Mensagens populares deste blogue
Divagando sobre barretes e 'experiências'…
Por
e-pá!
-
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c
26 de agosto – efemérides
Por
Carlos Esperança
-
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
Sem fazer nada o défice deste ano (2007) deverá ser de 2.8%.
Basta fazer contas:
A administração pública foi aumentada de 1.5% (sendo que os salários mais baixos foram aumentados mais) e as promoções estão congeladas (assim como as novas admissões).
Como a inflação deve situar-se nos 2.2% e o crescimento 1.2%, o PIB nominal expandir-se-á 3.4%.
Para o peso dos salários em % do PIB ficar igual deveriam aumentar os mesmos 3.4%, mas com a actual contenção ficarão por 1.7%, ou seja 1.7%.de diferença. Pressupondo que estes representam cerca de metade da despesa então o efeito será metade: 0.8/0.9. Logo 3.7-0.8/0.9=2.8/2.9%.
Sócrates tem uma máquina de propaganda bem montada:
- Anuncia um objectivo que só um cataclismo o impedirá de alcançar.
- Depois tem resultados melhores.
- A seguir diz que é BOM.
Mas:
- A economia não cresce
- O desemprego não baixa
E aí não há maneira de mentir nos objectivos:
- Será que 1% de crescimento é objectivo?
- Será que 8% de desemprego é objectivo.
concordo q não há forma de diminuir os impostos se o objectivo fôr um défice abaixo dos 3%, mas se não é pq não baixar um pouco? IVA de 21 para 20 terá um efeito de 0.4 no défice: 2.8/2.9+0.4=3.2/3.3.
Daqui a um ano falamos...
el s
Estratégia que se segurá:
2008 aumentos de 1.5% para a adm. pública (novo corte no défice de 0.8 no PIB - défice final de 1.9/2%)
2009 Aumentos de 2.5% (efeito sobre o défice -0.5 com inf de 2 e cresciemto de 1.5)
Diminuição de impostos (IVA para 19% - +1% no défice)
Défice: 2.3/2.4
Ganha as eleições, desculpa-se no fim com a ligeira derrapagem com o fraco cresciemento.
2010 Aumentos de 1.5% (diminuição do défice em 0.8 -> 1.4%)
Dps vêm os problemas eleitorais para o próximo ciclo: pq com um défice controlado as pessoas vão exigir:
- Menos impostos
- Mais cresciemento
Mas como nada foi acautelado em tempo não irá surgir, logo, ...
el s
JUSTIÇA.
PINTO DA COSTA já apareceu ontem na TV, a enviar mensagens à comunicação social ... "há aí uns abutres na comunicação a falar mal do Porto", disse o homem. E calou-se...
A minha esperança é o Carolina Dois... porque estas palavras do Costa (depois do Major ter vindo `a TV dizer, não, não vou ser punido, depois de se apurar que o Sócrates é licenciado em engenharia mas não é engenheiro, depois do Vice Reitor da Universidade Independente ter dado a golpada e ir parar `a choldra, depois do José Ministro dos Santos lá da Câmara de Mafra sacar à grande...) são para levar a Justiça à pincha, pois esta deveria actuar... e nem uma palavra nem um acto...
Se o Costa se safar, como tudo indica, podemos fechar as portas e ir roubar para a estrada. Que miserável País somos...
ZÉZÉ
Na estrada já são mais os ladrões que os viajantes.
Alguém, para além do que vamos sabendo nas "Notas Soltas", sabe de algo mais ?.
Cá o pessoal preferia que essa comemoração fosse com "actos civicos"
TOPAS???
Um significativo apoio à Igreja Católica foi prometido por José Ramos-Horta no primeirocomício da campanha para as eleições presidenciais de Timor-Leste, marcadas para 9 de Abril.