Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
Comentários
Quanto a erros:
O primeiro erro foi em 1979 aquando da sua passagem fugaz pelo ministerio das financas no governo de Sa Carneiro. Decidiu combater a inflacao parando a desvalorizacao continua do escudo. Os nossos concorrentes mais directos (Grecia, Espanha e Italia) continuaram a desvalorizar as suas moedas. Resultado: Portugal perdeu competitividade internacional, a inflacao nao foi parada uma vez q n houve contencao salarial e em 1983 tivemos q implementar um plano de emergencia do FMI. Basta ler os relatorios anuais do BPortugal de 1978 a 1983. (Houve mais causas da crise mas esta ajudou)
O segundo foi muito mais duradouro. Nao foi bem um erro, foi uma ausencia de politica de I&D para Portugal. Nao reformou nem estimulou este sector, ao contrario de Espanha, e o resultado e' que hoje somos ultrapassados por economias de leste onde o nivel de formacao dos cidadaos e muito maior do q em Portugal.
Mas e os outros o que fizeram? Restruturaram a politica economica eindustrial do pais, ou mantiveram-se sempre leais a lobbies economicos? Contribuiram para rupturas ou mantiveram os incentivos para q se mantenha tudo na mesma. Qual a contribuicao do M. Soares para o desenvolvimeto do pais? Ou do Guterres, ou do Socrates, oudo Durao, o do Santana?
Estruturalmente estamos na mesma, dependentes de mao de obra barata e sub-contratacao. O que e' peciso e romper com voces (dirigentes e politicos portugueses movidos por interesses de "job for the politcs"), pq se Salazar nao queria uma populacao instruida para manter o poder, os politicos portugueses nao querm uma populacao demasiado instruida que possa questionar o poder.
PS: O argumento do combate ao lobby das farmacias é falso, pq s por um lado se tira com uma mao äs farmacias por outro dá-se com a outra a venda aos hipermercados (que n s vigiados nas suas politicas de cartel e divisao do país). Mais proficuo era verificar o preco dos medicamentos e multar a ANFarmacias por praticas de cartel, mas isso mexe no bolso d quem subsidia partidos....
Eu apenas expressei aquilo que acho e não ofendi ninguem, quer queira, quer não o Dr.Cavaco Silva tambem teve responsabilidades na actual situação do país, em particular ao nível da ineficiência do funcionamento do Estado
Desde já o próprio Cavaco trabalha no sector do estado, eu tb e vocès.
Sendo honestos digam se o sistema publico fosse eficiente quantos postos de trabalho dentro da vossa categria seriam eliminados (em percentagem).
Quanto a mim penso que cerca de 20 a 25% o que dá a probabilidade de 20 a 25% de eu ser um parasita. Quanto ao Cavaco pelas funcoes que desempenha penso que 10%, logo a probabilidade de ser um parasita é de 10%.
Tenham coragem e sejam honestos.
E rir faz bem à saúde.
Obrigado!
(Em Fevereiro lá nos encontraremos a votar...)
Ó rapaz, preocupa-te mais com o dr. Soares e deixa em paz o Prof. Cavaco.
Tens é de fazer campanha pelo teu candidato.
Qualquer dia acontece-te o mesmo que te aconteceu nas autárquicas: preocupaste-te tanto com o Encarnação que o Baptista levou uma "banhada".
Mas tenho uma certeza: Soares será o coveiro.
Por falar nisso: onde é que Soares prestou o serviço militar?
Contem lá, que estou curioso!
Esteja à vontade para se identificar, ao contrário de si não sou rancoroso e não guardo mágoas ou invejas escondidas, seja "gente" e identifique-se.Caso contrário peço-lhe para participar na discussão do tema e não andar a agredir e a lançar calúnias.
O meu muito obrigado.
É verdade ou é mentira?
Repito: quem é o Nuno?
O problema é o mesmo quer no estado quer na privada, chama-se falta de concorrencia e lobbies. Portugal tem de perder a mania de andar sempre à espera que o Estado resolva tudo, proteja as empresas e dê emprego a todos, quer seja através de despesa, quer seja através de leis de favorecimento, quer seja através do fechar de olhos a práticas não concorrenciais.
É DA VIDA PÁ!
Já viram bem a nossa aflição? Estamos todos mesmo aflitos, não é? Salvem-nos, salvem-nos, que nos perdemos.