Não há perigo à vista

Um país que sobreviveu a três anos de Durão Barroso e Santana Lopes, que ainda existe como democracia depois da passagem pelo Governo de Paulo Portas e Celeste Cardona, um país que acredita em milagres e na competência de Bagão Félix, pode facilmente ter Cavaco dez anos presidente da República. Não é desejável mas não seria uma catástrofe.

Não é justo atacar Mário Soares ou Manuel Alegre que sofriam o exílio e a prisão quando o actual salvador da Pátria fazia pela vida sem se dar conta do salazarismo nem da nódoa inapagável do colonialismo.

Quando se fala na «traição» de Soares a Zenha, candidatura que subscrevi, lembro-me da crueldade com que Cavaco tratou Fernando Nogueira, o seu mais dedicado e competente colaborador, e do acinte que nutre por Santana Lopes que, sendo um erro de casting para primeiro-ministro, foi o orador brilhante que o levou à liderança do PSD/PPD na Figueira da Foz.

Quando os cavaquistas do costume falam no homem tranquilo e sereno recordo aquela fatia de bolo-rei que ultrapassava a capacidade da boca e se recusava a ser deglutida.

Cavaco é um homem sério, democratizado e com qualidades para o cargo a que concorre.
Ponto final.

Deixem as ficções que jogam com a memória curta dos portugueses. Por muito que custe aos antigos e recém-convertidos cavaquistas, o melhor Governo dos últimos trinta anos coincidiu com o primeiro mandato de Guterres. Não é uma questão de fé, é a frieza dos números e a existência de múltiplos indicadores internacionais que o comprovam.

Apostila – As sondagens do Diário de Notícias, de hoje, são arrasadoras para a esquerda. Esperemos pela campanha.

Comentários

Anónimo disse…
Ficámos a saber que o Carlos Esperança é um convertido ao soarismo, depois de ter sido um fiel apoiante de Salgado Zenha. Só não muda quem é burro. E é burro quem não admite mudar.
Anónimo disse…
Salgado Zenha morreu.
É uma grande referência ética da República.

Não vejo como poderia votar nele, estando morto.

Recordo-me, no fascismo, que os mortos votavam mas não eram votados.
Anónimo disse…
Boa malha, Adalberto. Deduzo das suas palavras ao CE que também vai votar no Soares?


AC
Anónimo disse…
Carlos uma vez que está tão preocupado com a democracia em Portugal o que dizer do comportamento da DREC: "DREC chama professores da escola Alice Gouveia " in Diaro de Coimbra
Anónimo disse…
Exmos Senhores:

Fica a prova de que o Carlos esperança não admite mudar (nem sequer admite que votou no Soares na 2.ª volta das eleições de 1986; bem, esse era o tempo em que o Sr. Esperança era eanista...).
Não, não vou votar no Soares, apesar de ser militante do PS e de ter apoiado o Sócrates para secretário-geral. Sei assumir os meus erros. Nas presidenciais, vou votar no Manuel Alegre.

Zé do Boné
Anónimo disse…
E até lhe digo mais, Sr. Esperança:
Tenho 55 anos, e fui preso pela PIDE, por duas vezes, em 1969 e em 1971. É por isso também que não não gosto da sua arrogância. Não discuto o seu sofrimento, mas isso não lhe dá o direito de dar lições aos outros, revelando, afinal, pouca seriedade política. Eu sou do PS, com muita honra. Mas não sou cego. Se o Sr. concorda com o que o Sócrates e o Soares (ambos por interesse próprio) fizeram ao Manuel Alegre, eu não concordo. Falo com independência, dentro do partido que foi sempre o meu mas nunca o seu.
Adalberto Teixeira
Anónimo disse…
Levas cada tareia, ó Esperança!
Mano 69 disse…
«(…)pode facilmente ter Cavaco dez anos presidente da República. Não é desejável mas não seria uma catástrofe.»

Haja esperança que o Carlos da dita já prevê o futuro.

«Não é justo atacar Mário Soares ou Manuel Alegre que sofriam o exílio e a prisão quando o actual salvador da Pátria fazia pela vida sem se dar conta do salazarismo nem da nódoa inapagável do colonialismo.»

Não há nada como utilizar amiúde o complexo “Fernando Rosas”, dá sempre jeito ter à mão dizer “eu tenho pergaminhos antifascistas e tu não” e por outro lado, é uma maneira airosa de colocar um ponto, parágrafo, travessão na discussão.

«Por muito que custe aos antigos e recém-convertidos cavaquistas, o melhor Governo dos últimos trinta anos coincidiu com o primeiro mandato de Guterres.»

Coincidiu sim senhor e foi precisamente quando ele, o Guterres, inopinadamente deu à sola em virtude de não aguentar o stress de ser primeiro-ministro.
Anónimo disse…
Onde é que, seguindo o seu cronograma de virtudes democráticas, se situa o Dr. Freitas do Amaral? À esquerda ou à direita da pena do Dr. Marcello Caetano?
Anónimo disse…
O que é "ética republicana"?
Anónimo disse…
CAVAQUILÂNDIA
Atenção adoradores de cavacos e de outros santos fraudulentos:

Atentai nas palavras objectivas de Esperança: "o melhor Governo dos últimos trinta anos coincidiu com o primeiro mandato de Guterres"

É PURA VERDADE

Custa-vos a engolir esta verdade porque é GRANDE e verdadeira, não é? Baseada em factos, não em especulações
O vosso fanatismo é algo que entristeçe porque é feito duma mistura de fé, propaganda e ódio.

Enfiaram-vos com a casséte pelas orelhas não foi?
Respeito. O respeitinho é muito lindo. Não mudem de opinião, não sejam críticos, nem questionem nada. Continuem assim. Prosélitos, de joelhos. Já vos vi assim, não faz muito tempo, a rezar a São Santana e vejo-vos de novo agora pelo São Cavaco.
Continuai que ser burro também é uma opção e isto ainda é uma república livre.
Quem é que acredita que os burros estejam em perigo de extinção?
Anónimo disse…
o velho jarreta chamou dinossauro ao Fidel e agora é o que se vê.
É necessário voltar ao poder para pôr a família novamente bem, em especial o malandro do filho que nunca fez nada na puta da vida.
el s (pc) disse…
Nada com desmontar verdades não verdadeiras sobre Cavaco.

http://blogdelsniper.blogspot.com/
Anónimo disse…
Só a incapacidade da dita sociedade civil é que leva que os Partidos em eleições presidenciais, nos imponham sempre os mesmos.
E aqui são todos iguais, Cavaco no PSD, Soares no PS, Jerónimo no PC e Louçã no BE. Vai tudo dar ao mesmo em termos de debate politico.
Quanto ao Alegre, se é alguma coisa na política deve-o ao PS e agora atira-se ao PS. Também já dei para esse tipo de atitude, de querer andar na mó de cima da politica, mas quando devia assumir responsabilidades deu sempre à sola.
Estas eleições presidenciais são a oportunidade perdida para dar uma sacudidela no paraisitismo político, assumindo candidatos que poderiam sair de dora dos Partidos, e estes se quisessem que fossem atrás.
Alguns exemplos que poderiam ser referências politicas do País, divergentes quanto ao espectro social e politico, mas sem dúvida referências do País, José Saramago,António Damásio, Eduardo Lourenço, Barbosa de Melo, Rui Alarcão, e tantos outro que amanhã me lembrarei.
1313 disse…
A culpa disto deve ser da PJ,que apreende a "droga boa" toda ...
Mano 69 disse…
José Saramago?
Ó Anónimo você passou-se ou quê?
Anónimo disse…
No país de memórias curtas e do politicamente correcto, Guterres foi sempre "o mal amado" da comunicação social.

Diz bem Carlos Esperança sobre o primeiro governo de Guterres - basta SÓ ver o importante indicador de desenvolvimento PNUD (para quem se preocupa com um PAÍS europeu e não do terceiro-mundo).

Já quanto ao segundo governo, uma vez mais sem maioria, desiludiu-me profundamente pelos continuados recuos, justamente por não ter apoio maioritário, e daí o célebre pântano.

Quanto a Salgado Zenha, que muito admirava, não votei nele por causa de Eanes e do defunto PRD.

Nunca esquecerei o debate Soares-Zenha sobre a alegada superioridade ética do PRD. Cito (de memória) Soares: pois é, mas na Dinamarca há dirigentes de um partido similar que estão na cadeia, por corrupção.
Anónimo disse…
Escreveu um anónimo:
Atentai nas palavras objectivas de Esperança: "o melhor Governo dos últimos trinta anos coincidiu com o primeiro mandato de Guterres"
É PURA VERDADE
Escrevo eu:
É PURA MENTIRA!
Uma obra, vá lá só uma, que o Guterres tenha feito?...
Digam lá!
O Guterres foi-se embora, com dignidade, porque não podia lutar contra o pântano que ele próprio ajudara a instalar, nos 6 anos de Governo!
É verdade ou é mentira?
É claro que é verdade!
Anónimo disse…
Saramago?
O que despediu jornalistas no DN?
Rui Alarcão?
O que foi reitor 16 anos com estatutos que não permitiam mais de oito?
São estas referências?
Vou ali e já venho...
Anónimo disse…
Uma obra, vá lá só uma, que o Guterres tenha feito?...
Que tal a ligação por AE Lisboa-Madrid.
Que tal a remodelação da linha do Norte e a introdução dos comboios pendulares.
Que tal a autoestrada para o Algarve.
Que tal o inicio da autoestrado do interior.
Que tal a continuação da autoestrada do Oeste.

Na verdade em Km de Autoestrada Guterres em 6 anos contruiu tanto como Cavaco em 10.
Mas não se vive só de autoestradas, então e os prgramas pólis paralisados pelo governo de Durão?
Que tal a requalificação do litoral.
Que tal a cobertura a quase 100% da pop. portuguesa pelo saneamento (que tanto jeito deu a Santana na Figueira).
Anónimo disse…
Repito o meu argumento principal:

O EX MINISTRO CAVACO É UMA FRAUDE.

Foi um ministro de governos arrogantes, despesistas, e que estão na origem dos maiores problemas com que o país se debate hoje.
CAVACO É O "PAI DO MONSTRO".
Cavaco não deixou saudades, foi corrido na urnas, tarde, mas em boa hora.

É espantosa a "transformação" e como se apresenta hoje DE NOVO a votos, para o cargo de presidente. A intenção revanchista é obvia. Cavaco representa o ódio mais profundo que a Direita tem da esquerda (dos socialistas em particular já que são eles os que maiores hipóteses têm de chegar ao poder como acontece actualmente).

As novas cores com que o EX MINISTRO Cavaco Silva se apresenta hoje, são areia que nos é atirada para os olhos.
Por artes mágicas, o EX MINISTRO CAVACO SILVA apresenta-se agora "à civil", como um D.Sebastião ressuscitado. O Sr professor para aqui e o sr. professor para ali ... como se não FOSSE POLÍTICO E nada tivesse a ver com a política e nunca cá tivesse estado.
Renegar o seu próprio estatuto ou profissão é o primeiro indício de que não devemos esperar modificações na maneira de ser do EX MINISTRO

DO CAVAQUISMO TODOS RECORDAM apesar do tempo que passou entretanto,
UMA CONJUNTURA INTERNACIONAL DE VACAS GORDAS. MAS O BALANÇO FINAL DO CAVAQUISMO FOI : DESPERDÍCIO, DESPERDÍCIO ...
TODA A GENTE SE LEMBRA DO REGABOFE QUE FOI O CAVAQUISMO DOS CAMBALACHOS DOS CENTROS CULTURAIS DE BELÉM E OUTROS ELEFANTES BRANCOS. (AI A DIFERENÇA ENTRE OS ORÇAMENTOS E O CUSTO FINAL!) E LEMBRAM-SE DO MINISTRO QUE COMPROU UNS APARTAMENTOS NAS AMOREIRAS E UMA QUINTA EM SINTRA EM NOME DOS PRIMOS PARA FUGIR AO FISCO? E OS OUTROS MINISTROS (e não só) QUE USAVAM SERVIÇOS Á BORLA DOS MINISTÉRIOS QUE TUTELAVAM, EM PROVEITO PRÓPRIO. ERA TUDO "NOSSO". E OS BOYS LARANJA EM TACHOS BESTIAIS?
ALGUNS - ROLHAS - AINDA MANTÊM OS TACHOS À CUSTA DA SUA CONVERSÃO AOS ISMOS QUE SE SUCEDERAM.
E A MANEIRA COMO CAVACO E O SEU DELFIM DURÃO BARROSO (que mentiu ao povo e fugiu para Bruxelas deixando o governo entregue a um playboy) TRATARAM FERNANDO NOGUEIRA, JÁ ESTÁ NO ESQUECIMENTO?

O CAVACO É UMA FRAUDE

E PERDEU AS ELEIÇÕES AO FIM DE 10 ANOS ESBANJADOS DE MAIORIAS ABSOLUTAS DE FARTA-VILANAGEM E ARROGÂNCIA.

APESAR DA IDADE, LEMBRO-ME MUITO BEM DAS GREVES, DAS CARGAS POLICIAIS NA PORTAGEM DA PONTE SOBRE O TEJO (ERA MINISTRO da ADMINISTRAÇÃO INTERNA UM SENHOR QUE AGORA É MANDA CHUVA DE UM BANCO E TAMBÉM É MUITO RICO AGORA- O CAVAQUISMO SÓ FOI BOM PARA ALGUNS POUCOS AMIGALHAÇOS)

CAVACO FOI CORRIDO PELO POVO NAS URNAS.
CAVACO É UMA FRAUDE!
TENHAM VERGONHA!
HÁ PERIGO Á VISTA SIM SENHOR.



(BPC)
Anónimo disse…
O Cavaco é sem dúvida uma pessoa que eu detesto, mas será que só pode ser alguém neste país quem tiver sido preso ou exilado pela PIDE? Que acontecerá daqui a vinte anos quando essas pessoas já não estiverem na vida activa? Acaba Portugal? E eu que, com os meus 40 anos nunca fiu preso nem exilado pela PIDE (tinha 10 anos no 25/4/1974), poderei aspirar a algum cargo polítco?
M disse…
Não há mal nenhum para o país quer ganhe Cavaco, ou Soares ou Alegre.
Atribui-se demasiada importância às presidenciais e transformam-se em lutas partidárias quando não o deveriam ser.
Anónimo disse…
Ó BPC
V. é uma fraude!
(Parece-me até que deve estar próximo da área que garantia a pés juntos que o VB podia ganhar a Câmara de Coimbra).
Mas, esteja descansado, não vai custar nada.
É só esperar até Fevereiro, que o tal Povo que tão maltratado foi por Cavaco e que correu com Cavaco irá dar-lhe, a si BPC, a resposta devida.
Vai ver que não custa nada.
Anónimo disse…
Cavaco está de regresso, por nada ... Apenas quer a révanche, o regresso ás mordomias e aguentar com a inefável Maria Cavaca como primeira dama ! Espanta-me ver a direita, que tem a mania de que a esquerda são os pobrezinhos e o pessoal sardinha assada, apoiar o casal Mariani - a verdadeira pimbalhada embrulhada em finanças públicas. De facto o homem vai para lá mais para gozar o cargo do que para o exercer, mas pelo discurso penso que alguns Esperanças acabaram por votar nele. Eu acho que um verdadeiro representante da Nação era o advogado Martins ... o belo portuga ! Não vale a pena andarmos a enganar o mundo. Os nossos presidentes têm sido exemplares fora do baralho. Era altura de mostrarmos quem somos !
Mano 69 disse…
Anda muita gente a ressacar por aqui...
Anónimo disse…
Traduzi este texto com o goolge translator de PT para EN e de volta e reparem:

Um país que sobreviva os três anos de Durão Barroso e de galopes de Santana, que existe ainda como a democracia após o bilhete para o governo de portas de Pablo e de Cardona celestial, um país que acredite miracles e a abilidade de Bagão Félix, pode fàcilmente ter Cavaco dez anos de presidente da república. Não é desejável mas não seria um catastrophe. Não é justo atacar Mário Soares ou Manuel contente que sofreu o exile e a apreensão quando o rescuer atual da terra nativa feita para a vida without se dando o cliente do salazarismo nem do inapagável do nódoa do colonialismo. Quando se diz no "treason" soar o Zenha, o candidacy que eu subscrevi, eu recordo a crueldade com essa noz negociada Cavaco de Fernando, sua o colaborador mais dedicado e mais competente, e intencionalmente que nourishes para galopes de Santana que, sendo um erro de moldar para o primeiro-ministro, era o orator brilhando que fêz exame d à liderança do PSD/PPD no Figueira do estuary. Quando os cavaquistas do feito sob encomenda dizem no guarda do tranquilo e de noite do homem mim recorde essa fatia do endureç-rei que excedeu a capacidade da boca e se recusasse ser deglutida. Cavaco é um sério, democratized o homem e com qualidades para a posição essa que concurs. Ponto de extremidade. Os fictions deixam esse jogo com a memória curta do português. Não importa como muito ele custa a velho e apenas-convertido os cavaquistas uns, o mais melhor governo do último os trinta anos coincidiu com o primeiro mandato de Guterres. Não é uma pergunta da fé, é o frieza dos números e da existência dos múltiplos indicando internacionais que a provam. Emends - os soundings do diário da observação, de hoje, são arrasadoras para a esquerda. Deixe-nos esperar a campanha.
Geosapiens disse…
...claro que Cavaco é um democrata...todos os de direita são democratas porque vivem numa democracia...e eram fascistas porque naquele tempo existia uma ditadura...foi assim Cavaco...um "menino bem" que ficou colocado nos serviços administrativos do exercito em Moçambique...enquanto outros iam combater por ideias que não acreditavam...
...agora que o aguentaremos mais dez anos!!!
...eu passo...digamos que farei quando esteve lá o Santana Lopes...faço um boicote á Comunicação Social...talvez caia de podre...como os outros...
Anónimo disse…
Cuidadinho com as "bocas". Não se esqueçam que ainda estou no activo. Será que tenho de tomar uma posição?
Mano 69 disse…
Pode ser com duas pedras de gelo e água lisa?
Anónimo disse…
Adalberto Teixeira:

Não me pronunciei sobra as relações de Soares/Alegre.

Não me viu atacar manuel Alegre nem nunca o farei.

Perceberá porquê.
Mano 69 disse…
Eu percebo é que não convém dividir para poder reinar como presidente…
Anónimo disse…
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides