Prémio Camões

O Prémio Camões 2007, o mais importante galardão literário da língua portuguesa, no valor de 100 mil euros, foi hoje atribuído ao escritor português António Lobo Antunes.

PONTE EUROPA regozija-se com a atribuição do justo galardão ao grande escritor e felicita o notável romancista – figura cimeira da literatura portuguesa.

Comentários

Anónimo disse…
LOBO ANTUNES,

Ainda não estou bem por dentro da literatura de Lobo Antunes. Mas não vou questionar a validade e mérito do prémio. O LA tem audiência e leitores, mas parece-me um homem de mal com a vida. Um escritor assim o que é que poderá produzir?

Zézé
Unknown disse…
Como escritor, acho que amadureceu e melhorou com a idade. Como pessoa, revela uma personalidade esquisita, a avaliar pelas entrevistas que tenho lido.
Anónimo disse…
Zézé está a fazer uma grande confusão. Por que motivo há-de proibir um rapazito mimado, egocêntrico e de mau feitio, de escrever belos textos?
Experimente ler as Crónicas.
Depois leia, (ainda agora) os dois primeiros terços da obra do homem e usufrua.
A certa altura vai começar a encontrar uns tijolos incompreensíveis, indecifráveis, densos como calhaus! Não desespere! Eles começam a aparecer a partir do momento em que o homem se convenceu de que é um génio, que não escreve para ignorantes. E a verdade é que, sobre esses, apenas o futuro poderá pronunciar um veredicto definitivo. O resto que se ouve por aí a propósito são louvores de circunstância, de ignorantes ou de oportunistas.
Mas que o prémio é merecido, não há dúvida!
Anónimo disse…
"Eu que me comovo por tudo e por nada". Terá dito ele ao receber a notícia.
Cá por mim, faz tempo que deixei de me "comover" com os seus livros.
Prefiro recordar as suas obras mais antigas.
Anónimo disse…
Experimente ler as Crónicas.

RE: É a melhor sugestão, de facto, para se aprender a gostar de um escritor que, como pessoa, procura ser antipático.

Para mim, continua uma tradição literária, um pouco perdida, que encontramos na «Campanha Alegre» e nas «Farpas».

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides