Iraque - Blair manipulou relatório da ONU

Hans Blix, o antigo chefe da missão de inspecção das Nações Unidas que procurou em vão as armas proibidas do regime de Saddam Hussein, acusou ontem o primeiro-ministro britânico Tony Blair de ter manipulado o relatório da sua equipa para justificar a invasão do Iraque.

Comentários

Anónimo disse…
E adianta...?
Unknown disse…
e eu, que sou uma ignorante, pergunto-me por que só agora diz o que já há anos tanta gente viu.
Anónimo disse…
Agora que o homem está na mó de baixo tudo lhe caí em cima...
E, merece-o!

Ao ser um indeflectível apoiante da inconsciente aventura bélica de Bush no Médio Oriente (não foi só do Iraque), jogou o seu nome e a sua carreira política no caixote do lixo da história.
Resta-lhe (salvaguardadas as devidas distâncias...) a eventualidade dos seus fiéis erguerem um museu no seu torrão natal (Edimburgo), para acolher os amantes do belicismo, da mentira, da irresponsabilidade.
EM TERMOS PURAMENTE HISTÓRICOS, pode não fazer muito sentido acusar George W. Bush pelo facto de os argumentos usados para invadir o Iraque se terem revelado falsos - pois, quando alguém provoca uma guerra, raramente alega as razões verdadeiras, preferindo recorrer a pretextos.

Claro que políticos minimamente inteligentes têm o cuidado de escolher alguns que, pelo menos, sejam verdadeiros - mas, neste caso, talvez isso já fosse pedir muito.

O certo é que veio agora Hans Blix (o ex-inspector da ONU que andou pelo Iraque a procurar, em vão, as supostas Armas de Destruição Massiva - ADM) dizer que, no seu relatório, os «??» haviam sido substituídos por «!!», como se frases do género «As ADM existem?» tivessem sido convertidas em «As ADM existem!».

É possível que nunca se venha a saber quem foi o pândego que se entreteve a brincar às línguas-da-sogra (artefacto que, quando enrolado, parece um «?» e que, depois de soprado, parece um «!»), pegando em pontos-de-interrogação e desatando a "endireitá-los". Mas o que não há dúvida é que foi alguém "de direita"...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides