Comunicado do Opus Dei


"Tem aparecido nalguns meios de comunicação a opinião de que o banco Millennium Bcp irá deixar de estar sob o domínio do Opus Dei.

É uma opinião infundada: o Opus Dei não tem, nunca teve nem deseja ter, nem directamente nem por qualquer forma indirecta, nenhum domínio ou sequer intervenção na vida desse banco ou de qualquer outro. O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica com fins estritamente religiosos.

O facto de qualquer católico, membro ou não do Opus Dei, intervir livremente na sociedade civil com as suas opções não é suficiente para implicar nem a Igreja Católica, nem a sua paróquia, nem a prelatura do Opus Dei. A formação que o Opus Dei proporciona aos seus membros tem conteúdo e objectivos orientados exclusivamente para a vida espiritual de cada um, respeitando rigorosamente a liberdade e a responsabilidade pessoal nas suas actuações profissionais e públicas.

É por não interferir na sua liberdade de actuação que o Opus Dei não se identifica com as opções das pessoas ligadas à prelatura, independentemente do mérito dessas opções.

O cristianismo favorece a atitude aberta a todos, crentes e não crentes, a cidadania leal, a actuação não condicionada, a capacidade de arriscar sem medo de errar, e a responsabilidade inerente às decisões livres. Um conjunto de atitudes que robustecem o tecido das relações pessoais, familiares, laborais e comerciais que constroem a vida democrática."

a) Comunicado não assinado, publicado no Diário Económico.

Comentários

Anónimo disse…
Tanta ingenuidade, como esta que transpira do comunicado da "Obra", assusta! E assusta, porque tenho medo de vir a acreditar no que lá se escreve.O que seria catastrófico para a minha saúde mental.
e-pá! disse…
Este comunicado mais parece uma daquelas notas oficiosas do defunto SNI...
Anónimo disse…
"...É por não interferir na sua liberdade de actuação que o Opus Dei não se identifica com as opções das pessoas ligadas à prelatura, independentemente do mérito dessas opções."

É da minha vista ou estão a sacudir a água do capote em relação a Jardim Gonçalves e Cia.
Anónimo disse…
ninguém assina? será obra de deus?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides