Vaticano - Regresso ao passado

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI assinou um documento autorizando a realização de missas em latim. O documento será publicado em data 'muito próxima', segundo a agência 'Ansa', que cita fontes da Pontifícia Comissão 'Ecclesia Dei'. O documento 'Motu Proprio', que o Pontífice redigiu por decisão pessoal e que contém a normativa sobre as missas em latim, será de 'três páginas', de acordo com a mesma fonte. (Agência EFE)

Comentários

Anónimo disse…
Este, se não trouxer outra vez a santa inquisição, já não estamos mal!
Anónimo disse…
A Eleição deste Papa, significou isso mesmo: regresso ao passado e à mais pura ortodoxia.
É muito interessante a divagação que Eça (pela voz de Fradique Mendes) faz em torno deste assunto.

Para povos atrasados, a força dos rituais é muito superior à da mensagem. Para eles, uma missa dita em latim (incompreensível) é, de certo, muito mais eficaz (como aproximação ao "sagrado") do que uma outra dita por palavras que toda a gente percebe.

Está em jogo um ritual de ligação do Homem ao Divino, pelo que a "complicação" é fundamental para os objectivos em causa...
Anónimo disse…
boa essa, C.Medina!
e-pá! disse…
...e virão os ultra-nacionalistas dizerem que a medida de Bento 16 (já que as missas serão em latim, na numeração nominal pontificia passarei eu, de "motu proprio", a usar algarismos árabes), não será assim tão má.

Antes missas em latim do que facturas em castelhano!
CA disse…
Sem por em causa o que escreve o Carlos Medina Ribeiro, há que notar que Bento 16 vai apenas liberalizar o uso do latim que tinha sido drasticamente restringido para se impor as línguas locais.
Anónimo disse…
Os Estados nacionais deveriam fazer alguma coisa a respeito... latim é uma língua que já não é falada por nenhum povo, haja bom senso..

Apesar de tudo, não esperava que Bento XVI fosse colocar em prática o seu conservadorismo a este nível.

Diogo.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides