A luta pelo direito: o exemplo de Luís Grave Rodrigues

Li hoje, com sentida emoção, uma excelente reportagem de São José Almeida relativa à luta de um "pequeno Advogado de Odivelas" e de duas Senhoras (Teresa e Helena) pelo direito ao casamento civil.

Foi uma luta intensa, sentida e vivida; com grande dignidade pessoal e empenho profissional.

Esta foi a semana em que (quase) culminou este processo, com a declaração de não inconstitucionalidade por parte do Tribunal Constitucional da lei que permite o casamento de duas pessoas do mesmo sexo. O PR ainda pode vetar, mas mais cedo do que tarde esta lei será realidade e Teresa e Helena poderão contrair casamento.

Esta história mostra o poder das convicções e dá esperança a todos os cidadãos e a todos os juristas de que é possível construir um mundo melhor, mais justo, mais igual, mais livre e em que todos possam ter direito à felicidade.

Queria aqui deixar uma palavra de grande simpatia para com o colega de blogue - que não tenho o gosto de conhecer pessoalmente e de quem por vezes discordei - o Dr. Luís Grave Rodrigues, que demonstrou que aquele velho ideal da Luta pelo Direito („Der Kampf ums Recht“) de que falava o clássico Rudolf v. Jhering continua actual e segue sendo a luz que deve orientar os espíritos livres, adogmáticos e progressistas.

Parabéns Dr. Luís Grave Rodrigues, um grande Advogado de Portugal!

Comentários

«Pequeno advogado» ?

Grande no foro, na ética e na cidadania.

E com cerca de 1,95 metros.

É grande em tudo. Até na amizade com que se entrega.

Um abraço ao Luís Grave Rodrigues, colaborador do Ponte Europa.
andrepereira disse…
são palavras de São José de Almeida, que salvo erro reproduzem uma afirmação do próprio. Por isso termino com a afirmação: "grande advogado de Portugal"

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides