Liberalismo com as calças na mão

O departamento americano do Tesouro revelou neste sábado detalhes do plano de 700 bilhões de dólares do governo para socorrer o setor financeiro dos Estados Unidos, que prevê mais poder de decisão para o secretário Henry Paulson.

Comentários

e-pá! disse…
Com as calças na mão... mas arrogantes!

É hilariante como alguns neo-liberais tentam dar a volta ao texto em comentários na comunicação social sobre esta terrível situação.

Em vez de se responsabilizarem pelas consequências do "mercado livre", que exaustivamente defenderam, retirando-lhe todo e qualquer tipo de regulação, o que conduziu ao desastre actual, glosam com a crise, afirmando que o "pessoal de esquerda", com as intervenções do Estado na Economia dos States, vai pensar que chegou o "socialismo" à América!

A sua "cultura" não dá para entender que ninguém gosta que o tomem por burro...muito menos por aqueles que não tiveram dignidade nem souberam honrar os negócios e venderam gato por lebre. Aquilo que por cá se chamam de aldrabões, vendedores de banha da cobra, pulhas, etc.

Perante tamanha indigência intelectual, tanta falta de escrúpulos, situações tão opacas, a minha pergunta é:
Como esconderam a inevitabilidade do "crash imobiliário" durante tanto tempo?.
MFerrer disse…
Apenas o esconderam o mais possível para garantir que quando rebentasse, fosse de tal forma que os liberais viriam todos em socorro.
Viriam com o dinheiro dos pobres socorrer os ricos. Até aqui tudo normal. Só que desta vez a dimensão do estouro é tal, que até querem tentar reparar os danos no sistema por via dereparações opacas. O tal de Paulson quer poderes ilimitados e dinheiro ilimitado para estancar a hemorragia, sem controlo seja de quem for. Pode ser que consiga. Mas tenho para mim que desta vez a hemorragia está descontrolada e que a época escolhida e as circunstãncias do tesouro americano não foram os ideais.
( preço do dólar, dívida externa, preço do petróleo, dos bens alimentares, guerra em duas ou três frentes, eleições à porta...)
Ou muito me engano ou vão pedir dinheiro à China e ao Japão e Singapura para tentar salvar a economia real.
Porquê esta pressa? É que a economia está baseada no crédito e este está parado.
Os próximos capítulos vão ser deliciosos e quem ganhar as eleições tem um bico-de-obra do caraças. E uma economia liberal para os pobres e um socialismo financeiro para os muito ricos. Não há memória de tal coisa...
MFerrer

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides