25.000 milhões de euros
Os dois grandes projectos para o século XXI – a Ota e o TGV foram retomados pelo actual Governo.
Muitos se recordarão de que Durão Barroso fez a campanha eleitoral que o levou a primeiro-ministro, até desertar para Bruxelas, opondo-se a estes empreendimentos.
Enquanto houver um português em lista de espera para uma cirurgia não haverá novo aeroporto - dizia.
Já primeiro-ministro, reiterou a intenção de cancelar estes dois projectos para, depois, o ministro das Obras Públicas reafirmar a sua necessidade e o ministro seguinte negá-la.
Deixemos o passado e o anúncio de trajectos do TGV completamente inviáveis e o marasmo de três anos a navegar sem rumo nem ventos favoráveis.
Portugal não pode dar-se ao luxo de começar hoje o que interrompe no dia seguinte. Os projectos ora anunciados são uma lufada de ar fresco numa economia estagnada e uma esperança na colocação de mão de obra, depois de três anos em que o desemprego não deixou de alastrar e a certeza de que ainda vai crescer durante algum tempo.
Muitos se recordarão de que Durão Barroso fez a campanha eleitoral que o levou a primeiro-ministro, até desertar para Bruxelas, opondo-se a estes empreendimentos.
Enquanto houver um português em lista de espera para uma cirurgia não haverá novo aeroporto - dizia.
Já primeiro-ministro, reiterou a intenção de cancelar estes dois projectos para, depois, o ministro das Obras Públicas reafirmar a sua necessidade e o ministro seguinte negá-la.
Deixemos o passado e o anúncio de trajectos do TGV completamente inviáveis e o marasmo de três anos a navegar sem rumo nem ventos favoráveis.
Portugal não pode dar-se ao luxo de começar hoje o que interrompe no dia seguinte. Os projectos ora anunciados são uma lufada de ar fresco numa economia estagnada e uma esperança na colocação de mão de obra, depois de três anos em que o desemprego não deixou de alastrar e a certeza de que ainda vai crescer durante algum tempo.
Comentários
a)TGV - com a renovação da linha do norte em curso, para quê uma segunda via/TGV, num país da nossa dimensão?
Em vez de atacar de imediato a linha de acesso a Espanha/Europa.
b)Aeroporto Lisboa - a construir na planicie do Rio Frio, se conforme projecto do tempo de Marcelo Caetano.
Ota - por pressões de A e de B a norte e por umas aves que habitam na margem sul (ambientalistas)
c)Nada do que digo é impeditivo de qq dos projectos. Antes pelo contrário, facilitador.
c)Quanto ao desvio de Rio Frio para Norte/Ota,os espanhóis/Badajoz, agradecem.
Dificil acertarmos uma.
Quanto à localização do aeroporto não podemos estar eternamente a discuti-lo. Já se perdeu demasiado tempo.
Quanto ao TGV só há uma linha rentável: Lisboa/Madrid. O T deitado é um desastre que espero afastado.
Perdeu-se uma oportunidade de beneficiar os interesses portugueses quando a CEE, digo bem, CEE exigia para financiar o dito TGV os dois países ibéricos se pusessem de acordo.
Foi aí que o DB e o seu Governo fizeram todas as asneiras que podiam.
1 a