HOMENAGEM CÍVICA AO MOVIMENTO SINDICAL E OPERÁRIO
39º Aniversário da CGTP-IN – 1970 / 2009
01 de Outubro – Quinta - feira – 18H45 – Monumento ao 25 de Abril - Coimbra
Cidadãs / Cidadãos
No dia 1 de Outubro de 1970, os sindicatos dos Caixeiros, dos Lanifícios, dos Metalúrgicos e dos Bancários de Lisboa, em que os trabalhadores elegeram direcções de sua confiança, convidaram um grupo de outras direcções, também da confiança dos trabalhadores, para uma “sessão de trabalho e estudo de alguns aspectos da vida sindical cuja discussão lhes parece da maior oportunidade”.
Esta data marca o nascimento da CGTP-IN e no dia 11 de Outubro seguinte, 13 direcções sindicais, reuniram na sede dos Bancários para debater matérias que ainda hoje são objecto de discussão em qualquer reunião sindical: contratação colectiva, horário de trabalho, censura, liberdade de reunião.
A CGTP-IN foi muito importante na luta contra a ditadura e pela democracia, tornando-se a maior e mais prestigiada organização sindical nacional.
Em 27 e 28 de Outubro de 1978, em Lisboa, 47 sindicatos aprovaram a Declaração de Princípios e os estatutos da União Geral de Trabalhadores, UGT.
Alguns, poucos, sindicatos não são filiados nas duas Centrais Sindicais, declarando-se independentes.
Em muitos locais de trabalho, foram-se organizando Comissões Sindicais e de Trabalhadores, protegidas pelos artigos 53 a 57 da Constituição da República.
O Movimento Sindical e Operário é hoje uma forte realidade com que os Portugueses podem contar, integrando a Economia Social / o Terceiro Sector, prestando uma multiplicidade de serviços à comunidade, muito superior à simples defesa dos interesses de classe, empregando igualmente muitos trabalhadores.
São milhares os portugueses que, no todo nacional, beneficiam da protecção sindical e que estão envolvidos na sua acção quotidiana, fazendo disso o seu eixo prioritário de acção cívica.
Convido-a (o) para, junto ao Monumento ao 25 de Abril, em Coimbra, na próxima quinta-feira, dia 1 de Outubro, pelas 18h45, prestarmos Breve Homenagem a todos os que contribuíram e contribuem para a força cívica que é o Movimento Sindical e Operário, agradecendo a sua presença e divulgação da iniciativa.
Saudações Republicanas
Coimbra, 24 de Setembro de 2009
Cidadão José Dias
Associado do Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca, filiado na CGTP-IN
Comentários
Não sabia que "Cidadão" podia ser nome próprio...