O Despertar - O semanário de Coimbra
Na sequência do meu artigo «Co-incineração e o amor aos lixos», editado inicalmente no Ponte Europa e, depois, em “O Despertar”, foi publicada uma carta do leitor a que responderei no próximo número.
Aqui fica a referida carta:
LIXO INTELECTUAL
O pior dos lixos é o intelectual.
Em artigo publicado no Semanário « O Despertar » de 23.02.2007 da autoria de Carlos Esperança afirma-se que “ o advogado das autarquias que contestam a co-incineração no Outão considerou já « irrelevante » a validação dos resultados porque – segundo ele -, se ignora a composição química dos resíduos que serão queimados no futuro » .
Aqui fica a referida carta:
LIXO INTELECTUAL
O pior dos lixos é o intelectual.
Em artigo publicado no Semanário « O Despertar » de 23.02.2007 da autoria de Carlos Esperança afirma-se que “ o advogado das autarquias que contestam a co-incineração no Outão considerou já « irrelevante » a validação dos resultados porque – segundo ele -, se ignora a composição química dos resíduos que serão queimados no futuro » .
Se tivesse sido apenas esse o argumento invocado para considerar irrelevantes os resultados dos testes de co-incineração de resíduos perigosos de Dezembro de 2006 no Outão, haveria que dar razão ao autor do artigo « Co-incineração e o amor aos lixos » .
Não seria de facto de per si um argumento suficiente para, racional e consistentemente, sustentar a irrelevância dos resultados de tais testes .
Acontece porém que o primeiro e principal dos fundamentos que invoquei reside na falta de indicação da composição dos resíduos queimados durante os testes .
Ora se não se sabe de que substâncias eram compostos os resíduos nenhum sentido fazem os resultados dos respectivos testes de co-incineração .
É sabido que as dioxinas se formam a partir da combustão de substâncias com cloro .
Se não houver cloro nos resíduos não haverá libertação de dioxinas .
Logo é fundamental e imprescindível o conhecimento da composição dos resíduos para se poder aferir da perigosidade ou não perigosidade dos processos conducentes à sua co-incineração em fornos de cimento .
Não seria porém essa crítica ( ainda que maldosa e não séria devido à omissão dos demais argumentos invocados) que me levaria a escrever o presente artigo de opinião, mas sim as afirmações de que « Há uma conspiração a favor dos lixos … » e « Não venham travestir-se de ecologistas os litigantes de má-fé, oportunistas partidários e idiotas úteis que desconhecendo os riscos que diariamente se avolumam, se empenham na sabotagem de uma solução » .
Lamento muito Senhor Carlos Esperança, mas no nosso Estado de direito democrático ainda não foi atribuído aos cidadãos o direito de criarem Tribunais e se substituírem aos Juízes, pois em tal caso bem poderia criar o seu Tribunal do lixo .
A sua subserviência às teses Socráticas fica bem patente quando afirma « Já deu para perceber a má fé, irresponsabilidade e inconsciência com que se minam as decisões a favor de um país mais limpo e de um ambiente mais sadio » .
Para termos um País mais limpo e um ambiente mais sadio é que andamos a lutar contra co-incineração dos resíduos perigosos e contra o lixo intelectual que anda por aí a céu aberto .
Ao contrário do que o Senhor quer dar a entender, a co-incineração não é uma inevitabilidade, pois existem métodos de tratamento de resíduos dos quais não resulta a libertação de gases para a atmosfera, como é o caso da pirólise, que só não são postos em prática porque não interessam às cimenteiras e seus lacaios .
Para curar a inveja ainda não temos remédio, mas temos a esperança de o encontrar um dia .
a) Castanheira Barros - Advogado / Coimbra
Comentários
Se o Dr. Barros, como tudo aponta, for para o Tribunal Constitucional, lá vai o PonteEuropa à vida.
Ele vai declarar este blog inconstitucional...
Tem a certeza do que afirma?
Mas para ser honesto, a única coisa que daqui retiro, é o facto da quantidade de pessoa e aqui mais um, (e alguns que o conhecem) chamarem ao Carlos Esperança "Lambe botas", será?????
"sua subserviência às teses Socráticas" ...... hummmmmmmm.... não tarda muito começo a acreditar.... pelo que me confidenciaram.... já começo a acreditar mesmo.......
Eh pá, por favor.... deem lá um tachozito ao idoso....
COIMBRA SEMPRE
É curioso ser este post, sem comentários meus, uma opinião contrária à co-incineração e acabar por ser o pretexto para condenar o meu ponto de vista.
É a vida, como dizia um saudoso Engenheiro.