A Drª. Maria Neira...


A gripe A (H1 N1) segue os seu curso pandémico e o Mundo prepara-se para enfrentá-la.
Desde a toma precoce de oseltamivir ou de zanamivir até à ansiedade de ver chegar ao mercado uma nova vacina, há todo o tipo de planos de contigência para uma virose que parece ser, epidemiologicamente, incontrolável, mantendo, todavia, uma virulência baixa, como referem os relatórios da OMS.

Maria Neira, médica espanhola e Directora de Saúde Pública e Ambiente da Organização Mundial de Saúde (OMS) tem mantido sobre a evolução desta gripe uma atitude prudente, embora realista, rejeitando teorias “alarmistas”.
Tem-se desdobrado em contactos, em nome da OMS, para explorar todos os caminhos na negociação e no diálogo que lhe permitam “atenuar” a falta de solidariedade internacional no combate à pandemia. Mais do que isso, luta no sentido de combater as grandes desigualdades que vão, necessariamente, existir, entre os diferentes Países, no que diz respeito à distribuição de vacinas.
Estas desigualdades são, como é fácil depreender, económicas e sociais.

A Drª. Maria Meira tem sido incansável na procura de financiamentos – tarefa difícil nesta época de crise – e, para além disso, mantém uma porfiada negociação com a Indústria Farmacêutica visando reduzir os preços das vacinas, no intuito de melhorar a equidade da sua distribuição pelo Mundo.

“Todas as vias serão exploradas, esperemos que encontremos uma solução inteligente, criativa e solidária”, esta foi a conclusão da Directora de Saúde Pública e Ambiente da Organização Mundial de Saúde (OMS) - (na foto).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides