O estalinismo do presidente de alguns portugueses


Cavaco, com dinheiro do Estado português, deslocou-se a Bogotá, acompanhado da sua inerente esposa, espécie de prótese protocolar, para representar Portugal na inauguração da Feira do Livro, onde Portugal foi convidado de honra.

Pedir a Cavaco para representar Portugal numa Feira do Livro é como pedir a um talibã para representar um qualquer país numa conferência para a igualdade de géneros. Desta vez não levou Santana Lopes e Sousa Lara, sobretudo o último, que censurou ao único Nobel da literatura portuguesa «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», no seu Governo.

Faltou-lhe o inefável Sr. Duarte Pio que, perguntado sobre o que pensava de Saramago, como escritor, respondeu: «é uma ganda [sic] merda». E, de seguida, respondendo a outra pergunta sobre se já tinha lido algum livro do referido escritor, disse «não».

Cavaco não é apenas um político sem grandeza, um homem sem dimensão cultural e um cidadão que despreza a cultura. Ele sente orgulho na sua ignorância, é arrogante perante quem prestigia as letras portuguesas e nunca terá ouvido falar da plêiade de escritores para quem a língua foi a pátria ou a ferramenta que levou o nome de Portugal aos meios cultos do mundo.

Ao padre António Vieira há de julga-lo prior da Caparica e ao padre Manuel Bernardes cónego de algum cabido de qualquer Sé de província. Aquilino é um nome que jamais conheceu mas Saramago, o Nobel do nosso contentamento, não pode ter deixado de ouvir falar, ao menos pelo escândalo da censura feita pelo seu Governo.

Cavaco não causou escândalo entre os escritores que ontem o ouviram em Bogotá, nem entre os portugueses que o conhecem, a única surpresa é a desfaçatez com que apaga da galeria dos famosos o mais conhecido dos escritores portugueses de sempre.

Estaline teria inveja deste seu avatar e da facilidade com que se permitiu ignorar o nome maior da literatura portuguesa contemporânea da galeria de honra das nossas letras.

Comentários

e-pá! disse…
A omissão, por parte de Cavaco Silva, da figura de Saramago na Feira Internacional do Livro de Bogotá, onde se procedia ao lançamento de um inédito do Prémio Nobel português leva a 2 considerações:
1ª.) O livro de José Saramago apresentado neste certame - 'A estátua e a Pedra' - teria levado o PR pensar que o autor estaria a glosar com o seu exercício presidencial. (É de aqdmitir que o actual PR desconheça que o Nobel português da Literatura já faleceu);
2º.) - Quando Saramago foi - em 1992 - excluído por Sousa Lara de representar Portugal no Prémio Literário Europeu o onús foi carregado pelo então subsecretário de Estado da Cultura. O chefe do GFoverno era então Cavaco Silva. Haverá aqui mais um caso da 'mão de atira pedras escondida atrás do arbusto'?

Dá para pensar...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides