
E como esse sistema também se aplica ao Continente e Regiões Autónomas, o seu funcionamento deveria preocupar-nos a todos.
Ora vejam: http://www.liberal-social.org/votos-dos-emigrantes-nas-elei-es