De Mao a melhor

"Todos os bens são iguais"

China aprova histórica lei que reconhece propriedade privada
O comunismo já não é o que era!

Comentários

jrd disse…
Nada a opor, antes pelo contrário, sobretudo se os todos os bens forem iguais para todos, os que os produzem e os que os detêm. Dificil?
Camarelli disse…
claro que o que vai acontecer é o grosso da propriedade ficar nas mãos de 1% da população, e durante séculos manter-se-á na propriedade dos seus sucessivos descendentes, que com os lucros dessa possessão (leia-se exploração arrendatária), irão futuramente ser os patrões do resto do população, adquirindo as últimas empresas estatais que irão por fim ser privatizadas.

cá no ocidente é assim há tanto tempo, na china começou há pouco tempo. e advinhem quem são os felizes priveligiados? isso mesmo: quadros do PCC e suas famílias, que nos anos iniciais da política de «um país dois sistemas» foram enchendo os bolsos (alguns com falcatruas mas não necessariamente) e agora vêem a grande luz ao fundo do túnel. em pouco tempo a china já invadiu a tabela dos multimilionários de todo o mundo.

entretanto, somam-se milhares de protestos por ano com dezenas de milhar de camponeses e operários em violentíssimos confrontos com a polícia, mortos, destruição de património, etc. os motivos não nos são estranhos: salários em atraso, precaridade, perda sucessiva de regalias sociais que o demoníaco comunismo outrora garantia, deteorização dos hospitais e escolas, despedimentos em massa, etc etc. (sugestão: google --> "riots in china")

a principal função da polícia é proteger a propriedade privada ao serviço de um punhado de priveligiados. como o trabalho dos operários é propriedade dos patrões, os direitos de quem é explorado não são defendidos.

viva a propriedade privada! viva o capitalismo! uma china assim sim, mão d'obra barata, licença para explorar o povo, 'bora deslocalizar as empresas p'ra lá! direitos humanos? censura? agora já não importa para nada, não é? viva o Partido Capitalista Chinês!

(ok, ok, hoje estou cáustico)
Anónimo disse…
Como na ex união soviética, vai crescer a máfia enriquecendo uns poucos à custa de toda a população.
Capitalismo claro, agora não imperialismo, mas é provável que os porcos dessa máfia sejam brevemente mais bem tratados que a maioria dos chineses.
Quantos, hoje na ex URSS, desejam que volte o podre regime comunista.
Como aqui, quantos saudosistas do regime salazarento, que até defendem criação de um museu à gloria do tirano imbecil.
andrepereira disse…
Daqui a 10 anos a Forbes vai anunciar o TOP 10 dos milionários e lá constarão os burocratas do PCC
Anónimo disse…
Enfim, meia duzia de opinioes de iluminados intlectuais de esquerda, que ainda tentam vender ao mundo o comunismo fazendo crer que nesses regimes todos são iguais...começam a parecer uma anedota!
Camarelli disse…
incrível como os intelectuais de direita fazem extrapolações tão elaboradas da constatação de factos. opiniões? táquéto... espetar tudo num anedotário é mais económico e evita o incómodo de reconhecer o défice social que resulta do neoliberalismo.
Anónimo disse…
Óbvio, a China "um país dois sistemas" carecia de alteração na lei fundamental...a coesistência de Macau e Hong Kong com a China continental, a isso obrigaram.
Anónimo disse…
Os "comunistas" chineses descobriram agora o que Marx já tinha dito há mais de 150 anos: o socialismo nasce dos escombros do capitalismo;portanto, para haver socialismo tem de haver primeiro capitalismo. Todas as tentativas para "construir o socialismo" em países pré-capitalistas falharam redondamente, como não podia deixar de ser.
Por isso temos agora esta originalidade: se calhar o PC Chinês resolveu "construir o capitalismo" para que dele nasça o socialismo. Resta saber se o capitalismo será compatível com um regime ditatorial dirigido por um Partido Comunista; para quem seja marxista, é fatal que o capitalismo na China rebentará a superestrutura ditatorial pseudo-comunista que se mantém, por enquanto, no poder.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides