O Despertar - O semanário de Coimbra

Na sequência do meu artigo «Co-incineração e o amor aos lixos», editado inicalmente no Ponte Europa e, depois, em “O Despertar”, foi publicada uma carta do leitor a que responderei no próximo número.

Aqui fica a referida carta:


LIXO INTELECTUAL

O pior dos lixos é o intelectual.
Em artigo publicado no Semanário « O Despertar » de 23.02.2007 da autoria de Carlos Esperança afirma-se que “ o advogado das autarquias que contestam a co-incineração no Outão considerou já « irrelevante » a validação dos resultados porque – segundo ele -, se ignora a composição química dos resíduos que serão queimados no futuro » .

Se tivesse sido apenas esse o argumento invocado para considerar irrelevantes os resultados dos testes de co-incineração de resíduos perigosos de Dezembro de 2006 no Outão, haveria que dar razão ao autor do artigo « Co-incineração e o amor aos lixos » .

Não seria de facto de per si um argumento suficiente para, racional e consistentemente, sustentar a irrelevância dos resultados de tais testes .

Acontece porém que o primeiro e principal dos fundamentos que invoquei reside na falta de indicação da composição dos resíduos queimados durante os testes .

Ora se não se sabe de que substâncias eram compostos os resíduos nenhum sentido fazem os resultados dos respectivos testes de co-incineração .

É sabido que as dioxinas se formam a partir da combustão de substâncias com cloro .
Se não houver cloro nos resíduos não haverá libertação de dioxinas .

Logo é fundamental e imprescindível o conhecimento da composição dos resíduos para se poder aferir da perigosidade ou não perigosidade dos processos conducentes à sua co-incineração em fornos de cimento .

Não seria porém essa crítica ( ainda que maldosa e não séria devido à omissão dos demais argumentos invocados) que me levaria a escrever o presente artigo de opinião, mas sim as afirmações de que « Há uma conspiração a favor dos lixos … » e « Não venham travestir-se de ecologistas os litigantes de má-fé, oportunistas partidários e idiotas úteis que desconhecendo os riscos que diariamente se avolumam, se empenham na sabotagem de uma solução » .

Lamento muito Senhor Carlos Esperança, mas no nosso Estado de direito democrático ainda não foi atribuído aos cidadãos o direito de criarem Tribunais e se substituírem aos Juízes, pois em tal caso bem poderia criar o seu Tribunal do lixo .

A sua subserviência às teses Socráticas fica bem patente quando afirma « Já deu para perceber a má fé, irresponsabilidade e inconsciência com que se minam as decisões a favor de um país mais limpo e de um ambiente mais sadio » .

Para termos um País mais limpo e um ambiente mais sadio é que andamos a lutar contra co-incineração dos resíduos perigosos e contra o lixo intelectual que anda por aí a céu aberto .
Ao contrário do que o Senhor quer dar a entender, a co-incineração não é uma inevitabilidade, pois existem métodos de tratamento de resíduos dos quais não resulta a libertação de gases para a atmosfera, como é o caso da pirólise, que só não são postos em prática porque não interessam às cimenteiras e seus lacaios .

Para curar a inveja ainda não temos remédio, mas temos a esperança de o encontrar um dia .
a) Castanheira Barros - Advogado / Coimbra

Comentários

Anónimo disse…
Grande bronca!
Se o Dr. Barros, como tudo aponta, for para o Tribunal Constitucional, lá vai o PonteEuropa à vida.
Ele vai declarar este blog inconstitucional...
Anónimo disse…
Este blog não vai ser considerado inconstitucional pois pertence ao Mário Ruivo. só está "a ser" utilizado (ou usurpado?) pelo sr. Esperança pq o Mário está a prestar relevantes serviços a ele próprio, perdão, ao País assim como...já chega
Anónimo disse…
nelson:

Tem a certeza do que afirma?
Anónimo disse…
Excelente texto...

Mas para ser honesto, a única coisa que daqui retiro, é o facto da quantidade de pessoa e aqui mais um, (e alguns que o conhecem) chamarem ao Carlos Esperança "Lambe botas", será?????

"sua subserviência às teses Socráticas" ...... hummmmmmmm.... não tarda muito começo a acreditar.... pelo que me confidenciaram.... já começo a acreditar mesmo.......

Eh pá, por favor.... deem lá um tachozito ao idoso....
Anónimo disse…
Castanheira Barros, toca na ferida de Carlos Esperança, subserviência total às teses de Sócrates, sobre a co-incineração...se não é, parece, "lambe botas" na procura do tacho, bem ao jeito dos "bons rapazes do PS-Coimbra", será ?

COIMBRA SEMPRE
Unknown disse…
Mas qual co-incineração qual carapuça... O senhor pode ter a sua opinião, mas uma coisa é certa existem outras alternativas e dessa certeza nem o Sr. Sócrates se livra. Até para a Ota existem alternativas mais viáveis. ora a teimosia se fosse co-incinerada é que não causava transtornos a ninguém. Só falta afirmar que nos tornamos um país mais atrasado se não aderirmos á co-incineração. Ou ao nuclear! Já agora!
Anónimo disse…
cfreitas:

É curioso ser este post, sem comentários meus, uma opinião contrária à co-incineração e acabar por ser o pretexto para condenar o meu ponto de vista.

É a vida, como dizia um saudoso Engenheiro.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides