Criação de empresas "na hora".

Amanhã, dia 14 de Julho, o Sr. Primeiro Ministro estará entre nós para oficiar o novo regime de constituição de sociedades comerciais e civis sob a forma comercial do tipo por quotas e anónima.
A Conservatória do Registo Comercial de Coimbra é uma das quatro, a nível nacional, a lançar a título experimental o regime.
Tal desiderato encontra razão no objectivo de "desenvolvimento da economia nacional em torno do plano tecnológico e da investigação e desenvolvimento", conforme consta do programa deste governo.
As intenções são sempre boas, no entanto, a constituição de uma pessoa jurídica nova deveria ter, qual casamento, um período de reflexão, onde fossem ponderadas todas as consequências de tal acto.
Ora, sem querer ser paladino da desgraça, creio ser esta uma "armadilha", em que muitos jovens, com as melhores das intenções, tombarão.
Há, nesta matéria, um profundo desconhecimento da realidade, até porque a sociedade comercial não é o meio ideal de atingir tais objectivos. Vejam, por exemplo o papel das associações e das cooperativas noutros países do primeiro mundo.
Com a constituição de uma csociedade comercial só há uma entidade que começa logo a ganhar dinheiro, mesmo com facturação zero: o Estado.
Gostava de estar completamente enganado.

Comentários

Anónimo disse…
Sou forçado a concordar consigo, embora só acredite que esta permissa da empresa na hora (que já foi no dia e na semana) só esteja em pleno funcionamento dentro de uma semana (problemas de sistema informático, ups! + um choque tecnológico).
Quanto às associações e cooperativas são bons comunicadores de intenções, o problema são os interesses que muitas vezes se instalam ou os objectivos com que são constituidas.
Continuação de bons posts.
Anónimo disse…
É caso para dizer que Coimbra está para as sociedades comerciais, como Las Vegas está para os casamentos.
Anónimo disse…
Então e se uns artistas constituirem uma sociedade para construir uns blocos de apartamentos e depois desaparecerem, que dá garantia de 5 anos aos compradores?
Anónimo disse…
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Perscription vardenafil hydrochloride drug Dalla plastic surgeons

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides