Os lapsos do Professor Cavaco:

No primeiro dia após o anúncio da candidatura, que acalentou dez anos, já cometeu dois lapsos que deve ter deixado arrepiados os apoiantes democratas:

1 – Falou como Presidente para, a seguir, corrigir para candidato;

2 – Referiu-se à Assembleia da República com o nome de Assembleia Nacional, uma triste nomenclatura da câmara de ressonância do Governo fascista onde os ventríloquos da ditadura representavam do partido único.

É um mau começo para quem, sendo democrata, tem atrás dele muitos que não são.

Comentários

Mano 69 disse…
Bolas “muitos atrás” dele?
Como dizia o Groucho Marx “atrás de um grande homem existe uma mulher e atrás desta a mulher do primeiro”!
Anónimo disse…
Mano 69:

É por causa do Marx (o Groucho) que eu não sou do PS: «Recuso um clube que me aceite como sócio».

Boa noite.
Anónimo disse…
Cavaco Silva democrata ? Eu acho que tanto lhe faz ...
Anónimo disse…
muito bem apanhado sim senhor. bom blog. posso linká-lo?
Anónimo disse…
Lapsos quem os não tem?...
Soares, nisso, é fixe! Os lapsos dele (desde os tempos em que era amigo de Carlluci) davam para escrever um livro.
Já não se lembra, Esperança?
Anónimo disse…
Encontrei um comentário, anónimo, no "Mau Tempo No Canil".
Atrevo-me a reproduzi-lo.
A radiografia do embuste chamado Cavaco Silva

Quando Maria de Lurdes Pintasilgo foi primeira ministra de um governo da iniciativa de Ramalho Eanes, antes de sair do seu posto resolveu aumentar as pensões sociais de certas camadas de pensionistas. Foi um aumento considerável.

Sá Carneiro, na altura a preparar a AD, criticou fortemente esse aumento. A AD ganhou a seguir as eleições e foi para o governo, com Cavaco Silva em ministro das Finanças. Não tardou muito e fez novo aumento dessas pensões, o que fez com que num só ano essas pensões tivessem aumentado cerca de 45%. Começou aqui o descalabro despesista do Estado.

Mas, como o preço do petróleo entretanto tinha subido muito, de 12$/barril, para perto de 40$/barril, e como Sá Carneiro faleceu no acidente de Camarate, e era depois Pinto Balsemão o primeiro ministro, Cavaco Silva, prevendo mau tempo no canal para a economia mundial e portuguesa abandonou o barco da AD e recusou ser ministro do governo de Balsemão. Este ficou amuado e com o tempo se veria que nunca lhe perdoou este abandono do barco em pleno naufrágio.

A AD, esfrangalhada por lutas intestinas e pela crise económica que levou o país à beira da bancarrota, acaba por perder as eleições em 1983 e dá lugar a um governo de salvação nacional presidido por Mário Soares, com Mota Pinto em vice-primeio ministro. Foi o governo do bloco central.

Mário Soares teve de recorrer ao FMI para resolver a situação, com a ajuda do seu ministro das Finanças, Hernani Lopes. Em 1985 as contas públicas estavam recuperadas e o caso deu brado nos meios financeiros internacionais. Portugal passou a ser um exemplo de bom aluno do FMI.

Mas esta recuperação das finanças públicas custou popularidade a Mário Soares e ao PS, que na altura fez outra grande reforma, a do arrendamento, matéria tabú para os governos anteriores. E o PSD, com Cavaco Silva, sobe ao poder.

Iniciava-se na altura a recuperação da economia mundial depois do choque do petróleo de 1980/81, com a descida forte do preço do petróleo. Cavaco Silva, bem infomado sobre os ciclos económicos, viu que teria um período de vacas gordas para fazer figuraço, até porque Portugal se preparava para entrar na CEE e iria receber chorudos fundos comunitários.

Cavaco Silva passou então a governar com três Orçamentos, o geral do Estado, o dos fundos comunitários e o das privatizações da banca, seguros, etc.

Foi um fartar vilanagem, dinheiro a rodos para distribuir pela clientela, incluindo centenas de milhares de funcionários públicos. O despesismo estatal no seu melhor! Fez obras, sim senhor, incluindo o CCB, que era para custar 6 milhões de contos e custou 40 milhões, segundo se disse na época. O rigor cavaquista no seu melhor!

Anos depois vem a guerra do Golfo, com implicações económicas fortes a nível internacional, e Cavaco Silva, prevendo período de vacas magras e já com ele em andamento, resolveu abandonar o barco e parar de governar e entregou o testemunho ao seu ex-ministro Nogueira. Este perdeu as eleições para Guterres e em 1996 iniciava-se a recuperação da economia mundial. Foi um bom período para Guterres, que continuou o despesismo de Cavaco Silva, já que este último tinha deixado o campo minado por sistemas automáticos de aumento da despesa pública, o MONSTRO cavaquista de que viria a falar Miguel Cadilhe, além de milhares de contratados a recibos verdes no aparelho do Estado, que Guterres teve de integrar nos quadros do Estado para não ter de mandar para a rua gente que há anos não fazia outra coisa senão trabalhar para e dentro do aparelho de Estado.


Foi este o percurso do despesista Cavaco Silva, o que como ministro das finanças da AD aumentou num ano, pela segunda vez, milhares de pensionistas, e o que, como primeiro ministro, aumentou a despesa pública de tal ordem que os défices públicos da sua governação, se limpos das receitas extraordinárias, subiram tanto (chegou a 9% do PIB) que o actual défice das contas públicas é apenas mais um no oceano despesista inventado por Cavaco Silva nos longínquos tempos da AD e continuado nos tempos em que foi primeiro ministro, depois da recuperação heroica dos tempos de Mário Soares e Hernani Lopes, nos anos 1983-85.

É neste despesista disfarçado de rigor que devemos votar para PR? Desculpem, se quiserem propor Hernani Lopes para PR, podem contar com o meu voto. Mas como ele não aparece a candidatar-se a PR, vou votar em quem o ajudou a salvar Portugal da bancarrota provocada pela AD de Cavaco Silva. E esse alguém é Mário Soares.

Estes os factos. E eu voto em factos, não em mitos e miragens. Mário Soares tem um brilhante CV em controlo da despesa pública (governos de 1977/78 e 1983-85). Cavaco Silva tem um brilhante CV no descalabro das contas públicas.

Qualquer economista, se intelectualmente honesto e conhecer um pouco da nossa História recente, rejeita liminarmente este embuste chamado Cavaco Silva. Se ele for presidente da República, como pode ele pregar moralidade económico-financeira quando ele foi e é ainda o pai do MONSTRO? Monstro que agora Sócrates se esforça por abater com as reformas profundas que está a fazer.

Para os mais novos aqui fica a radiografia do embuste chamado Cavaco Silva.


Comentário de Odete Pinto:
Obrigada pela sua eloquente radiografia. Do meu lado ainda recordo pesarosamente a malfadada PGA, não só pelo que gastei com um dos meus filhos, aluno brilhante, a quem foi negado o acesso ao ensino superior público, por meia décima. Isto porque a prova geral de acesso que lhe coube foi - escrever sobre futebol, de que quase nada sabia nem gostava. Mas foi sobretudo pela sementeira que a PGA fez de universidades privadas com colheitas pouco abonatórias para a qualidade do ensino - deu jeito aos turbo-professores.
Anónimo disse…
Esperança, Esperança!
Ó rapaz, preocupa-te mais com o dr. Soares e deixa em paz o Prof. Cavaco.
Tens é de fazer campanha pelo teu candidato.
Qualquer dia acontece-te o mesmo que te aconteceu nas autárquicas: preocupaste-te tanto com o Encarnação que o Baptista levou uma "banhada".
Anónimo disse…
Não se preocupe com os lapsos do Prof. Cavaco. Só comete erros quem fala e não tem medo. Por outro lado, ainda não o ouvi falar das violações à lei eleitoral que esse "pai da democracia", Dr. Mário Soares cometeu. Fica aqui o desafio.
Anónimo disse…
é verdade que M. Soares estabilizou duas vezes as finanças públicas, mas de ambas as vezes com a intervenção do FMI:

Janeiro de 1978: «Agreement reached with IMF on a long-delayed standby credit, thus unblocking other foreign loans»

Junho de 84: «IMF grants Portugal US$55.7 million loan...».

O CV de M.S. é devido à situação desesperada em q Portugal se encontrava das duas vezes em que foi PM.
Por outro lado enquanto PR nunca o ouvi intervir chamando a atencao para o deficit ou derrapagens da despesa publica. (embora o ouvisse preocupado com o facto de o estado estar a ser laranja e nao rosa)Logo, ...

... finalmente, para PR queremos alguém que dê estabilidade à democracia portuguesa e já agora pq não alguém que promova a cultura portuguesa... ...que tal um poeta.
Anónimo disse…
"É um mau começo para quem, sendo democrata, tem atrás dele muitos que não são."

Dr Esperança, duas questões:

1)Um mau começo ou o regresso de um demónio já exorcisado pelo povo?

2)Desde quando é que o Cavaco é democrata?

AC
Anónimo disse…
E quantos não democratas estão com Soares?
Há lá gente do Outro Regime, há lá gente de Macau e tantos outros sítios.
O Rui Mateus não está lá, parece-me.
Anónimo disse…
e o soares a fugir de mansinho de um café de Viseu.... a velhice tolheu-Lhe a coragem?
Anónimo disse…
o parvo do Nascimento e o parvalhao do Feijão aparecem hoje no Expresso em casa do Mendes, pagina 20 da Unica.

Será que eram os motoristas?
Anónimo disse…
CARO ESPERANÇA:
REGISTO O INTERESSE QUE VOSSA SENHORIA TEM MANTIDO EM DISCUTIR PARCIALMENTE AS COISAS QUE LHE INTERESSAM DANDO A SUA VISÃO MUITO PRÓPRIA, PARA NÃO DIZER TACANHA DAS COISAS.
SOU DE ESQUERDA E JÁVOTEI ALGUMAS VEZES PS.
MASMEU CARO, DESTA VEZ VOTAREI CAVACO SILVA, APESAR DE O TER CONTESTADO MUITO ENQUANTO PRIMEIRO-MINISTRO.
NÃO PERDEREI TEMPO A EXPLICAR AOMEU CARO AS MINHAS RAZÕES POIS O SENHOR, SEM SER MILITANTE DO PS, ESTÁ PIOR QUE AQUELES QUE SÃO OSGRANDESOBREIROS DA DESGRAÇA SOCIALISTA EM COIMBRA NÃO DISCUTEM AS COISAS E NEM AS ASSUMEM COM MEDO DE PERDER O "TACHITO" QUE AGORA PARA ELES ATÉ É PEQUENINO...ENFIM!
APENAS LHE QUERO DIZER QUE LAMENTO DEPOIS DO MEU CARO AMIGO TER DADO O PESCOÇO POR UMA SONDAGEM FRAUDULENTA, POIS SÓ UMA SONDAGEM QUE DÁ SISTEMATICAMENTE UM EMPATE TÉCNICO A VICTOR BAPTISTA E DEPOIS A REALIDADE QUE O SEPARA DE ENCARNAÇÃO É UMA ETERNIDADE SÓ PODE TER ESSE NOME, E DEPOIS TER-SE REMETIDO AO TOTALSILÊNCIO.
O SENHOR PERDEU NESSE DIA TODA A CREDIBILIDADE QUE PENSAVA TER.
DISSE.
Anónimo disse…
O Cavaco é um bronco, um boçal que para se safar não pode falar muito. Por acaso foi para economista, se não era igual ao Veiga do Benfica !!! Quero com isto dizer que, obviamente, vai ser eleito. O bom povo português está cada vêz mais inculto e o que quer é "cumejaina", copos e arrotos. Temos a sina de ter estes "senhores professores", volta não volta a puxarmo-nos p´rás "raízjes". É evidente que Sócrates quer o Cavaco em Belém. É por isso que ele próprio e o "aparelhista" Coelho já começaram a fazer campanha contra ... desculpem ... a favor de Soares !
Anónimo disse…
Ó (último) anónimo, tás muito confuso, pá!
O homem nasceu em família pobre, foi à tropa, esteve mesmo na guerra em Moçambique e ainda conseguiu fazer um doutoramento!
Que bom seria se todos os portugueses - a começar pelo Marocas... - conseguissem fazer o que ele fez!
Anónimo disse…
Cavaco é muito menos mau do que os seus apoiantes gostariam.

Há trogloditas a pensar num golpe de Estado constitucional.

Um destes dias escreverei sobre o que penso sobre os poderes presidenciais. Mas é interessante como a direita, que retirou poderes ao gen. Eanes, acomoanhada do PS, pretende agora aumentá-los.

É por isso que a Constituição tem regras de revisão.
Anónimo disse…
descomprometido espectador said...
muito bem apanhado sim senhor. bom blog. posso linká-lo?

11:15 AM

RE: Claro que sim. Obrigado.
Anónimo disse…
Linkem-se uns aos outros.
E não se esqueçam de juntar o Super Mário, qu mostra bem o nível da campanha socialista!
Anónimo disse…
e o dinossauro que só diz bacoradas....
Geosapiens disse…
...é mesmo...se reparares no meu post sobre as presidênciais de 2006...verás que antecipo...que este é melhor mesmo é não fazer muita campanha...mas enfim e felizmente o staff dele não concorda comigo...um abraço...
Anónimo disse…
Ninguém escreve sobre o modo como Mário Soares tratou ontem os jornalistas?
A TSF, a certa altura, fez regressar a emissão aos estúdios, com este comentário: "Já chega. Se Mário Soares não quer responder às perguntas, terminamos por aqui".
E terminou
Anónimo disse…
se a parelha socrates / cavaco toma conta disto, estamos feitos: vai tudo perder uns bons dez kilos, pelo menos.
Anónimo disse…
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it sports nip slip Kagome inuyasha hentai http://www.projectors-1.info

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides