Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Quanto ao reflexos políticos e sociais, para além do domínio que detem a Companhia de Jesus sobre os Cavaleiros da Ordem de Malta e posições relevantes na Ciência e no Ensino Superior e Universitário, em todo o Mundo, não são tão visíveis - pelo menos nas venais negociatas - como a Opus Dei.
Este novo "Papa Negro" traduz o interesse que, neste momento, o Oriente, desperta no Mundo. É um profundo conhecedor do Mundo Oriental e, este facto, pode não ser estranho à sua eleição. Na Igreja não há ponto sem nó.
Ãparentemente, têm uma intervenção discreta, mas quiçá influente, na sociedade secular.
Não é do conhecimento público - mas são muitas as especulações - sobre o estado actual das relações entre os jesuitas e o Vaticano.
Em Portugal estudamos pouco sobre os jesuítas, talvez ainda sob os efeitos da maldição decretada pelo Marquês de Pombal...
E, claramente, apercebemo-nos disso - do seu "espirito bandeirante" - quando, por exemplo, visitamos o Brasil e tropeçamos na presença jesuíta, a cada canto - nas cidades, vilas e sertão.
Um assunto interessante para, com moderação e civilidade, discutir.